Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-12-17T18:29:50-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
relatório trimestral de inflação

Inflação deve fechar 2020 levemente acima do centro da meta, diz BC

Aumento dos preços nos últimos meses provocam revisão positiva de expectativas para IPCA

17 de dezembro de 2020
10:05 - atualizado às 18:29
inflação consumo eletrônico
Imagem: Shutterstock

O Banco Central (BC) elevou a projeção de que a inflação do País alcançará ao final deste ano 4,3%, ficando levemente acima da meta de 4,0% estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), diante das pressões inflacionárias registradas nos últimos meses.

A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) consta no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgado nesta quinta-feira, documento que detalha as visões do BC para a economia brasileira neste ano e no próximo.

A estimativa, ainda que seja a mesma daquela que consta na ata e no comunicado do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), é superior à projeção de alta de 2,1% que o BC havia divulgado no relatório de setembro.

A estimativa para o IPCA em 2021 é de um aumento de 3,4%, acima dos 2,9% projetados em setembro, mas abaixo do que é previsto para este ano.

Choques pontuais

Segundo a autoridade monetária, a projeção foi particularmente afetada pela revisão das projeções de curto prazo, impactadas pelo crescimento recente da inflação e seus determinantes.

“Especificamente para 2020, a revisão da projeção foi puxada por inflação observada 1,44 p.p. maior do que a prevista para o período entre setembro e novembro e a elevada projeção de inflação para dezembro”, diz trecho do relatório.

Outros fatores considerados foram a elevação dos preços das commodities, principalmente o petróleo, e o crescimento das expectativas de inflação nas últimas edições do Relatório Focus, que coleta semanalmente as estimativas dos analistas de mercado.

Ainda que veja pressão inflacionária mais forte no curto prazo, o RTI voltou a repetir o que o Copom falou após a última reunião, de que os choques atuais são temporários. Mesmo assim, segue monitorando sua evolução “com atenção”.

Para o BC, a probabilidade de a inflação em 2020 ficar acima do teto da meta, de 5,50%, é zero. E a possibilidade de ela ficar abaixo do piso da meta, de 2,50%, também é zero.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Casamento legal

Cade mantém aprovação de compra de fatia da BRF (BRFS3) pela Marfrig (MRFG3)

A conselheira que havia pedido a reabertura da análise da operação mudou de posição e desistiu da reavaliação

SEGURADORA EM APUROS

Vítima de ataque cibernético, Porto Seguro (PSSA3) diz ter restabelecido canais após quase uma semana de instabilidade

Corretores ouvidos pela reportagem disseram que, nos últimos dias, os sistemas da seguradora apresentaram problemas

CRYPTO NEWS

Cotação do bitcoin (BTC) bate recorde histórico — o que fazer com a criptomoeda a partir de agora?

Depois de alguns meses sendo um investimento “ruim”, porque teve 50% de queda, o bitcoin volta a ganhar os holofotes do mercado e as manchetes da mídia especializada

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Auxílio Brasil, recorde do bitcoin, balanço da Tesla e produção da Vale: confira as principais notícias do dia

Com a temporada de balanços americana trazendo resultados animadores, o empurrãozinho em direção a um dia de ganhos poderia ter sido maior, mas não tem como negar que a grande pedra no sapato do investidor brasileiro é o novo programa social pretendido pelo governo federal. O saldo final do pregão de hoje foi positivo, mas […]

Problemas nas refinarias?

Com ameaça de desabastecimento no radar, produção da Petrobras (PETR4) recua 4,1% no 3º trimestre

Antes da divulgação do relatório, a petroleira já havia informado que não teria capacidade para atender, em sua totalidade, os pedidos por fornecimento de combustível em novembro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies