Não sei quais são os seus planos para o fim de semana, mas se deseja aprender um pouco mais sobre investimentos eu recomendo um passeio no shopping center.
Primeiro, repare nas lojas. Várias delas como Marisa, Renner e Riachuelo têm algo em comum: todas têm ações listadas na bolsa.
Até mesmo o shopping que você frequenta pode ser de uma rede com capital aberto na B3.
Isso significa que você pode também pode ser “dono” dessas empresas e ganhar dinheiro se elas apresentarem bons resultados – ou perder se o contrário acontecer.
Mas como saber se vale a pena ou não ser acionista de uma dessas redes de lojas?
Os especialistas em finanças adoram complicar as coisas, mas o potencial de uma empresa muitas vezes não se traduz apenas em planilhas ou balanços.
Como já cantava o saudoso Dinho, dos Mamonas Assassinas, “esse tal chopis centis é muito legalzinho, pra levar a namorada e dar uns rolezinho”.
O nosso colunista Ruy Hungria se valeu da mesma “metodologia” para avaliar as ações de uma grande rede de lojas que lançou suas ações recentemente na bolsa brasileira. Confira o que ele descobriu no texto de estreia dele para o Seu Dinheiro.
O mais certo nas horas incertas
Incerteza é uma palavra que não combina com o mercado de ações. E não foi por acaso que o Ibovespa fechou o primeiro mês do ano em queda de 1,63%. A falta de visibilidade sobre a extensão do coronavírus e os impactos na economia global derrubaram o principal índice da bolsa. Nessas horas incertas, os investidores se refugiam no dólar, que bateu a máxima histórica contra o real nesta sexta-feira, como mostra o Victor Aguiar.
Boa e cara
Ao divulgar as primeiras prévias após a badalada oferta de ações na Nasdaq, a XP Investimentos confirmou aquilo que já se esperava: mostrou forte crescimento no volume de recursos sob custódia e aumento na base de clientes. Saiba por que os analistas elogiaram o resultado, mas avaliam que não é hora de comprar as ações.
Alguém teve que ceder
A empresa de tecnologia Positivo se viu obrigada a ceder diante da demanda aparentemente baixa dos investidores em sua oferta de ações. A companhia acabou aceitando um desconto de quase 30% no preço em relação ao fechamento de ontem, o que levou à forte queda dos papéis hoje no pregão. Confira os detalhes da operação com a Bruna Furlani.
Melhorou, mas ainda está ruim
A retomada gradual da economia e do emprego fizeram com que a taxa de desocupação no Brasil fechasse o trimestre passado em 11%, segundo dados apresentados na Pnad Contínua. O percentual representa uma queda em relação aos trimestres anteriores. Mesmo com o recuo, o número de desempregados no País permanece alto. Confira todos os dados do levantamento.
Tchau, janeiro
Em um mês marcado por ameaça de guerra e de pandemia, não faltou tensão no mundo dos investimentos. No podcast Touros e Ursos desta semana, a Julia Wiltgen e o Victor Aguiar contam quais aplicações se destacaram em meio à turbulência e o que esperar para a Selic na semana que vem. Quer participar da nossa conversa? Então mande sua dúvida ou sugestão para o email podcast@seudinheiro.com. Agora, prepare o fone e aperte o play!
Um ótimo fim de semana para você!