🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Bitcoin é legal. Qual a sua opinião?

Sim, eu acho o bitcoin super legal, mas, no título, me referia à legalidade da moeda

23 de fevereiro de 2022
18:20 - atualizado às 18:22
El Salvador foi o primeiro país a aceitar o bitcoin como moeda legal - Imagem: Shutterstock

Me perdoe pelo título dúbio. O trocadilho saiu sem querer. Sim, eu acho o bitcoin super legal, mas, no título, me referia à legalidade da moeda.

Se você acompanhou o mercado no ano passado, ficou sabendo que El Salvador foi o primeiro país a aceitar o bitcoin como moeda legal.

O movimento, que chamou a atenção do mercado, imediatamente levantou outra pergunta: quais serão os próximos países a fazerem o mesmo?

Como bem reportado pela Fidelity em janeiro deste ano, existe um quê de teoria dos jogos em ação.

Ninguém quis ser o primeiro, mas, definitivamente, ninguém quer ser o último. O bitcoin, com um ativo escasso, cria um jogo de rouba-monte. Para eu ter mais, preciso pegar de alguém (pagando, claro). Não há como simplesmente "imprimir" mais.

Portanto, na minha visão, o movimento de El Salvador ainda foi considerado como outsider. Um país pequeno, com economia depreciada, adotando a moeda digital. Talvez ainda não tenha sido o principal gatilho para uma adoção por mais países. 

Agora, o que aconteceria se países maiores passassem a adotar o bitcoin como moeda legal ou, minimamente, passassem a comprá-lo para suas reservas?

Não sabemos exatamente qual será o próximo país a comprar bitcoin, mas começamos a ter alguns indícios.

Recentemente, uma senadora mexicana deu uma entrevista comentando sobre sua intenção de propor um projeto de lei que tornaria o bitcoin moeda legal no México.

GUIA PARA BUSCAR DINHEIRO: baixe agora o guia gratuito com 51 investimentos promissores para 2022 e ganhe de brinde acesso vitalício à comunidade de investidores Seu Dinheiro

Ok, ainda é um pequenino passo. É preciso muito mais para, de fato, se aprovar algo desse porte em um país como o México. Mas não é algo tão distante assim. 

Conforme as conversas sobre regulação avançam, os governos locais dos países passam a ter mais clareza sobre o mercado cripto. 

Gradativamente, há menos conversas genéricas sobre "como criptomoedas são moedas para financiar o crime", e mais sobre o que realmente há de bom e o que há de ruim (e deve ser combatido com os instrumentos certos) nesse mercado.

Inclusive, nessa linha, ontem tivemos a aprovação de um projeto de lei no Brasil, que ainda precisa passar pelo Senado e Câmara, para então ser sancionado pelo presidente, que estabelece bases mais claras para o mercado local de criptoativos.

Em resumo, o projeto de lei está voltado, principalmente, à definição de enquadramento e modo de operação de empresas que negociam criptoativos como instituições financeiras, sobre qual instituição deve ser supervisora do mercado e sobre impostos para compra de equipamento de mineração e afins.

Tendo acompanhado este mercado pelos últimos seis anos, vejo claramente como as discussões regulatórias vão amadurecendo.

Nessa linha, é inevitável que governos passem também a entender mais sobre cripto e a compreender que faz sentido ter reservas de bitcoin, assim como se tem reservas de ouro e outras moedas fiduciárias.

A questão é quem vai puxar o bonde, após El Salvador.

Compartilhe

CRYPTO NEWS

Por que o sorteio de US$ 3 milhões em bitcoin da Coinbase foi a melhor campanha de marketing do ano

16 de fevereiro de 2022 - 18:52

O anúncio da Coinbase deu tão certo que gerou 20 milhões de acessos em um único minuto

CRYPTO NEWS

O que o sumiço de US$ 3,5 bilhões em bitcoin (BTC) pode te ensinar sobre criptomoedas?

9 de fevereiro de 2022 - 17:57

Bitcoin não é privado. Sem o uso de artifícios que tentam esconder movimentações, é relativamente fácil ligar a posse dos ativos à identidade

CRYPTO NEWS

De desacreditado a queridinho: ativo escolhido por Neymar pode repetir história do Bitcoin

2 de fevereiro de 2022 - 19:46

NFTs são a nova forma de propriedade digital. Podem ser as obras de arte que teremos em nossas paredes virtuais, por exemplo

CRYPTO NEWS

O bitcoin está em um bear market? Fique por dentro do que vem por aí no mercado de criptomoedas

26 de janeiro de 2022 - 17:59

O mercado de cripto se mexe rápido. Às vezes até demais. Pensei no título desta edição da coluna ontem, enquanto pendurava as roupas no varal (um dos melhores momentos para insights) e hoje parece estranho escrever isso enquanto vários ativos estão subindo 10% ou mais. Pode ficar ainda mais estranho se, quando esta coluna chegar […]

CRYPTO NEWS

Cada vez mais países devem formar reservas de bitcoin ao longo de 2022; entenda como você pode aproveitar

19 de janeiro de 2022 - 19:06

Você provavelmente já viu uma imagem similar a esta abaixo. Ela mostra o conceito da curva de adoção, em S, de uma nova tecnologia ou produto. A curva em formato de sino é um reflexo da curva em S, mostrando o tamanho, ao longo do tempo, dos públicos que aderem a tal inovação. Malcolm Gladwell […]

CRYPTO NEWS

Por que o bitcoin (BTC) e outras criptomoedas são a chave para você lucrar com a web 3.0

5 de janeiro de 2022 - 19:31

Para lucrar com a evolução da internet, é necessário comprar e acumular criptos que representam o valor de um sistema com desenvolvimento sustentável

CRYPTO NEWS

O bitcoin deveria proteger seu patrimônio da inflação, mas a alta dos preços também afeta as criptomoedas; entenda

15 de dezembro de 2021 - 18:28

A principal moeda digital do mercado e outros membros do criptouniverso
sofrem com a realidade de curto prazo nos Estados Unidos

CRYPTO NEWS

Guia prático para ter sucesso investindo em bitcoin e outras criptomoedas

8 de dezembro de 2021 - 18:34

Veja dicas das quais sempre me lembro durante os momentos mais complexos. Sugestão: anote-os em um caderno e os releia antes de abrir o site da corretora e decidir fazer uma operação

CRYPTO NEWS

Aprenda com o bitcoin: não perca o timing com a próxima promessa cripto

1 de dezembro de 2021 - 18:47

O mercado de criptomoedas tem colocado alguns sorrisos nos rostos de quem vem investindo nessa classe de ativos

CRYPTO NEWS

Como surfar na onda do bitcoin e outras criptomoedas neste fim de ano

24 de novembro de 2021 - 17:13

O mercado cripto sempre foi sobre mudanças, e sobre como nos posicionar antecipadamente para surfá-las antes da maioria

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar