Menu
2019-04-24T12:16:20-03:00
Estadão Conteúdo
Embasaram a reforma

Senadores pedem dados da Previdência para Ministério da Economia

Segundo o líder do PSL na Casa, Major Olimpio, as informações poderão ser disponibilizadas aos senadores nas próximas horas

23 de abril de 2019
20:15 - atualizado às 12:16
O ministro da Economia, Paulo Guedes privatizações
Imagem: José Cruz/Agência Brasil

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou que deferiu dois requerimentos que pedem ao ministro da Economia, Paulo Guedes, informações sobre os dados que embasaram a apresentação da reforma da Previdência.

O líder do PSL no Senado, Major Olimpio, autor de um dos pedidos, afirmou que as informações poderão ser disponibilizadas aos senadores "nas próximas horas", antes mesmo da abertura dos dados prometida para a Câmara.

O parlamentar quer que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) tenha acesso aos subsídios técnicos que respaldaram a apresentação da proposta.

A principal dúvida dele, destacou, é identificar qual o tamanho do rombo nos sistemas de aposentadoria dos militares federais e estaduais.

Outro requerimento com o mesmo teor, de autoria dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Fabiano Contarato (Rede-ES), também foi deferido, conforme anunciado por Alcolumbre no plenário.

Pelo regimento do Senado, o Ministério da Economia tem 30 dias para prestar as informações após o requerimento ser encaminhado, sob pena de o ministro ser enquadrado em crime de responsabilidade.

"Todos os senadores, aí não é situação nem oposição, diante das suas responsabilidades, querem acesso à base de dados de imediato", disse Olimpio.

Para ele, não deve haver resistência da equipe econômica colocar os dados à disposição dos parlamentares com base no critério de "transparência".

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Fechando o cerco

Bitcoin cai 6% após Banco da China ameaçar encerrar contas envolvidas com criptomoeda

Além disso, a retirada de mineradores do país está afetando a taxa de mineração, que valida e dá segurança para a rede do bitcoin

Interesse estrangeiro

IPOs de grandes empresas devem trazer mais investidor estrangeiro para a Bolsa

Desde janeiro, o saldo de dinheiro estrangeiro na B3, a bolsa de valores de São Paulo, já chega a R$ 44 bilhões – número que contrasta fortemente com o primeiro semestre do ano passado

De volta no mercado

Brasil ‘reestreia’ no mercado de fabricação de TV

Agora o movimento de volta das nacionais é capitaneado por três indústrias com tradição na fabricação de eletroportáteis e eletrônicos: Mondial, Britânia e Multilaser.

Perspectiva de crescimento

Pandemia reaquece setor de terrenos e total de lotes disponíveis despenca

De 2018 para cá, o total de lotes disponíveis recuou à metade: de 125,4 mil para 67,4 mil. Só no ano passado, a queda foi de 33%, de acordo com a Aelo

segredos da bolsa

Semana deve ser marcada por fim do prazo da MP da Eletrobas e briga entre BCs e inflação

A semana deve ser marcada por cautela, envolvendo temores em relação à inflação e as movimentações dos BCs pelo mundo. No Brasil, ata do Copom e RTI ficam no radar

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies