Menu
2020-12-17T18:29:50-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
relatório trimestral de inflação

Inflação deve fechar 2020 levemente acima do centro da meta, diz BC

Aumento dos preços nos últimos meses provocam revisão positiva de expectativas para IPCA

17 de dezembro de 2020
10:05 - atualizado às 18:29
inflação consumo eletrônico
Imagem: Shutterstock

O Banco Central (BC) elevou a projeção de que a inflação do País alcançará ao final deste ano 4,3%, ficando levemente acima da meta de 4,0% estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), diante das pressões inflacionárias registradas nos últimos meses.

A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) consta no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgado nesta quinta-feira, documento que detalha as visões do BC para a economia brasileira neste ano e no próximo.

A estimativa, ainda que seja a mesma daquela que consta na ata e no comunicado do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), é superior à projeção de alta de 2,1% que o BC havia divulgado no relatório de setembro.

A estimativa para o IPCA em 2021 é de um aumento de 3,4%, acima dos 2,9% projetados em setembro, mas abaixo do que é previsto para este ano.

Choques pontuais

Segundo a autoridade monetária, a projeção foi particularmente afetada pela revisão das projeções de curto prazo, impactadas pelo crescimento recente da inflação e seus determinantes.

“Especificamente para 2020, a revisão da projeção foi puxada por inflação observada 1,44 p.p. maior do que a prevista para o período entre setembro e novembro e a elevada projeção de inflação para dezembro”, diz trecho do relatório.

Outros fatores considerados foram a elevação dos preços das commodities, principalmente o petróleo, e o crescimento das expectativas de inflação nas últimas edições do Relatório Focus, que coleta semanalmente as estimativas dos analistas de mercado.

Ainda que veja pressão inflacionária mais forte no curto prazo, o RTI voltou a repetir o que o Copom falou após a última reunião, de que os choques atuais são temporários. Mesmo assim, segue monitorando sua evolução “com atenção”.

Para o BC, a probabilidade de a inflação em 2020 ficar acima do teto da meta, de 5,50%, é zero. E a possibilidade de ela ficar abaixo do piso da meta, de 2,50%, também é zero.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

SD Premium - Lupa dos fundos

Coloque um pé no futuro com os fundos de criptomoedas desta gestora

A inovação por trás dos criptoativos está apenas no início, e com os fundos desta edição da Lupa você pode ganhar exposição às principais tendências desse novo e efervescente mercado

decisão judicial

Justiça ordena religação de internet do governo do RJ; Oi alega inadimplência

Empresa acusa o governo do Estado de ter uma dívida com a empresa desde 2017 – hoje ela está em R$ 300 milhões

promessa de ipo

Locaweb compra ConnectPlug por R$ 18 milhões e avança em segmento de alimentação

Empresa comprada começou em food services mas hoje também atende outros segmentos, com foco em pequenas e médias empresas

seu dinheiro na sua noite

Mais fácil falar que fazer

Hoje foi um daqueles dias em que as falas dos detentores do poder no cenário doméstico até repercutiram no mercado, mas foram sobrepostas pelos fatos e pelo que aconteceu no exterior. O mercado local começou o dia animado com as apresentações do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, no badalado evento […]

perspectivas

Para Verde e SPX, auxílio emergencial por mais três meses não é preocupante

Luis Stuhlberger e Rogério Xavier dizem que a medida pode ser necessária, caso a vacinação demore demais; ambos veem 2021 positivo para os mercados

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies