🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

O bitcoin deveria proteger seu patrimônio da inflação, mas a alta dos preços também afeta as criptomoedas; entenda

A principal moeda digital do mercado e outros membros do criptouniverso
sofrem com a realidade de curto prazo nos Estados Unidos

15 de dezembro de 2021
18:28 - atualizado às 18:32
Bitcoin game over
Depois de humilhar o retorno anual do Bitcoin em apenas 24 horas, criptomoeda recém criada está pronta para dar um novo salto - Imagem: Andrei Morais

Pergunte a qualquer pessoa próxima a você se ela conhece os efeitos da inflação e você ouvirá as histórias mais diversas.

Os com mais experiência se recordarão dos tempos de hiperinflação no Brasil. A turma millennial talvez repare mais no aumento dos gastos com as saídas de fim de semana.

Seja como for, o efeito da inflação, infelizmente, sempre foi algo presente na realidade do brasileiro. Em alguns períodos, de forma mais firme. Em outros, mais brandamente.

Fato é que parecemos tomar a inflação como um elemento subjacente à nossa existência. Viver no Brasil é sinônimo de viver uma constante alta nos preços.

Agora, converse com um cidadão americano sobre o mesmo tema e arrisco dizer que a percepção será outra. Inflação constante e, por vezes, de dois dígitos, não é algo tão comum assim nos EUA.

Justamente por isso a inflação que vem batendo à porta dos americanos, refletida pelo Consumer Price Index (CPI), tem assustado tanto.

Dados recentes mostraram uma alta na inflação em solo americano não vista há décadas, chegando à marca de 6,8% no ano.

Tal movimento não acontece à toa e, na verdade, não deveria ser uma surpresa. A impressão de dinheiro nos EUA para conter os efeitos arrebatadores da pandemia de Covid-19 aumentou em 47% desde 2019.

Jerome Powell segurou a barra pelo tempo que foi possível, mas, conforme o tempo passa, vai ficando mais difícil negar a realidade.

Restam duas alternativas: passar a aumentar a taxa de juros, em um movimento similar ao que o Copom tem feito no Brasil com a Selic, ainda que o ritmo americano de fazê-lo seja beeem diferente do brasileiro; ou "deixar rolar" e ver quais serão os efeitos da inflação mais alta.

A primeira opção é diretamente ruim para ativos de risco, em especial para ações de empresas que têm seus valuations dependentes de fluxos de caixa bem no futuro, como é o caso de techs emergentes. A segunda, por sua vez, tem impactos socioeconômicos relevantes.

O mercado, hoje, espera que o primeiro caminho seja seguido, o que pode trazer uma postura mais conservadora e de aversão a risco para o jogo.

De fato, é o que já vem acontecendo nas últimas semanas, com reflexos claros sobre o mercado de cripto.

Mas, espera. Não era o bitcoin a grande proteção contra inflação?

Sim, essa tese continua válida. Entretanto, trata-se de algo que só pode se materializar no longo prazo, especialmente com um mercado de cripto maior e mais estável. Hoje, ainda é uma narrativa interessante, mas que sofre com a dureza da realidade no curto prazo.

Por ora, então, no mercado cripto, podemos esperar uma correlação maior com o mercado tradicional, com volatilidade e mais cautela dos investidores.

Isso não abala, porém, minha convicção de que o mercado tem muito espaço para crescer nos próximos anos, tanto com a maior entrada de fluxo de capital quanto com o crescimento e consolidação de segmentos como finanças descentralizadas (DeFi), jogos e NFTs, e infraestrutura para a Web 3.0.

Mais uma vez a história se repete, e mais uma vez precisamos de paciência e serenidade para atravessar momentos de correção e consolidação, mantendo o olhar fixo em nosso objetivo, que é a expansão de um mercado que, apesar de ter crescido bastante, ainda está apenas no início de sua
história.

E não se esqueça: o bitcoin também tem sua própria inflação - uma vez que as moedas são emitidas ao longo do tempo -, mas decrescente e com produção total limitada por algoritmo. Inclusive, acabamos de alcançar a marca de 90% de todos os bitcoins produzidos.

Faltam apenas 10% para serem produzidos, sendo 5% até 2025 e o restante, até 2140.

Quem sabe, em 2025 ou 2140, quantos dólares serão impressos?

Compartilhe

CRYPTO NEWS

Bitcoin é legal. Qual a sua opinião?

23 de fevereiro de 2022 - 18:20

Sim, eu acho o bitcoin super legal, mas, no título, me referia à legalidade da moeda

CRYPTO NEWS

Por que o sorteio de US$ 3 milhões em bitcoin da Coinbase foi a melhor campanha de marketing do ano

16 de fevereiro de 2022 - 18:52

O anúncio da Coinbase deu tão certo que gerou 20 milhões de acessos em um único minuto

CRYPTO NEWS

O que o sumiço de US$ 3,5 bilhões em bitcoin (BTC) pode te ensinar sobre criptomoedas?

9 de fevereiro de 2022 - 17:57

Bitcoin não é privado. Sem o uso de artifícios que tentam esconder movimentações, é relativamente fácil ligar a posse dos ativos à identidade

CRYPTO NEWS

De desacreditado a queridinho: ativo escolhido por Neymar pode repetir história do Bitcoin

2 de fevereiro de 2022 - 19:46

NFTs são a nova forma de propriedade digital. Podem ser as obras de arte que teremos em nossas paredes virtuais, por exemplo

CRYPTO NEWS

O bitcoin está em um bear market? Fique por dentro do que vem por aí no mercado de criptomoedas

26 de janeiro de 2022 - 17:59

O mercado de cripto se mexe rápido. Às vezes até demais. Pensei no título desta edição da coluna ontem, enquanto pendurava as roupas no varal (um dos melhores momentos para insights) e hoje parece estranho escrever isso enquanto vários ativos estão subindo 10% ou mais. Pode ficar ainda mais estranho se, quando esta coluna chegar […]

CRYPTO NEWS

Cada vez mais países devem formar reservas de bitcoin ao longo de 2022; entenda como você pode aproveitar

19 de janeiro de 2022 - 19:06

Você provavelmente já viu uma imagem similar a esta abaixo. Ela mostra o conceito da curva de adoção, em S, de uma nova tecnologia ou produto. A curva em formato de sino é um reflexo da curva em S, mostrando o tamanho, ao longo do tempo, dos públicos que aderem a tal inovação. Malcolm Gladwell […]

CRYPTO NEWS

Por que o bitcoin (BTC) e outras criptomoedas são a chave para você lucrar com a web 3.0

5 de janeiro de 2022 - 19:31

Para lucrar com a evolução da internet, é necessário comprar e acumular criptos que representam o valor de um sistema com desenvolvimento sustentável

CRYPTO NEWS

Guia prático para ter sucesso investindo em bitcoin e outras criptomoedas

8 de dezembro de 2021 - 18:34

Veja dicas das quais sempre me lembro durante os momentos mais complexos. Sugestão: anote-os em um caderno e os releia antes de abrir o site da corretora e decidir fazer uma operação

CRYPTO NEWS

Aprenda com o bitcoin: não perca o timing com a próxima promessa cripto

1 de dezembro de 2021 - 18:47

O mercado de criptomoedas tem colocado alguns sorrisos nos rostos de quem vem investindo nessa classe de ativos

CRYPTO NEWS

Como surfar na onda do bitcoin e outras criptomoedas neste fim de ano

24 de novembro de 2021 - 17:13

O mercado cripto sempre foi sobre mudanças, e sobre como nos posicionar antecipadamente para surfá-las antes da maioria

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies