🔴 [TESTE GRÁTIS] 30 DIAS DE ACESSO A SÉRIE RENDA IMOBILIÁRIA – LIBERE AQUI

Por que o bitcoin (BTC) e outras criptomoedas são a chave para você lucrar com a web 3.0

Para lucrar com a evolução da internet, é necessário comprar e acumular criptos que representam o valor de um sistema com desenvolvimento sustentável

5 de janeiro de 2022
19:31 - atualizado às 7:58
Bitcoin no topo de uma montanha rodeada de névoa | Criptomoedas
O que podemos esperar do preço do bitcoin após o taproot? - Imagem: Shutterstock

A história da internet, como a conhecemos, possui três grandes fases e uma “meia-fase” (internet mobile). Para entendermos cripto, é fundamental entendermos a trajetória da maior invenção do século 21.

A web 1.0, conhecida como a web lida e escrita, se compara a um jornal eletrônico, com sites estáticos, em que o usuário tem pouco ou nenhum nível de interatividade com o conteúdo e seu produtor.

O advento da web 2.0, que veio através de empresas iniciadas online (como Amazon, YouTube, Facebook), é caracterizado pela geração de conteúdo por parte dos usuários, em redes e plataformas centralizadas e controladas por essas companhias.

A grande sacada delas, em especial do Facebook, foi construir um ambiente em que as atenções estariam voltadas para o conteúdo produzido de forma descentralizada, gerando grande variedade e volume, e que ao mesmo tempo vende espaço para propagandas de terceiros.

Portanto, o controle das plataformas – e os dados contidos nessas –, nas quais os Whinderssons, os PewDiePies e todos os outros criadores de conteúdo construíram os seus trabalhos, pertence a corporações com interesses e políticas próprias.

Dessa maneira, os usuários da web 2.0 pagam pelos serviços do Facebook e YouTube com sua atenção às propagandas (ads) e com seus dados comportamentais.

A web 3.0 nada mais é do que um aglomerado de tecnologias que permitem que o controle das plataformas seja descentralizado entre seus vários usuários, e não fique nas mãos de um provedor de serviços individual.

Tecnologias como blockchain, redes p2p, mecanismos de consenso, entre outras, permitem transparência, imutabilidade de informação e transmissão de valor independente de grandes bancos e instituições financeiras, e tomam forma de protocolos descentralizados como Bitcoin e Ethereum.

Ativos como BTC e ETH, consequentemente, estimulam os usuários de tais sistemas a desenvolvê-los e avançá-los através dos incentivos econômicos e das utilidades embutidas em cada token. 

Figura 1: Esquematização da sustentabilidade econômica de uma plataforma web 3.0. O uso retroalimenta o desenvolvimento, que novamente alimenta o uso, e assim por diante.
Fonte: Messari 

Todos os protocolos que durarão no longo prazo devem, portanto, prezar a descentralização, transparência e segurança em suas propostas de serviços estruturados em blockchains. 

Para lucrar com a evolução da internet, é necessário comprar e acumular criptos que representam o valor de um sistema com desenvolvimento sustentável e que crescerá em termos de adoção e capital intelectual.

Figura 2: Índice de adoção global de criptoativos.
Fonte: Chainalysis

A evolução ainda está em sua infância, e os que chegarem antes terão os maiores retornos financeiros. O ciclo que estamos vivendo talvez seja o último em que novos entrantes ainda possam ser classificados como “early adopters”.

Compartilhe

CRYPTO NEWS

Bitcoin é legal. Qual a sua opinião?

23 de fevereiro de 2022 - 18:20

Sim, eu acho o bitcoin super legal, mas, no título, me referia à legalidade da moeda

CRYPTO NEWS

Por que o sorteio de US$ 3 milhões em bitcoin da Coinbase foi a melhor campanha de marketing do ano

16 de fevereiro de 2022 - 18:52

O anúncio da Coinbase deu tão certo que gerou 20 milhões de acessos em um único minuto

CRYPTO NEWS

O que o sumiço de US$ 3,5 bilhões em bitcoin (BTC) pode te ensinar sobre criptomoedas?

9 de fevereiro de 2022 - 17:57

Bitcoin não é privado. Sem o uso de artifícios que tentam esconder movimentações, é relativamente fácil ligar a posse dos ativos à identidade

CRYPTO NEWS

De desacreditado a queridinho: ativo escolhido por Neymar pode repetir história do Bitcoin

2 de fevereiro de 2022 - 19:46

NFTs são a nova forma de propriedade digital. Podem ser as obras de arte que teremos em nossas paredes virtuais, por exemplo

CRYPTO NEWS

O bitcoin está em um bear market? Fique por dentro do que vem por aí no mercado de criptomoedas

26 de janeiro de 2022 - 17:59

O mercado de cripto se mexe rápido. Às vezes até demais. Pensei no título desta edição da coluna ontem, enquanto pendurava as roupas no varal (um dos melhores momentos para insights) e hoje parece estranho escrever isso enquanto vários ativos estão subindo 10% ou mais. Pode ficar ainda mais estranho se, quando esta coluna chegar […]

CRYPTO NEWS

Cada vez mais países devem formar reservas de bitcoin ao longo de 2022; entenda como você pode aproveitar

19 de janeiro de 2022 - 19:06

Você provavelmente já viu uma imagem similar a esta abaixo. Ela mostra o conceito da curva de adoção, em S, de uma nova tecnologia ou produto. A curva em formato de sino é um reflexo da curva em S, mostrando o tamanho, ao longo do tempo, dos públicos que aderem a tal inovação. Malcolm Gladwell […]

CRYPTO NEWS

O bitcoin deveria proteger seu patrimônio da inflação, mas a alta dos preços também afeta as criptomoedas; entenda

15 de dezembro de 2021 - 18:28

A principal moeda digital do mercado e outros membros do criptouniverso
sofrem com a realidade de curto prazo nos Estados Unidos

CRYPTO NEWS

Guia prático para ter sucesso investindo em bitcoin e outras criptomoedas

8 de dezembro de 2021 - 18:34

Veja dicas das quais sempre me lembro durante os momentos mais complexos. Sugestão: anote-os em um caderno e os releia antes de abrir o site da corretora e decidir fazer uma operação

CRYPTO NEWS

Aprenda com o bitcoin: não perca o timing com a próxima promessa cripto

1 de dezembro de 2021 - 18:47

O mercado de criptomoedas tem colocado alguns sorrisos nos rostos de quem vem investindo nessa classe de ativos

CRYPTO NEWS

Como surfar na onda do bitcoin e outras criptomoedas neste fim de ano

24 de novembro de 2021 - 17:13

O mercado cripto sempre foi sobre mudanças, e sobre como nos posicionar antecipadamente para surfá-las antes da maioria

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies