Menu
2020-03-30T11:09:21-03:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Diretor de redação do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA, trabalhou nas principais publicações de economia do país, como Valor Econômico, Agência Estado e Gazeta Mercantil. É autor dos romances O Roteirista, Abandonado e Os Jogadores
Efeito coronavírus

XP corta projeção para o Ibovespa pela segunda vez em um mês

Estimativa para o principal índice da bolsa brasileira neste ano caiu de 132 mil pontos para 94 mil pontos, mas XP acredita que mundo “voltará ao normal” em 2021

30 de março de 2020
11:04 - atualizado às 11:09
crise recessão mundo
Imagem: Shutterstock

Em meio ao choque do coronavírus, a XP Investimentos decidiu reduzir a projeção para o Ibovespa em 2020 de 132 mil pontos para 94 mil pontos. Foi a segunda vez em menos de um mês que a corretora revisou os números.

A estimativa inicial da XP era que o principal índice de ações da bolsa brasileira atingisse 140 mil pontos no fim de dezembro – uma alta de 21% em relação ao fechamento do ano passado (115.645 pontos).

A primeira revisão aconteceu no último dia 4 de março, já em meio do choque do coronavírus nos mercados, quando houve a redução de 140 mil para 132 mil pontos.

A nova mudança na projeção para o Ibovespa ocorreu diante do forte impacto nos lucros das empresas previstos em 2020, segundo Fernando Ferreira, estrategista-chefe da XP.

“Quando olhamos para 2021, acreditamos que o mundo voltará ao normal, e essa crise é diferente do que em 2008” – Fernando Ferreira, XP Investimentos.

A nova projeção considera uma relação entre preço e lucro por ação projetado para 2021 de 10,7 vezes para as empresas do Ibovespa, abaixo da média histórica de 12,5 vezes e do pico recente de 14 vezes, segundo a XP.

A estimativa considera um potencial de alta de 28% para o principal índice da bolsa em relação ao fechamento de sexta-feira (73.428 pontos). O analista alerta, contudo, que pode haver novas baixas antes que o mercado se recupere no segundo semestre.

“O índice poderia recuar a 60.000 pontos caso o mercado caísse a média do que caiu em recessões globais passadas (equivalente a -18% em relação ao fechamento de sexta).”

A nova projeção da XP para o Ibovespa é idêntica à do Itaú BBA, que na semana passada diminuiu a estimativa para o principal índice da bolsa em 2020 de 132 mil pontos para 94 mil pontos.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

IR 2021

Como declarar os seus investimentos no imposto de renda 2021: um guia completo

Você também precisa prestar contas das suas aplicações financeiras ao Leão! Confira nosso guia completo sobre como declarar investimentos no IR 2021

seu dinheiro na sua noite

A chance do Pão de Açúcar de focar no seu negócio principal

Nessa nova experiência de home office que muitos de nós estamos vivendo, parcial ou integralmente, um dos desafios é conseguir manter o foco durante todo o expediente. Algumas pessoas dizem conseguir se concentrar muito melhor trabalhando de casa, onde é mais silencioso e confortável. Outras, como eu, encontraram bastante dificuldade para não procrastinar e acabar […]

Falta só a sanção

Câmara aprova prorrogação do prazo de entrega do Imposto de Renda até 31 de julho

Além de dar mais 90 dias de prazo, o texto também limitou o pagamento do imposto a, no máximo, seis parcelas

FECHAMENTO

Ibovespa engata segunda alta consecutiva, mas tempo segue fechado em Brasília

O Orçamento segue empacado e a situação fiscal preocupa, mas NY e as commodities vieram para salvar o dia e fazer o Ibovespa fechar a sessão no azul

Clássicos repaginados

Hasbro se une à plataforma de games Roblox para lançar novos produtos

A gigante dos brinquedos anunciou uma série de itens das linhas Nerf e Monopoly em parceria com a novata Roblox

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies