Menu
2019-12-16T07:35:14-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
novo governo

Argentina dobra o valor de indenização por demissão

Por decreto, governo de Alberto Fernández ainda aumentou o imposto sobre exportações

16 de dezembro de 2019
7:33 - atualizado às 7:35
alberto_fernandez1
Alberto Fernández e Cristina Kirchner. - Imagem: Casa Rosada

O novo presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou o aumento dos custos para demissão sem justa causa e a elevação do imposto sobre exportação de produtos agrícolas.

Segundo o decreto publicado pelo governo, quem for demitido sem justa causa nos próximos 180 dias receberá o dobro do valor da rescisão de contrato.

O aumento sobre o imposto de exportação corresponde a 30% para soja, que anteriormente era 25%. Já milho e trigo passaram por uma alta de 7% para 12%. Exportação de carne bovina teve elevação de 7% para para 9%.

Desafios

Os decretos estão entre as primeiras medidas anunciadas por Fernández, que assumiu o governo no último dia 10. Ele tem como vice a ex-presidente e ex-senadora, Cristina Kirchner.

Fernández herda um país com problemas como uma dívida de US$ 44 bilhões com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Há uma parcela de US$ 11 bilhões da operação ainda a ser paga, mas Fernández anunciou que não pretende recorrer a este empréstimo.

Outro desafio do país é a inflação de quase 55% registrada neste ano e o cenário socioeconômico de 40% da população na pobreza. No comando do país, Fernández ainda enfrentará debates e temas impopulares, como o da legalização do aborto.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

segredos da bolsa

Com “Super Quarta” à frente, semana deve ser marcada por cautela e otimismo dos mercados

A divulgação de outros dados econômicos ao longo da semana deve colocar ainda mais pressão da decisão do Fed e do BC brasileiro

Novo apagão?

Governo federal prepara MP que abre caminho para racionamento de energia

Intenção é criar um comitê de crise que terá o poder de adotar medidas como a redução obrigatória de consumo e acionamento de termoelétricas

Entrevista exclusiva

O curioso caso da Dexxos, a sócia da Petrobras que trocou de nome e sobe 690% na bolsa

Rafael Alcides, CEO da Dexxos (antiga GPC), fala ao Seu Dinheiro sobre a longa recuperação judicial e as perspectivas futuras para a empresa

em busca de energia limpa

Criptomoedas: Elon Musk diz que Tesla vendeu 10% do que detinha em bitcoin

Segundo executivo, operação prova que a criptomoeda poder ser liquidada facilmente “sem mover o mercado”

imunização

Governo de São Paulo adianta em 30 dias vacinação contra a covid-19; veja novas datas

Plano é vacinar toda a população adulta do estado, ao menos com a primeira dose, até o dia 15 de setembro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies