🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Felipe Saturnino

Felipe Saturnino

Graduado em Jornalismo pela USP, passou pelas redações de Bloomberg e Estadão.

SD Premium

Os segredos da bolsa: balanços lá fora e dados econômicos temperam incerteza fiscal

Resultados do terceiro trimestre de bancões dos Estados Unidos e dados de diferentes economias, inclusive a brasileira, devem influenciar sentimento de investidores

Felipe Saturnino
Felipe Saturnino
12 de outubro de 2020
20:01 - atualizado às 15:55
Segredos da bolsa
Imagem: Shutterstock

Mais uma semana volátil dos mercados acabou de acabar. Mas não se preocupe, caro leitor: outra, mais curta devido ao feriado da segunda-feira (12), provavelmente vai começar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ok, volatilidade não é legal, eu sei que ninguém quer incerteza — foi apenas uma piada para me aproximar de você. Aliás, julgo de bom tom, antes de começar a falar sobre o que virá à frente, me apresentar: afinal, este é o meu início aqui n'Os segredos da bolsa.

Então, muito prazer. Estarei acompanhando vocês nesta jornada ao longo dos próximos dias. Esta, inclusive, foi a minha primeira semana cobrindo mercados aqui pelo Seu Dinheiro. E uma semana movimentada, mas nem sempre de movimentos com explicação clara.

De certo, só os ruídos e a dúvida mesmo. A bolsa foi capaz de subir 2,5%, terminando a semana no azul. Ainda assim, o que ouvi de operadores, estrategistas e economistas com quem conversei foi na linha "palavras importam, mas são necessárias ações". Os gestos vindos do governo ou do Congresso não importam mais do que os fatos concretos. E são eles que os investidores cada vez mais buscam.

As perguntas que aguardam respostas: o Renda Cidadã será enquadrado no teto de gastos? Se sim, ótimo, mas de onde virá o financiamento do programa social? Haverá uma tentativa de driblar as regras fiscais, como ocorreu quando foi sugerido o uso de precatórios para bancar a medida?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os mercados estão mais sensíveis do que nunca aos sinais de agravamento das contas públicas, já consideradas em nível alarmante, e qualquer ruído proveniente de Brasília afeta a confiança dos investidores. Com isso, os preços ficam ao sabor da mais nova notícia, fazendo com que os ativos brasileiros se descolem do exterior e deixem de surfar dias positivos. Atenção para qualquer informação fresca sobre o Renda Cidadã: ela deverá mexer com o seu dinheiro.

Leia Também

"O Renda Cidadã está sendo entendido como uma sinalização do governo quanto ao futuro da política fiscal", me disse Igor Cavaca, analista da Warren. "Um adiamento dessa discussão deixa o mercado à espera."

Mas tem mais nesse caldo de incertezas.

Adicione as eleições presidenciais dos Estados Unidos (falta menos de um mês!), a incerteza quanto a mais estímulos na economia americana (quando virá? Apenas depois da eleição?), a recuperação das economias ao redor do globo e a expansão da covid-19 na Europa e você terá, sem dúvidas, uma incerteza ainda maior do que a de antes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta semana que vem aí, alguns eventos, no entanto, devem "temperar" essa mistura de cautela política local e indefinições externas, que, claro, serão constantes no radar dos mercados financeiros.

São dados econômicos e corporativos, que devem trazer novidades a respeito da extensão dos impactos da pandemia na saúde das empresas e nas economias globais.

Balanços financeiros

Uma semana pesada de balanços nos EUA deve ser um importante farol nos mares da renda variável. No radar, estão os resultados do terceiro trimestre "apenas" dos maiores bancos do mundo.

Instituições como J.P. Morgan, Bank of America, Citigroup, Wells Fargo, Morgan Stanley e Goldman Sachs vão divulgar aos investidores os números que obtiveram nos últimos três meses, detalhando os impactos do coronavírus e o estado da arte dos negócios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não apenas o setor financeiro divulga seus balanços nos EUA: Johnson & Johnson, além de Delta Air Lines (relevante pois parte do setor mais afetado pela covid), também soltam os seus números.

Além de dados corporativos, os EUA liberam informações sobre a atual situação da economia do país, como a inflação do mês de setembro — sem falar nos dados semanais de pedidos de seguro-desemprego.

China e Zona do Euro também trazem dados que integram a agenda pesada da semana. Confira o calendário:

  • Terça-feira (13)
    • JP Morgan, Citigroup, Johnson & Johnson, Delta Air Lines (antes da abertura dos mercados)
    • Inflação de setembro dos Estados Unidos (9h30)
    • Balança comercial da China
  • Quarta-feira (14)
    • Bank of America, Wells Fargo, Goldman Sachs (antes da abertura dos mercados)
  • Quinta-feira (15)
    • Morgan Stanley (antes da abertura dos mercados)
    • Pedidos de seguro-desemprego (9h30)
  • Sexta-feira (16)
    • Inflação de setembro da Zona do Euro (6h)

Agenda doméstica

Se por lá a semana corporativa será pesada, por aqui a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) dá início à temporada de balanços. No ano, a ação ordinária da empresa (CSNA3) acumula alta superior a 25%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a agenda local está composta de dados a respeito da atividade econômica do Brasil.

Os destaques ficam para o volume de serviços, que dará a investidores um diagnóstico da corrente situação do setor, que está entre os mais afetados pela pandemia.

Considerado a prévia do PIB, o IBC-Br, índice de atividade do Banco Central (BC), também dá as caras, apresentando a situação da economia brasileira. Ambos os dados referem-se ao mês de agosto.

Lembrando que, nesta semana, os dados da chamada "economia real" ajudaram um setor da bolsa a se embalar: os números recordes do comércio varejista deram gás para ações de empresas como Magazine Luiza, Via Varejo e B2W.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"É uma semana carregada, diferentemente da última", diz Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos. "Esses dados de serviços e o IBC-Br devem confirmar o que foi apresentado pelo varejo e fazer o mercado reduzir a projeção de queda do PIB." Confira o calendário local:

  • Terça-feira (13)
    • pesquisa Focus do BC (8h25)
  • Quarta-feira (14)
    • volume do setor de serviços de agosto (9h30)
  • Quinta-feira (15)
    • IBC-Br de agosto
    • Balanço da CSN (após o fechamento dos mercados)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CHEGOU AO TOPO?

Ouro cai mais de 5% com correção de preço e tem maior tombo em 12 anos — Citi zera posição no metal precioso

21 de outubro de 2025 - 18:30

É a pior queda diária desde 2013, em um movimento influenciado pelo dólar mais forte e perspectiva de inflação menor nos EUA

VAMOS...PULAR!

Por que o mercado ficou tão feliz com a prévia da Vamos (VAMO3) — ação chegou a subir 10%

21 de outubro de 2025 - 15:04

Após divulgar resultados operacionais fortes e reforçar o guidance para 2025, os papéis disparam na B3 com investidores embalados pelo ritmo de crescimento da locadora de caminhões e máquinas

MUDANÇAS NO ALTO ESCALÃO

Brava Energia (BRAV3) enxuga diretoria em meio a reestruturação interna e ações têm a maior queda do Ibovespa

21 de outubro de 2025 - 12:10

Companhia simplifica estrutura, une áreas estratégicas e passa por mudanças no alto escalão enquanto lida com interdição da ANP

BOLSA DOURADA

Inspirada pela corrida pelo ouro, B3 lança Índice Futuro de Ouro (IFGOLD B3), 12° novo indicador do ano

21 de outubro de 2025 - 9:03

Novo indicador reflete a crescente demanda pelo ouro, com cálculos diários baseados no valor de fechamento do contrato futuro negociado na B3

FIIS HOJES

FII RCRB11 zera vacância do portfólio — e cotistas vão sair ganhando com isso

20 de outubro de 2025 - 18:01

O contrato foi feito no modelo plug-and-play, em que o imóvel é entregue pronto para uso imediato

PRÉVIA OPERACIONAL 3T35

Recorde de vendas e retorno ao Minha Casa Minha Vida: é hora de comprar Eztec (EZTC3)? Os destaques da prévia do 3T25

20 de outubro de 2025 - 11:55

BTG destaca solidez nos números e vê potencial de valorização nas ações, negociadas a 0,7 vez o valor patrimonial, após a Eztec registrar o maior volume de vendas brutas da sua história e retomar lançamentos voltados ao Minha Casa Minha Vida

BALANÇO SEMANAL

Usiminas (USIM5) lidera os ganhos do Ibovespa e GPA (PCAR3) é a ação com pior desempenho; veja as maiores altas e quedas da semana

18 de outubro de 2025 - 15:40

Bolsa se recuperou e retornou aos 143 mil pontos com melhora da expectativa para negociações entre Brasil e EUA

ESTRATÉGIA

Como o IFIX sobe 15% no ano e captações de fundos imobiliários continuam fortes mesmo com os juros altos

18 de outubro de 2025 - 14:25

Captações totalizam R$ 31,5 bilhões até o fim de setembro, 71% do valor captado em 2024 e mais do que em 2023 inteiro; gestores usam estratégias para ampliar portfólio de fundos

DAY TRADE

De operário a milionário: Vencedor da Copa BTG Trader operava “virado”

18 de outubro de 2025 - 13:29

Agora milionário, trader operava sem dormir, após chegar do turno da madrugada em seu trabalho em uma fábrica

FORTALEZA SEGURA

Apesar de queda com alívio nas tensões entre EUA e China, ouro tem maior sequência de ganhos semanais desde 2008

17 de outubro de 2025 - 19:11

O ouro, considerado um dos ativos mais seguros do mundo, acumulou valorização de 5,32% na semana, com maior sequência de ganhos semanais desde setembro de 2008.

COPA BTG TRADER

Roberto Sallouti, CEO do BTG, gosta do fundamento, mas não ignora análise técnica: “o mercado te deixa humilde”

17 de outubro de 2025 - 18:40

No evento Copa BTG Trader, o CEO do BTG Pactual relembrou o início da carreira como operador, defendeu a combinação entre fundamentos e análise técnica e alertou para um período prolongado de volatilidade nos mercados

VAI COMEÇAR O BARATA-VOA?

Há razão para pânico com os bancos nos EUA? Saiba se o país está diante de uma crise de crédito e o que fazer com o seu dinheiro

17 de outubro de 2025 - 17:25

Mesmo com alertas de bancos regionais dos EUA sobre o aumento do risco de inadimplência de suas carteiras de crédito, o risco não parece ser sistêmico, apontam especialistas

AUMENTOU O RISCO BRASIL?

Citi vê mais instabilidade nos mercados com eleições de 2026 e tarifas e reduz risco em carteira de ações brasileiras

17 de outubro de 2025 - 13:03

Futuro do Brasil está mais incerto e analistas do Citi decidiram reduzir o risco em sua carteira recomendada de ações MVP para o Brasil

QUANDO HÁ UMA BARATA…

Kafka em Wall Street: Por que você deveria se preocupar com uma potencial crise nos bancos dos EUA

17 de outubro de 2025 - 9:49

O temor de uma infestação no setor financeiro e no mercado de crédito norte-americano faz pressão sobre as bolsas hoje

REGIME FÁCIL

B3 se prepara para entrada de pequenas e médias empresas na Bolsa em 2026 —  via ações ou renda fixa

16 de outubro de 2025 - 0:05

Regime Fácil prevê simplificação de processos e diminuição de custos para que companhias de menor porte abram capital e melhorem governança

INVESTIMENTO CONSCIENTE

Carteira ESG: BTG passa a recomendar Copel (CPLE6) e Eletrobras (ELET3) por causa de alta no preço de energia; veja as outras escolhas do banco

15 de outubro de 2025 - 18:58

Confira as dez escolhas do banco para outubro que atendem aos critérios ambientais, sociais e de governança corporativa

TOUROS E URSOS #243

Bolsa em alta: oportunidade ou voo de galinha? O que você precisa saber sobre o Ibovespa e as ações brasileiras

15 de outubro de 2025 - 13:30

André Lion, sócio e CIO da Ibiuna, fala sobre as perspectivas para a Bolsa, os riscos de 2026 e o impacto das eleições presidenciais no mercado

NOVIDADE NA APOSENTADORIA

A estratégia deste novo fundo de previdência global é investir somente em ETFs — entenda como funciona o novo ativo da Investo

15 de outubro de 2025 - 10:19

O produto combina gestão passiva, exposição internacional e benefícios tributários da previdência em uma carteira voltada para o longo prazo

SD ENTREVISTA

De fundo imobiliário em crise a ‘Pacman dos FIIs’: CEO da Zagros revela estratégia do GGRC11 — e o que os investidores podem esperar daqui para frente

15 de outubro de 2025 - 6:07

Prestes a se unir à lista de gigantes do mercado imobiliário, o GGRC11 aposta na compra de ativos com pagamento em cotas. Porém, o executivo alerta: a estratégia não é para qualquer um

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Dólar fraco, ouro forte e bolsas em queda: combo China, EUA e Powell ditam o ritmo — Ibovespa cai junto com S&P 500 e Nasdaq

14 de outubro de 2025 - 17:55

A expectativa por novos cortes de juros nos EUA e novos desdobramentos da tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo mexeram com os negócios aqui e lá fora nesta terça-feira (14)

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar