Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
urgente

Ibovespa acentua queda após saída de Nelson Teich do Ministério da Saúde

Informação foi confirmada pela Pasta; Nelson Teich assumiu o ministério há menos de um mês em meio à crise

Nelson Teich
O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, durante pronunciamento no Palácio do Planalto - Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Ibovespa acentua perdas no final da manhã desta sexta-feira (15) após a notícia que o ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O principal índice da bolsa começou o dia operando entre altos e baixos. Às 11h40, recuava 0,46%, aos 78.649,49 pontos. Mas às 12h10 o Ibovespa já caía 1,53%, 77.807,43 pontos.

O Ministério da Saúde confirmou que Nelson Teich pediu demissão. O governo promove uma coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira para falar sobre o assunto.

Teich assumiu a pasta em 17 de abril, após o então ministro Luiz Henrique Mandetta deixar o cargo por divergências com o presidente Jair Bolsonaro, em especial sobre o isolamento social.

Na segunda-feira, Teich soube em uma entrevista coletiva que o presidente havia editado um decreto ampliando as atividades consideradas essenciais durante a pandemia, incluindo salões de beleza e academias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Havia também divergências entre o ministro e Bolsonaro sobre uso da cloroquina em pacientes da covid-19. Hoje, a recomendação da pasta é para casos graves e de internação, enquanto o presidente defende a prescrição ampla da substância — cujo efeito contra a doença não é comprovado.

Leia Também

RESUMO SEMANAL

Wall Street sobe, mas Ibovespa afunda: por que a bolsa brasileira andou na contramão do mundo nesta semana

A TREND DA RECOMPRA

Mineradora usa mecanismo queridinho dos investidores em meio a tombo de 40%; ‘confiança na geração de caixa’, diz CEO

Bolsa e política

O desempenho do Ibovespa, assim como o de outros índices de ações em todo o mundo, está ligado às perspectivas políticas locais e do exterior. Indícios de instabilidade costumam impor tensão aos investidores.

O mercado pode ver riscos de uma recuperação mais lenta da economia e uma falta de habilidade do governo em promover as medidas necessárias para garantir o crescimento a longo prazo.

Desde o início do ano, a bolsa brasileira passou por movimentos semelhantes com a saída do então ministro Luiz Henrique Mandetta e com o pedido de demissão de Sergio Moro (anteriormente à frente da Segurança Pública).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A instabilidade política e a crise do coronavírus puxam uma queda de mais de 30% do Ibovespa desde o início de janeiro — depois de em 2019 o índice subir 31,58%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Edifício corporativo Dynamic Faria Lima, alugado pelo Ibmec. 16 de junho de 2026 - 12:32
Fachada do shopping Eldorado | Aliansce Sonae (ALSO3) 16 de junho de 2026 - 12:02
bolsas caindo fundo bolsa de valores alerta perigo queda de ações 15 de junho de 2026 - 19:01
Imagem criada por IA traz a bandeira do Brasil de fundo e um gráfico de ações em alta 14 de junho de 2026 - 11:43
ranking de Fundos imobiliários 13 de junho de 2026 - 17:55
Gráfico de ações em alta com a palavra ibovespa no centro 13 de junho de 2026 - 15:47
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 12 de junho de 2026 - 19:30
Em um fundo escuro, um japonês de óculos aparece em frente a um microfone, ao lado direito da imagem. No centro, a frase: o próximo gatilho da bolsa 11 de junho de 2026 - 16:32
Miniatura de casa e moedas representando o investimento e os dividendos de fundos imobiliários 11 de junho de 2026 - 12:35
B3, bolsa de valores brasileira 10 de junho de 2026 - 19:52
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar