Menu
André Franco
Crypto News
André Franco
É engenheiro e especialista em criptomoedas da Empiricus
Dados da Bolsa por TradingView
2021-10-27T19:59:49-03:00
CRYPTO NEWS

Sobrevivendo aos altos e baixos do bitcoin: veja sete ensinamentos para os ciclos de criptomoedas

Manter a saúde mental e financeira é um desafio para os investidores do mundo cripto, especialmente em meio ao bull market atual

27 de outubro de 2021
18:46 - atualizado às 19:59
De ressaca, bitcoin (BTC) defende os 62 mil dólares
Depois dos recordes, a principal criptomoeda do mercado recua mais de 5% e bitcoin (BTC) defende os US$ 62 mil - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Como pessoa obcecada pelo universo cripto, uma das características desse mercado que mais me deixam insatisfeito é a forte correlação positiva dos ativos.

Isso quer dizer que os criptoativos sobem e descem juntos, sem nenhuma distinção, orquestrados pelo movimento do bitcoin.

Mesmo que ache que cada uma das diferentes vertentes de cripto, como DeFi, Web3, etc., devesse andar por métricas próprias, o mercado é soberano.

Como analista, não posso deixar que minhas visões de futuro atrapalhem meus rendimentos no curto e no médio prazo.

Por isso, quando decido adicionar outro criptoativo ao meu portfólio, sei que não estou aumentando a diversificação, mas sim a assimetria.

E como estamos em meio a uma grande pernada do mundo cripto, vejo que adicionar risco à carteira é essencial para tirar o melhor proveito deste ciclo.

No entanto, existem outras coisas igualmente importantes para sobreviver com saúde mental e financeira neste bull market.

Por isso, gostaria de dedicar a newsletter de hoje para falar de sete lições que aprendi durante os ciclos de baixa e de alta.

1. Você nunca vai ganhar mais dinheiro do que poderia ter ganhado caso tivesse se sobrealocado no ativo que mais rendeu no período que está analisando.

2. Não idolatre os filhos do bull market. Todo ciclo de alta elege seus gênios influencers, mas a consistência e a resiliência é que fazem um bom analista ao longo dos anos.

3. Aproveite os momentos de alta para vender uma parte do seu portfólio e adquirir algo para si. Investir só vale a pena se você estiver adicionando coisas a sua vida ao longo da jornada. Além disso, quando o bear market vier, você terá o gostinho de ter lucrado no caminho e a tranquilidade para investir mais.

4. Por mais que você estude e invista naquilo que tem fundamento, sempre teremos os investidores de DOGE e SHIBA que ficaram milionários e que não perderão a chance de mostrar isso a você. Não se frustre, no bull market todos são gênios.

5. Tenha um alvo para o bitcoin neste ciclo e comece a vender antes de chegar a esse ponto. O futuro e as cotações dos ativos pertencem ao mercado e, por isso, não nos compete querer acertar o topo dos preços.

6. Nunca zere todas as suas posições em cripto. Sair totalmente do mercado é atribuir implicitamente a certeza de que os preços desabarão. Vivemos em um mundo probabilístico e isso deve se traduzir em seu portfólio.

7. Em linhas gerais, se este é o seu primeiro ciclo completo (bull e bear market), você vai mais aprender do que ganhar dinheiro. Caso esteja no segundo ciclo, você irá mais ganhar dinheiro do que retribuir à comunidade. Só no terceiro ciclo é que realmente o investidor, já resolvido financeiramente, retribui à comunidade.

Aproveite a jornada.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

NOVATA NA FINAL

Não estranhe: patrocinadora da final entre Palmeiras e Flamengo é a nova corretora de criptomoedas do Brasil; conheça Crypto.bom

A exchange resolveu investir no segmento de esportes e patrocina Fórmula 1, NBA e até o campeonato europeu

Raio-X

Análise: Por que a alta da inflação pode ameaçar o pacote de infraestrutura de Joe Biden?

O presidente americano tem ambiciosos planos pela frente, mas a alta da inflação e gargalos estruturais da economia podem alterar o rumo

A SEMANA EM GRÁFICOS

Covid-19 pressiona aéreas, turismo, Ibovespa e bitcoin, mas inflação avança no mundo: entenda a última semana com estes gráficos

As companhias aéreas sofreram perdas significativas na bolsa esta semana e nem o bitcoin (BTC) conseguiu se salvar

O MELHOR DA SEMANA

Piora da covid no mundo e criptomoedas além do bitcoin (BTC): 5 assuntos mais lidos no Seu Dinheiro esta semana

O mercado já trabalhava amplamente com a visão do verdadeiro normal. Mas os mercados globais voltaram a entrar em pânico com a covid-19

PAPO CRIPTO #007

Tecnologia que criou o bitcoin (BTC) pode reduzir custo de captação de recursos em quase 70%, diz chefe de ativos digitais do BTG

“Empresas pequenas e médias têm menor possibilidade de acesso ao mercado de capitais, muito por causa dos custos envolvidos”, comenta

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies