Depois de dizer que estava “carregado e engatilhado” para uma resposta aos ataques contra a infraestrutura petrolífera da Arábia Saudita, o presidente Donald Trump usou seu “Twitter” para comunicar que pediu a seu secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, para ampliar substancialmente as sanções contra o Irã.
I have just instructed the Secretary of the Treasury to substantially increase Sanctions on the country of Iran!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) September 18, 2019
Estados Unidos e Arábia Saudita afirmam que o Irã teve envolvimento nos ataques. O país persa nega, apesar de reconhecer o direito dos rebeldes iemenitas, que assumiram a autoria do ataque, de fazer esse tipo de ação.
Antes de tuitar sobre as sanções, Trump tinha comemorado o fato de os EUA serem independentes em termos energéticos. Disse também que o país está na sua melhor forma, com forte poderio militar e com “a maior” economia.
So nice that our Country is now Energy Independent. The USA is in better shape than ever before. Strongest Military by far, biggest Economy (no longer even close), number one in Energy! MAGA = KAG!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) September 18, 2019
O tuíte sobre as sanções não teve impacto imediato sobre as cotações do petróleo. O barril do tipo WTI seguia operando em baixa de cerca de 1,7%, na linha dos US$ 58,30.
Logo após os ataques que ocorreram no fim de semana, a cotação chegou a subir 20%, mas teve firme movimento de baixa, ontem, depois que os sauditas disseram que vão retomar toda a capacidade perdida até o fim do mês. Além disso, EUA e outros países colocaram suas reservas estratégicas de petróleo à disposição.