O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Se você é dos que ficam felizes em ver os preços caindo, saiba que tem o que é necessário para se tornar um grande investidor em ações
Quer saber se você possui o que é necessário para se tornar um super investidor?
Então me responda a seguinte pergunta: quando você vai ao supermercado e percebe que o preço do pão caiu 50%, qual é a sua reação?
Você fica triste por que os preços ficaram mais baixos e volta para a sua casa de mãos vazias, ou fica feliz e se sente tentado a comprar até um pãozinho a mais do que estava acostumado para aproveitar a oportunidade?
Se você é dos que ficam felizes em ver os preços caindo, saiba que tem o que é necessário para se tornar um grande investidor em ações.
O exemplo pode parecer simplista, mas na carta para os investidores da Berkshire de 1990, Warren Buffett usou a analogia com os preços de comida para mostrar como os investidores, de maneira geral, possuem uma interpretação completamente irracional sobre o funcionamento dos mercados.
Normalmente, ficamos felizes e aproveitamos ao máximo quando o preço da comida cai. No entanto, ficamos extremamente desanimados quando vemos as ações perdendo valor.
Leia Também
Da mesma forma, ficamos bravos quando o preço da comida sobe, mas eufóricos e querendo comprar ainda mais quando vemos o preço das ações disparando?
Para o investidor que pensa em ações como parte de empresas – que é o que sempre deveria acontecer – esse raciocínio faz tanto sentido quanto comemorar que o leite dobrou de valor na última semana.
Eu sei, seu sei…
É sempre (muito) mais fácil falar do que fazer.
A verdade é que quando vemos o nosso dinheiro investido se desvalorizando, a tendência é bater aquele frio na barriga e o medo de perder ainda mais.
Mas aí entra uma outra lição do maior investidor de todos os tempos.
Por que ficamos felizes ao ver as nossas ações subindo? Você já parou para pensar sobre isso?
Isso acontece porque entramos no mercado com a mentalidade de vendedores de ações.
A maior parte dos investidores compra ações pensando apenas em vendê-las mais caro no futuro, quando na verdade eles deveriam investir com a mentalidade de quem está comprando empresas que gerarão dividendos por um longo período de tempo à medida que o negócio evolui.
Na conferência anual da Berkshire em 1998, quando questionado sobre quais seriam os critérios utilizados para saber se é a hora de vender uma ação, Buffett respondeu:
“A melhor coisa a se fazer é comprar uma ação que você nunca vai querer vender. E é isso que nós tentamos fazer na Berkshire.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADECONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É com essa mentalidade que Buffett – e outros mega investidores – conseguiram construir bilhões de patrimônio ao longo dos anos.
É claro que saber escolher as empresas nas quais investir é parte importante do processo de construção de patrimônio. Mas enquanto a mentalidade de vendedor persistir, você pode até acertar os nomes, mas vai continuar comprando e vendendo nos momentos errados.
Isso não quer dizer que você terá de ficar com uma determinada empresa para sempre no portfólio. Existem momentos em que a venda (ou troca) se torna necessária.
Por exemplo, quando o negócio muda e perde atratividade é melhor encerrar a parceria. É o que aconteceu com a Cielo, que passou de um excelente negócio para uma empresa cheia de problemas em poucos anos, depois da abertura do setor de adquirência e do surgimento de várias concorrentes, como Stone, PagSeguro, Mercado Pago e por aí vai.
Outras vezes, mesmo com o negócio intacto, a venda se torna necessária para abrir espaço no portfólio para outras oportunidades ainda mais atrativas. Infelizmente, o capital é finito e não podemos investir em tudo o que gostaríamos. Paciência…
Eu sei que parece estranho, mas a verdade é que os grandes investidores têm em comum o fato de que não se importam em ver seus ativos desvalorizando. Aliás, dependendo da situação eles até gostam quando isso acontece.
Por diversas vezes, Buffett escreveu que adora ver ações do seu portfólio caindo ou de lado por longos períodos de tempo, pois isso dá a ele tempo extra para investir mais a preços bastante camaradas.
Qualquer semelhança com o que estamos vendo nos últimos dias não é coincidência. O mercado está desabando (mais uma vez) por novos receios com relação ao aumento de casos de Covid-19, principalmente na Europa.
Enquanto milhões de "investidores" ao redor do mundo estão desesperados ao observar o preço de suas ações caindo por causa de sua mentalidade de vendedores, os bilionários, com a ótica de compradores de bons negócios, já entenderam que esta pode se tornar em breve mais uma excelente oportunidade de se tornarem sócios longevos de ótimas companhias por preços interessantes.
Eu nem preciso dizer de que lado do mercado você deveria se posicionar, não é mesmo?
Essa é a pior hora para vender as suas ações. É melhor deixar um caixa guardado, esperando a hora certa de usá-lo para aumentar a sua exposição em ações de companhias com grande potencial de valorização no longo prazo, com ótima gestão e resultados crescentes. O Max Bohm acredita que haverá um rali de fim de ano nas bolsas em 2020 e aponta três gatilhos que estão prestes a impactar os preços de algumas ações brasileiras.
Um grande abraço e até a próxima!
Confira as principais movimentações do mercado de fundos imobiliários, que voltou do Carnaval “animado”
Mais flexíveis, os fundos imobiliários desse segmento combinam proteção com potencial de valorização; veja onde estão as principais oportunidades, segundo especialistas
O galpão logístico que é protagonista de uma batalha com os Correios terá novo inquilino e o contrato prevê a redução da vacância do FII para 3,3%
Movimento faz parte da reta final da recuperação judicial nos EUA e impacta investidores com forte diluição
As empresas substituíram os papéis da Cyrela (CYRE3) e Rede D’Or (RDOR3)
A companhia promoveu um grupamento na proporção 2 por 1, sem alteração do capital social, mas outra aprovação também chamou atenção do mercado
Após a compra, o fundo passará a ter 114 imóveis em carteira, com presença em 17 estados e uma ABL de aproximadamente 1,2 milhão de metros quadrados
ADRs da Vale e Petrobras antecipam dia de volatilidade enquanto mercados voltam do feriado; aversão a risco e queda do minério de ferro explicam quedas
Com fluxo estrangeiro concentrado no Ibovespa, as small caps também sobem no ano, mas ainda não brilham. Werner Roger, CIO da Trígono Investimentos, conta o que falta para isso
Wall Street não parou nesta terça-feira (17), encerrando o pregão com alta modesta. Já na B3, o investidor troca a fantasia pelos gráficos e encara a ata do Fed em plena Quarta-feira de Cinzas.
Embora um entendimento geral tenha sido alcançado nesta terça-feira (17), o Oriente Médio segue em alerta com trocas ameaças de ataque de Trump e o fechamento do Estreito de Ormuz
Mudança na margem para ouro, prata e platina aceleraram a queda de preços dos metais; entenda o que mudou e como isso mexeu com as cotações
Com baixa vacância, contratos longos e espaço para reciclagem de ativos, Patria Renda Urbana segue entre os preferidos da corretora
Um único relatório impulsionou o valor da empresa na bolsa em 30%, mas teve um efeito muito maior para outras companhias de logística
Ainda que 850 mil investidores seja um marco para a indústria de ETFs, ainda é um número pequeno na comparação com o número de 100 milhões de investidores na renda fixa e de 5,4 milhões na renda variável
Pregão ficará fechado por alguns dias e voltará em horário reduzido; Tesouro Direto também sofre alterações
Há um leque de oportunidades no mundo dos ETFs, para diferentes tipos de investidores, do mais conservador ao mais agressivo
Levantamento da Quantum Finance mostra que fundos de papel lideraram as altas de janeiro, com retornos que chegaram a ser seis vezes maiores que o do IFIX
Ainda dá tempo de embolsar os ganhos. Veja até quando investir na ação para ter direito ao pagamento de juros sobre o capital próprio
Além da perspectiva positiva para o primeiro trimestre de 2026, a siderúrgica está sendo beneficiada por uma medida que pega a China em cheio; entenda os detalhes