Em quais bancos vale a pena investir em 2021? O Banco Inter iniciou a cobertura do setor bancário recomendando a compra das ações de duas empresas: Bradesco (BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3).
Leia também:
- NO CELULAR: Receba comentários diários em áudio da equipe do Seu Dinheiro
- CEO da Tesla, bilionário Elon Musk expõe racha com a Apple
- Caged registra em novembro mais de 414 mil vagas com carteira assinada
Fazem parte ainda do pacote de cobertura da instituição os papéis do Itaú Unibanco (ITUB4), Itaúsa (ITSA4) e Santander (SANB11), todos com recomendação neutra, segundo relatório do banco.
O Banco Inter elenca como motor de crescimento para o setor os seguintes fatores: crédito, serviços e seguros. Além disso, o banco destaca a chegada dos fatores ESG na análise das ações do setor.
Bradesco vem com seu ataque digital
Sobre o Bradesco (BBDC4), a análise da instituição é de que a empresa está atuando com uma maior agressividade na estratégia digital por meio do seu banco digital Next e da corretora Ágora.
"O crescimento do Next é muito mais alto que o fluxo de abertura de contas digitais no Bradesco e hoje, o banco dos 'mimos' já registra 3,2 milhões de clientes (+129% a/a) com expectativa de atingir 3,5 milhões ao final de 2020, representando 11% da base de correntistas ativos do Bradesco", afirma o Banco Inter.
Além disso, o Bradesco se destaca no setor de seguros, que contribui significativamente para seus lucros, e nos índices ESG, com um alinhamento ambiental com os objetivos da ONU.
O preço-alvo indicado pelo Banco Inter é de R$ 32 por ação para o final de 2021, com recomendação de compra. Trata-se de um potencial de valorização de 18% ante o fechamento de ontem.
Panela velha é que faz comida boa
O Banco do Brasil, que tem 210 anos de existência e foi o primeiro banco a operar no País (e a primeira empresa listada na bolsa de valores), também está sabendo se renovar no meio digital.
"O aplicativo do BB é o mais bem avaliado do mercado financeiro, tanto na Apple Store quanto na Play Store, com notas de 4,7 (máximo de 5) em ambas as plataformas. O banco já possui 19,5 milhões de clientes digitais sendo 5,9 milhões vindos nativamente do digital – mais que o Next do Bradesco", explica o Inter em sua tese de investimentos.
Além disso, o banco tem visto seu ROE (Return on Equity ou Retorno sobre o Patrimônio Líquido) melhorar, o que torna seu Dividend Yield (retorno com dividendos) mais atrativo do que os de seus concorrentes.
Com estes fatores, basta "uma gestão coerente e alinhada aos interesses de geração de valor para os acionistas que o desconto de mercado passa a oferecer uma ótima oportunidade de compra para as ações do banco", afirmou o Inter.
No quesito ESG, destaca-se o fato de que o BB é membro fundador da iniciativa Empresas pelo Clima e do Programa Brasileiro GHG Protocol, destinados a ações de combate às mudanças climáticas. O BB também integra a Câmara Temática de Mudanças do Clima e o Índice Carbono Eficiente (CO2) da B3.
Por estes fatores, o Banco Inter indica a compra de BBAS3, com preço-alvo de R$ 42,50 por ação para o final de 2021. Trata-se de um potencial de valorização de 11% ante o fechamento de ontem.