Menu
2019-07-03T11:13:14-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Será que vota?

Marcelo Ramos agenda reunião da comissão da reforma da Previdência

Mercado se anima, mas isso não é garantia de votação do parecer de Samuel Moreira, ainda não há acordo entre partidos

3 de julho de 2019
11:13
Deputados Marcelo Ramos (esq.) e Samuel Moreira (dir.)
Deputados Marcelo Ramos (esq.) e Samuel Moreira (dir.) - Imagem: Luis Macedo e Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O presidente da Comissão Especial da reforma da Previdência, Marcelo Ramos (PR-AM), convocou reunião extraordinária às 13 horas com o tema “votação do parecer do relator”. A informação consta da página oficial da comissão.

O aceno parece um avanço e o mercado reage de forma positiva, já que ontem à noite, Ramos não tinha agendado reunião, tendo chamado apenas encontro de coordenação de bancadas para as 11 horas. No entanto, o mero agendamento não é garantia de que o parecer apresentado ontem por Samuel Moreira (PSDB-SP) será votado ainda hoje.

Até o momento não há acordo para votação e os pontos que geram desentendimento entre os parlamentares são a flexibilização ou não de regras de aposentadorias para policiais. Tema que já rendeu manifestações negativas ao presidente Jair Bolsonaro.

Outra bancada que teria ficado desgosta com o novo relatório de Moreira é a do agronegócio, em função da previsão de contribuição previdenciária sobre exportações. Esse item tem impacto fiscal estimado de R$ 84 bilhões em 10 anos.

Sem acordo, o que podemos ter ao longo da sessão é a avaliação dos requerimentos para adiamento da votação. Ontem, um pedido para retirada de pauta foi derrubado com facilidade, contando com 32 votos a 13. Mas isso foi antes do novo relatório.

Além disso, há a questão dos destaques. Até a reunião de ontem, Ramos tinha contato 109 pedidos de mudança no texto, sendo 24 feitos por bancadas e 85 individuais. A persistir tal volume de destaques, a votação se arrasta por mais tempo.

Na Comissão Especial são necessários 25 votos de um total de 49. Vencida a votação na comissão, o projeto pode ir ao plenário da Câmara, onde pode sofrer novas alterações via proposição de destaques e emendas, e precisa de ao menos 308 votos em dois turnos de votação.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que fazer a votação antes do recesso parlamentar previsto para o dia 18 de julho. Mas o tempo está cada vez mais “apertado”. Uma possibilidade, que seria uma grande vitória, é que o texto seja apreciado em 1º turno. Com a nova rodada acontecendo em agosto.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Setor em destaque

Estatais de saneamento querem flexibilizar regras para contratar empréstimos

Com regras mais fáceis para a entrada do setor privado, as estatais de saneamento querem que a concessão de empréstimos ao segmento seja menos rigorosa

Preocupação ambiental

Para empresários, discurso do governo sobre desmatamento mudou

Após reunião com o vice-presidente Hamilton Mourão, empresários parecem satisfeitos quanto aos compromissos firmados pelo governo a respeito do desmatamento

O melhor do Seu Dinheiro

MAIS LIDAS: O canto da sereia

Uma matéria alertando para os riscos do day trade foi a mais lida desta semana no Seu Dinheiro

Bilionários

Com a disparada das ações da Tesla, Elon Musk já é mais rico que Warren Buffett

A boa fase da Tesla na bolsa fez a riqueza pessoal de Elon Musk disparar, colocando-o no sétimo lugar do ranking de bilionários da Bloomberg; Warren Buffet é o 10º

Seu mentor de investimentos

Expansão do mercado: crescer para os lados é a solução

Expansão do mercado deve ocorrer de maneira horizontal através de IPOs, o que evitará inevitáveis bolhas e seus respectivos crashes.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements