Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
urgente

Ibovespa acentua queda após saída de Nelson Teich do Ministério da Saúde

Informação foi confirmada pela Pasta; Nelson Teich assumiu o ministério há menos de um mês em meio à crise

Nelson Teich
O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, durante pronunciamento no Palácio do Planalto - Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Ibovespa acentua perdas no final da manhã desta sexta-feira (15) após a notícia que o ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O principal índice da bolsa começou o dia operando entre altos e baixos. Às 11h40, recuava 0,46%, aos 78.649,49 pontos. Mas às 12h10 o Ibovespa já caía 1,53%, 77.807,43 pontos.

O Ministério da Saúde confirmou que Nelson Teich pediu demissão. O governo promove uma coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira para falar sobre o assunto.

Teich assumiu a pasta em 17 de abril, após o então ministro Luiz Henrique Mandetta deixar o cargo por divergências com o presidente Jair Bolsonaro, em especial sobre o isolamento social.

Na segunda-feira, Teich soube em uma entrevista coletiva que o presidente havia editado um decreto ampliando as atividades consideradas essenciais durante a pandemia, incluindo salões de beleza e academias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Havia também divergências entre o ministro e Bolsonaro sobre uso da cloroquina em pacientes da covid-19. Hoje, a recomendação da pasta é para casos graves e de internação, enquanto o presidente defende a prescrição ampla da substância — cujo efeito contra a doença não é comprovado.

Leia Também

PIOR DO RANKING

Do topo ao poço da América Latina: Ibovespa perde o encanto e entra na lanterna dos gringos

ADEUS, ESTRANGEIRO

UBS vê exagero no medo dos juros nos EUA, mas alerta: Brasil está entre os mercados mais vulneráveis

Bolsa e política

O desempenho do Ibovespa, assim como o de outros índices de ações em todo o mundo, está ligado às perspectivas políticas locais e do exterior. Indícios de instabilidade costumam impor tensão aos investidores.

O mercado pode ver riscos de uma recuperação mais lenta da economia e uma falta de habilidade do governo em promover as medidas necessárias para garantir o crescimento a longo prazo.

Desde o início do ano, a bolsa brasileira passou por movimentos semelhantes com a saída do então ministro Luiz Henrique Mandetta e com o pedido de demissão de Sergio Moro (anteriormente à frente da Segurança Pública).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A instabilidade política e a crise do coronavírus puxam uma queda de mais de 30% do Ibovespa desde o início de janeiro — depois de em 2019 o índice subir 31,58%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem traz um fundo de gráfico de ações em vermelho, a analista da Empiricus, Lais Costa, em primeiro plano; Luis Leal (da G5 Partners) do lado esquedo e Luis Stuhlberger do lado direito da imagem. Na parte inferior, a pergunta: Fim de uma era? 20 de agosto de 2026 - 19:02
bitcoin BTC energia 20 de agosto de 2026 - 10:40
desenvolvimento sustentável 20 de agosto de 2026 - 9:30
Montagem com fotos da Embraer, Sabesp e um hospital da Rede D'Or 19 de agosto de 2026 - 18:12
Galpão logístico de Contagem visto de cima 17 de agosto de 2026 - 14:21
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 17 de agosto de 2026 - 12:40
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 15 de agosto de 2026 - 16:05
Conceito de ETF com dados financeiros e horizonte da cidade em estilo futurista à noite. ID da foto: 2245793437 14 de agosto de 2026 - 8:00
Um fundo com gráfico de ações e uma urna eletrônica ao centro 13 de agosto de 2026 - 15:45
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar