Demorou, mas aos poucos o brasileiro vai se aventurando em novos terrenos dos investimentos. E quem está abocanhando grande parte desse bolo é o bom e velho Tesouro Direto.
O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, anunciou nesta segunda-feira, 29, que o TD, sistema que permite a negociação de títulos públicos pela internet, bateu a marca de 1 milhão de investidores ativos.
E os motivos por trás desse novo recorde são claros. Mansueto afirma que três fatores explicam o crescimento na base: a melhora do programa desde 2014, o aumento da divulgação junto a formadores de opinião e a redução das taxas pelos bancos para aplicações pelo programa.
Ainda de acordo com o secretário, a venda de títulos públicos tem crescido muito, com as pessoas, ao invés de investir na poupança ou em algum banco, aplicando diretamente no Tesouro Direto.
A marca, segundo Mansueto, foi atingido na semana passada. O último dado do Tesouro sobre esse tema havia saído em março, quando o número de investidores ativos havia chegado a 949.850. Vale lembrar que o número de investidores cadastrados já está em 3,8 milhões.