Menu
2019-05-03T12:48:09-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Ela não

Bolsonaro: Não queremos outra Venezuela no continente

Presidente disse que preocupação deve se voltar para a Argentina e para quem poderá voltar a comandar o país

3 de maio de 2019
12:48
Bolsonaro Itamaraty
Presidente Jair Bolsonaro e chanceler Ernesto Araújo na Cerimônia de Formatura da Turma do Instituto Rio Branco - Imagem: Marcos Corrêa/PR

Em cerimônia de formatura no Itamaraty, o presidente Jair Bolsonaro pediu atenção à “querida, estimada e necessária imprensa” para dizer que além da Venezuela, nossa preocupação deve se voltar à Argentina e para quem poderá voltar a comandar aquele país.

“Não queremos e o mundo também não quer outra Venezuela mais ao Sul do continente”, disse, em referência à possibilidade de Cristina Kirchner voltar à presidência.

Na quinta-feira, em live no “Facebook”, Bolsonaro já tinha tocado no assunto, dizendo pedir a Deus para que a eleição de Kirchner não aconteça.

A eleição na Argentina acontecerá em outubro e o atual presidente, Mauricio Macri, enfrenta uma grave crise econômica. Também na live de ontem Bolsonaro disse que se Macri não está indo bem, “paciência, vai lutar para melhorar. O que não pode é a volta da Cristina Kirchner”.

Ainda segundo Bolsonaro, ninguém vai se envolver em questões fora do país, “mas tenho preocupação de que volte o governo anterior ao do Macri. A presidente (Kirchner) era ligada a Dilma, Lula, Venezuela e Cuba. Se isso voltar, a Argentina vai entrar em situação semelhante à Venezuela.”

Mensagem aos formandos

Aos formandos do Itamaraty, Bolsonaro destacou que temos um novo projeto de nação, escolhido pelas urnas, de ter um Brasil grande e próspero e que a política externa será essencial para obter sucesso nesse projeto.

Segundo o presidente, os formandos são convidados a dar voz ao nosso povo, defender os valores nacionais e levar o Brasil ao patamar de grandeza e prosperidade que se almeja.

A defesa da democracia e da liberdade na nossa região e no mundo é uma diretriz, pois apenas com o “império da lei e liberdade” podemos prosperar.

Bolsonaro aconselhou que eles estudem não só as correntes de comércio, mas também as correntes de pensamento.

“O mundo é um fluxo de bens e mercadorias, mas também é cada vez mais um fluxo de ideias. São essas ideias que determinarão a estrutura do poder político e econômico do futuro”, afirmou.

Bolsonaro também reafirmou que sua missão é fazer com que a sociedade e não o Estado seja a grande protagonista e pediu que os futuros diplomatas escutem o povo, aprendam com ele e levem sua voz aos quatro cantos do mundo.

O presidente também anunciou que os concursos para ingresso no Itamaraty serão mantidos.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

TRETA

Maia e Alcolumbre criticam Salles após atrito com Ramos

Presidente da Câmara diz que ministro do Meio Ambiente resolveu destruir o próprio governo

SE PROTEJA

Títulos de renda fixa atrelados ao IPCA viram opção

Alta da inflação em outubro faz investidores e gestores avaliarem novas formas de proteção de patrimônio

SELEÇÃO DE NOTÍCIAS

BDR, bitcoin, shopping: o melhor do Seu Dinheiro na semana

O fim de semana chegou com uma notícia bastante esperada pelos investidores: a volta do Ibovespa ao patamar de 100 mil pontos. O principal índice da B3 foi impulsionado esta semana por dois acontecimentos. O primeiro deles foi o alívio das preocupações em torno do risco fiscal brasileiro, com políticos e governo demonstrando compromisso com a manutenção do teto de gastos. Outro tema foi a esperança de aprovação de um pacote de estímulos […]

TRIBUTAÇÃO

É ilegal tributar doação fora do país, diz Toffoli

Ministro votou pela inconstitucionalidade da cobrança de ITCMD quando patrimônio herdado ou doado está no exterior

Prévia do terceiro trimestre

Grandes bancos começam a olhar crise pelo retrovisor, mas com lucro ainda em queda

Lucro combinado de Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander deve aumentar em relação ao trimestre anterior, mas ainda ficará bem abaixo dos patamares de 2019

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies