Menu
André Franco
Crypto News
André Franco
É engenheiro e especialista em criptomoedas da Empiricus
Dados da Bolsa por TradingView
2021-11-03T18:43:48-03:00
CRYPTO NEWS

O bitcoin do Nubank ainda não é realidade — mas o banco digital já flerta com as criptomoedas em seu IPO

O Nubank pode gerar um precedente para outros IPOs futuros que queiram usar o poder da sua comunidade a seu favor, assim como acontece no universo cripto

3 de novembro de 2021
17:24 - atualizado às 18:43
Aplicativo do Nubank

Ainda não temos uma nu coin, mas definitivamente o Nubank está flertando com cripto. Não sei se existe algum projeto dentro da empresa de experimentar blockchain e suas maravilhas, o que quero focar aqui é como o programa NuSócios é uma pontinha de experimento cripto.

Primeiro, vamos explicar exatamente o que o roxinho está fazendo.

A empresa pretende fazer um IPO (oferta de ações) na Nasdaq, Bolsa americana, mas antes irá permitir que os seus clientes/fãs comprem um pedacinho da fintech.

A ideia é ótima porque permite que os clientes do banco possam se expor ao crescimento da empresa no longo prazo, até mesmo antes do IPO.

E a postagem no blog usa inclusive métodos de venda que se assemelham às ofertas de tokens do mundo cripto. Como a oferta é limitada, e o Nubank de fato tem uma comunidade muito forte, não me assustaria se os “pedacinhos” do banco se esgotassem rapidamente.

E todo esse mecanismo é o que acontece em cripto, pois o token de um projeto nada mais é que o instrumento que alinha os sócios da empresa com a comunidade.

No entanto, a diferença crucial no experimento do Nubank é que a possibilidade de lucro da comunidade só aconteceu ao final de todo o ciclo de investimento privado do banco.

Ou seja, o grande ganho fica novamente nas mãos dos fundos de investimento de risco, assim como vimos no ciclo das big techs.

Acredito que essa iniciativa do Nubank pode gerar um precedente para outros IPOs futuros que quiserem usar o poder da sua comunidade a seu favor e oferecer a chance de serem sócios do negócio.

No limite, alguns entenderão para que serve um token e a mecânica criada por esse instrumento.

Se isso acontecer, teremos uma roda de empresas que vão querer ter um token em sua estrutura de negócio, o que vai acelerar a adoção cripto. 

Mas o ganho mais óbvio do mercado não está em saber como esses desdobramentos ocorrerão.

A grande oportunidade ainda nesse ciclo de adoção dos tokens serão as plataformas de contrato inteligente, como o Ethereum.

Ou melhor, serão as smartcoins.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Bitcoin (BTC) hoje

Bitcoin e ethereum despencam hoje, e principal criptomoeda do mundo se afunda ainda mais no ‘bear market’

Após uma semana que terminou com ganhos, as duas maiores moedas digitais do mercado sofreram na virada de sexta-feira para sábado

Trabalhadores em falta

Como a falta de bebês na China pode provocar uma crise financeira global

A população da China vem recuando desde 2010, e, com as taxas de natalidade nos menores níveis em 80 anos, o cenário ameaça todo o planeta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

IPO do Nubank, como driblar os impostos e onde investir o 13º salário: confira os destaques da semana

Nada é pior para um ansioso do que a incerteza. E o mercado, ultimamente, vem sendo marcado por uma forte onda de incertezas, vindas de todos os lados. Os preços dos ativos respondem a isso com volatilidade, e não há muito o que fazer a não ser manter a calma, focar nos fundamentos e aguardar […]

Clube anti-cripto

China acertou ao banir o bitcoin? Braço direito de Warren Buffett diz que as criptomoedas nunca deveriam ter sido inventadas

A aversão de Charlie Munger pelo bitcoin cresceu ainda mais durante a pandemia; para o bilionário, o criptoativo é “repugnante”

COMEÇAR TUDO DE NOVO

‘Um dos textos mais horríveis que já tramitaram’: relator da reforma do Imposto de Renda defende arquivamento da proposta

Angelo Coronel (PSD-BA) defende a criação de um novo texto para votação no Senado após ampla discussão com os setores que mais pagam impostos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies