🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Bitcoin: A sua próxima narrativa

Pode não parecer claro, mas as narrativas dominam sua vida e quase tudo aquilo em que você acredita não passa de uma realidade intersubjetiva compartilhada por seus iguais.

4 de novembro de 2020
18:01 - atualizado às 18:04
Criptomoedas bitcoin
Foto: Shutterstock - Imagem: Shutterstock

Há 30 mil anos os seres mais primitivos da nossa espécie passaram pela Revolução Cognitiva, que causou uma clara diferenciação entre eles e os demais animais.

Leia também:

Foi a capacidade de comunicação, ainda que rudimentar, que permitiu que os nossos ancestrais se entendessem e se organizassem em grupos maiores.

Segundo Yuval Harari, autor de “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, a Revolução Cognitiva foi o ponto em que a história declarou independência da biologia.

A partir daquele momento as narrativas históricas substituem as narrativas biológicas como principal explicação para a evolução e o desenvolvimento da nossa espécie.

As organizações dos Homo sapiens passaram a ser mais importantes para entender o progresso de determinadas nações do que a agilidade com as pernas, a força física ou o tamanho das mãos.

Consequentemente, explicar conflitos como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial passa muito mais pelas instituições do que pelo porte físico ou o tamanho do crânio dos envolvidos.

Pode não parecer claro, mas as narrativas dominam sua vida e quase tudo aquilo em que você acredita não passa de uma realidade intersubjetiva compartilhada por seus iguais.

Acredita em Deus e segue uma religião? Acredita no empreendedorismo como forma de ascensão social? Acredita em meritocracia?

Tudo não passa de uma realidade inventada por alguém e compartilhada por outros milhares.

Mas não se desespere, porque foram essas crenças que nos fizeram uma sociedade organizada e em diversos momentos foram cruciais para a nossa evolução na história.

Atualmente, a narrativa a que mais tenho me apegado é a do bitcoin (BTC) como um ativo que protege contra a inflação, em face da impressão de dinheiro sem precedentes pelos bancos centrais.

A capacidade técnica que Satoshi Nakamoto teve de criar um ativo digital que não pode ser replicado e tem emissão finita e conhecida é um fato.

Por outro lado, a narrativa que acompanha o fato é a de que o BTC seria uma forma de dinheiro digital.

Mas a história evoluiu e atualmente a percepção dos usuários é de que o bitcoin é mais do que isso: ele tem muito mais poder como um ativo escasso que pode ser comparado ao ouro.

Aos poucos essa realidade intersubjetiva vai ganhando novos adeptos ilustres, como Paul Tudor Jones, gestor bilionário americano, e Michael Saylor, CEO da MicroStrategy, empresa listada na Nasdaq.

Consequentemente, ela vai atingindo mais pessoas e ganhando tração como nova realidade compartilhada.

E nesse caminho, aqueles que começaram mais cedo serão os mais beneficiados. Você está preparado para a mudança que te aguarda? Melhor, você está posicionado para essa mudança de realidade, ainda que intersubjetiva?

Compartilhe

CRYPTO NEWS

Bitcoin é legal. Qual a sua opinião?

23 de fevereiro de 2022 - 18:20

Sim, eu acho o bitcoin super legal, mas, no título, me referia à legalidade da moeda

CRYPTO NEWS

Por que o sorteio de US$ 3 milhões em bitcoin da Coinbase foi a melhor campanha de marketing do ano

16 de fevereiro de 2022 - 18:52

O anúncio da Coinbase deu tão certo que gerou 20 milhões de acessos em um único minuto

CRYPTO NEWS

O que o sumiço de US$ 3,5 bilhões em bitcoin (BTC) pode te ensinar sobre criptomoedas?

9 de fevereiro de 2022 - 17:57

Bitcoin não é privado. Sem o uso de artifícios que tentam esconder movimentações, é relativamente fácil ligar a posse dos ativos à identidade

CRYPTO NEWS

De desacreditado a queridinho: ativo escolhido por Neymar pode repetir história do Bitcoin

2 de fevereiro de 2022 - 19:46

NFTs são a nova forma de propriedade digital. Podem ser as obras de arte que teremos em nossas paredes virtuais, por exemplo

CRYPTO NEWS

O bitcoin está em um bear market? Fique por dentro do que vem por aí no mercado de criptomoedas

26 de janeiro de 2022 - 17:59

O mercado de cripto se mexe rápido. Às vezes até demais. Pensei no título desta edição da coluna ontem, enquanto pendurava as roupas no varal (um dos melhores momentos para insights) e hoje parece estranho escrever isso enquanto vários ativos estão subindo 10% ou mais. Pode ficar ainda mais estranho se, quando esta coluna chegar […]

CRYPTO NEWS

Cada vez mais países devem formar reservas de bitcoin ao longo de 2022; entenda como você pode aproveitar

19 de janeiro de 2022 - 19:06

Você provavelmente já viu uma imagem similar a esta abaixo. Ela mostra o conceito da curva de adoção, em S, de uma nova tecnologia ou produto. A curva em formato de sino é um reflexo da curva em S, mostrando o tamanho, ao longo do tempo, dos públicos que aderem a tal inovação. Malcolm Gladwell […]

CRYPTO NEWS

Por que o bitcoin (BTC) e outras criptomoedas são a chave para você lucrar com a web 3.0

5 de janeiro de 2022 - 19:31

Para lucrar com a evolução da internet, é necessário comprar e acumular criptos que representam o valor de um sistema com desenvolvimento sustentável

CRYPTO NEWS

O bitcoin deveria proteger seu patrimônio da inflação, mas a alta dos preços também afeta as criptomoedas; entenda

15 de dezembro de 2021 - 18:28

A principal moeda digital do mercado e outros membros do criptouniverso
sofrem com a realidade de curto prazo nos Estados Unidos

CRYPTO NEWS

Guia prático para ter sucesso investindo em bitcoin e outras criptomoedas

8 de dezembro de 2021 - 18:34

Veja dicas das quais sempre me lembro durante os momentos mais complexos. Sugestão: anote-os em um caderno e os releia antes de abrir o site da corretora e decidir fazer uma operação

CRYPTO NEWS

Aprenda com o bitcoin: não perca o timing com a próxima promessa cripto

1 de dezembro de 2021 - 18:47

O mercado de criptomoedas tem colocado alguns sorrisos nos rostos de quem vem investindo nessa classe de ativos

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar