🔴 RECEBA ANÁLISES DE MERCADO DIÁRIAS: CLIQUE AQUI E SIGA O SEU DINHEIRO NO INSTAGRAM

Vinícius Bazan
Crypto News
Vinícius Bazan
Head de Mobile na Empiricus, trabalha com produtos e plataformas digitais
2022-02-23T18:22:11-03:00
CRYPTO NEWS

Bitcoin é legal. Qual a sua opinião?

Sim, eu acho o bitcoin super legal, mas, no título, me referia à legalidade da moeda

23 de fevereiro de 2022
18:20 - atualizado às 18:22
Bitcoin,Btc,On,Stack,Of,Cryptocurrencies,With,El,Salvador,Flag
El Salvador foi o primeiro país a aceitar o bitcoin como moeda legal - Imagem: Shutterstock

Me perdoe pelo título dúbio. O trocadilho saiu sem querer. Sim, eu acho o bitcoin super legal, mas, no título, me referia à legalidade da moeda.

Se você acompanhou o mercado no ano passado, ficou sabendo que El Salvador foi o primeiro país a aceitar o bitcoin como moeda legal.

O movimento, que chamou a atenção do mercado, imediatamente levantou outra pergunta: quais serão os próximos países a fazerem o mesmo?

Como bem reportado pela Fidelity em janeiro deste ano, existe um quê de teoria dos jogos em ação.

Ninguém quis ser o primeiro, mas, definitivamente, ninguém quer ser o último. O bitcoin, com um ativo escasso, cria um jogo de rouba-monte. Para eu ter mais, preciso pegar de alguém (pagando, claro). Não há como simplesmente "imprimir" mais.

Portanto, na minha visão, o movimento de El Salvador ainda foi considerado como outsider. Um país pequeno, com economia depreciada, adotando a moeda digital. Talvez ainda não tenha sido o principal gatilho para uma adoção por mais países. 

Agora, o que aconteceria se países maiores passassem a adotar o bitcoin como moeda legal ou, minimamente, passassem a comprá-lo para suas reservas?

Não sabemos exatamente qual será o próximo país a comprar bitcoin, mas começamos a ter alguns indícios.

Recentemente, uma senadora mexicana deu uma entrevista comentando sobre sua intenção de propor um projeto de lei que tornaria o bitcoin moeda legal no México.

GUIA PARA BUSCAR DINHEIRO: baixe agora o guia gratuito com 51 investimentos promissores para 2022 e ganhe de brinde acesso vitalício à comunidade de investidores Seu Dinheiro

Ok, ainda é um pequenino passo. É preciso muito mais para, de fato, se aprovar algo desse porte em um país como o México. Mas não é algo tão distante assim. 

Conforme as conversas sobre regulação avançam, os governos locais dos países passam a ter mais clareza sobre o mercado cripto. 

Gradativamente, há menos conversas genéricas sobre "como criptomoedas são moedas para financiar o crime", e mais sobre o que realmente há de bom e o que há de ruim (e deve ser combatido com os instrumentos certos) nesse mercado.

Inclusive, nessa linha, ontem tivemos a aprovação de um projeto de lei no Brasil, que ainda precisa passar pelo Senado e Câmara, para então ser sancionado pelo presidente, que estabelece bases mais claras para o mercado local de criptoativos.

Em resumo, o projeto de lei está voltado, principalmente, à definição de enquadramento e modo de operação de empresas que negociam criptoativos como instituições financeiras, sobre qual instituição deve ser supervisora do mercado e sobre impostos para compra de equipamento de mineração e afins.

Tendo acompanhado este mercado pelos últimos seis anos, vejo claramente como as discussões regulatórias vão amadurecendo.

Nessa linha, é inevitável que governos passem também a entender mais sobre cripto e a compreender que faz sentido ter reservas de bitcoin, assim como se tem reservas de ouro e outras moedas fiduciárias.

A questão é quem vai puxar o bonde, após El Salvador.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

FII DO MÊS

Fundos de papel retornam ao topo da preferência dos analistas; veja quais são os FIIs favoritos para julho

6 de julho de 2022

Em meio ao temor de recessão global, as corretoras consultadas pelo Seu DInheiro voltaram-se novamente para a proteção do papel

ESQUENTA DOS MERCADOS

Bolsas estrangeiras patinam à espera da ata do Fed e dos dados de desemprego nos Estados Unidos

6 de julho de 2022

Investidores preparam-se para a divulgação da ata do Fed na tentativa de prever os próximos passos da política monetária norte-americana

Especiais SD

Onde investir no 2º semestre: Renda fixa, nós gostamos de você! Com juros altos, ativos mais rentáveis do ano continuam atraentes

6 de julho de 2022

No difícil primeiro semestre de 2022, ativos de renda fixa foram os únicos a se salvarem, especialmente aqueles que se beneficiam da alta dos juros; para o resto do ano, esses investimentos permanecem interessantes, e investidor não precisa correr muito risco para ganhar dinheiro

NOITE CRIPTO

Parece, mas não vai: bitcoin segue preso ao patamar de US$ 20 mil; saiba o que está no caminho do BTC

5 de julho de 2022

Investidores devem ficar atentos à divulgação da ata da reunião do junho do Federal Reserve, prevista para amanhã — documento tem potencial para aumentar a volatilidade do mercado

AGORA É PRA VALER

Petrobras (PETR4) conclui a venda de participação na Deten Química — veja quanto entrou no caixa da estatal

5 de julho de 2022

O negócio, que tinha sido anunciado em abril, encerra a presença da petroleira na fabricante das principais matérias-primas para o segmento de limpeza doméstica e comercial no Brasil

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies