🔴 ONDE INVESTIR EM MARÇO: ESPECIALISTAS TRAZEM INSIGHTS SOBRE MACRO, AÇÕES, RENDA FIXA, FIIS E CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

A vida como ela é

Reforma da Previdência é complicada em qualquer lugar do mundo, porque mexe com interesses estabelecidos e com grupos de interesse. E o Brasil insere-se no grupo dos países mais complicados do mundo. Então, podemos nos preparar para tiro, porrada e bomba

25 de março de 2019
12:08
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o ministro da Economia, Paulo Guedes - Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil

“Quem é? Toca qual fundo? É tesoureiro de qual banco? Fundou qual empresa grande? É algum bilionário que eu não conheço?”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouvi essa bateria de perguntas de um grande gestor na semana passada. Há uma única linguagem respeitada pelos verdadeiros ganhadores de dinheiro e ela está descrita no parágrafo de abertura.

Lembrei-me do clássico de Warren Buffett: “Wall Street é o único lugar do mundo em que pessoas que andam de Rolls-Royce pedem conselhos a quem anda de metrô”. Pablo Triana também oferece versão parecida em “Lecturing Birds on Flying” — vamos nós, só porque conhecemos as regras da aerodinâmica, ensinar os pássaros a voar? Analogamente, como ensinar bilionários a ganhar dinheiro?

Fico sempre constrangido ao conversar com esse pessoal. Por trás do personagem, que, diga-se, também é verdadeiro, esconde-se uma pessoa bastante tímida.

Na sexta-feira, pude conversar com um tesoureiro de grande banco e um bilionário. Confesso que a melhor conversa mesmo foi com o meu filho, João Pedro, mas as outras duas foram bem boas também. E se digo “conversa” é pela ausência de termo melhor, porque, na verdade, nessas ocasiões assumo apenas a condição de ouvinte e aprendiz. Acho mesmo que tenho pouco, quase nada a oferecer-lhes e, portanto, fico calado tentando absorver o conhecimento alheio. Ao tratar de finanças, minhas orelhas ficam maiores e parecem se multiplicar diante de gente mais rica e inteligente do que eu, o que engloba apenas 99 por cento da população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aqui repasso as valiosas informações capturadas.

Leia Também

O tesoureiro estava vendendo dólares. O gestor bilionário estava trocando parte de suas posições em ações de empresas exportadoras por companhias apegadas ao ciclo doméstico, com destaque para Kroton e Braskem.

Embora sejam posições distintas, partiam basicamente do mesmo racional: os acontecimentos da semana passada, ao deteriorarem o preço dos ativos de risco brasileiro, abriram uma oportunidade de compra interessante. A leitura era de que, apesar da volatilidade e dos sustos em torno do tema Previdência, isso era mais ruído do que sinal. Poderia até ter ficado mais difícil ou atrasar, mas, no final, a imposição inexorável das condições materiais garantiria a aprovação da reforma previdenciária no final.

Ninguém disse que seria fácil, tampouco rápido ou livre de momentos de incerteza e insegurança. Muito pelo contrário. Aqui, reiteradas vezes argumentei em prol da necessidade de preparação psicológica do investidor para o que viria. Disse que notícias seriam vazadas para proteger determinados grupos de interesse, que certos deputados tentariam vender caro suas posições, que jogos de poder seriam jogados e que, por várias vezes, haveria choro e ranger de dentes. Reforma da Previdência é complicada em qualquer lugar do mundo, porque mexe com interesses estabelecidos e com grupos de interesse. E o Brasil insere-se no grupo dos países mais complicados do mundo. Então, podemos nos preparar para tiro, porrada e bomba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Minha sugestão segue a mesma de sempre: senta na mão. Essa é a hora de disciplina mental, tolerância à volatilidade e, se possível, adição marginal e gradativa de posições.

Não se trata aqui de dourar a pílula, tampouco da esperança ingênua típica dos ignorantes — o pessimismo sempre foi percebido como postura filosófica superior, de certa profundidade intelectual, enquanto o otimismo seria mais superficial e dotado de uma alegria imatura (Schopenhauer, Montaigne e, em alguma instância, Nietzsche sempre estiveram entre uma espécie de tríade incontestável da sabedoria; parte disso se deve a sua postura pessimista).

Semana passada

Reconheço que a semana passada foi péssima. E aqui me refiro à movimentação na margem, pois, como todos sabemos, importam mesmo os movimentos na margem, não no nível.

A reformulação da carreira dos militares veio em momento bastante ruim — ainda que possa ser meritória, dada a defasagem da categoria frente às demais, passa uma sinalização horrorosa neste momento, de falta de isonomia com as corporações e os grupos particulares; enquanto todos são cobrados por um sacrifício, os militares teriam melhoras de condições?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A prisão do presidente Temer tirou visibilidade sobre articulação no Congresso e sobre a postura do MDB principalmente (ainda que eu, Felipe, ainda prefira viver num país em que o combate à corrupção seja irrestrito).

Rodrigo Maia, importante nas negociações no Congresso, e o presidente Jair Bolsonaro estranharam-se nas redes sociais e em entrevistas à imprensa — sabe lá Deus todos os interesses que estão por trás dessa disputa pública, mas não parece uma boa ideia brigar com o dono da casa que vai servir o jantar; rusgas com o presidente da Câmara pouco agregam. Vale a volta também: não gera valor para o presidente da Câmara brigar com o chefe do Executivo; em especial, esse presidente da Câmara.

Maia cobra uma definição explícita do presidente Bolsonaro sobre o que seria a nova política. O Poder Executivo rebate dizendo que não jogará a velha política.

Comum à velha ou à nova, há apenas a política. E é disso que se trata aqui: do sentido clássico e etimológico da coisa, da polis grega, em seu sentido de cidade, essenciais para a organização social por meio de debates, diálogos, negociações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aqui é preciso diferenciar o que é meramente a conotação negativa dada a tal “velha política” do que é a essência do presidencialismo de coalizão. Marcos Lisboa e Samuel Pessôa chamaram brilhantemente atenção para esse ponto em artigos na Folha de ontem, em que lembram da possibilidade (talvez até mesmo necessidade) de se compartilhar poder em torno de um programa dentro do presidencialismo multipartidário, o que envolve negociar cargos e posições no gabinete após a negociação de um programa e de um projeto de país. Ao afastar essa possibilidade, o presidente Bolsonaro pode perder a parte mais nobre da política.

Apesar disso, não me parece razoável supor que tuítes mal colocados e alfinetadas na imprensa possam fazer-nos desviar da rota da recuperação. A reforma da Previdência é uma imposição inexorável. Sem ela, o país explode. E não temos vocação para explodir. Sem um ajuste nas contas previdenciárias, essa linha de despesa vai responder por 120 por cento do Orçamento em poucos anos.

Ninguém quer isso. Os parlamentares não querem porque precisam de suas emendas. O presidente quer porque sabe que seu governo acaba antes de começar se não aprovar a reforma da Previdência. Os governadores querem porque estão quebrados e precisam de dinheiro. E a população precisa porque o crescimento econômico e a melhor distribuição de renda exigem acerto das contas públicas.

O caminho vai ser tortuoso. Quando se está no meio de um furacão na travessia, a visibilidade é baixa. No final, porém, vai dar certo. É preciso apegar-se ao estrutural. A ação mexe pra cá e pra lá. O diabo da renda variável é que ela varia. No final do dia, acaba seguindo o lucro da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ibovespa

Encerro a contribuição de hoje com a imagem das buscas no Google pelo termo “Ibovespa” nos últimos 30 dias. O que será que está por trás do aumento recente?

Na Empiricus, costumamos dizer que somos uma empresa do “o que” (foco no resultado), não do “porquê" (certo desinteresse pelas potenciais causas). Então, deixemos as razões e as emoções de lado.

Em sua primeira encíclica, batizada “Deus é amor”, Bento XVI fala como o amor transmuta-se na forma de Eros (amor no sentido erótico, apaixonado, na sua chama incandescente) em Ágape (amor no sentido de afinidade, respeito, afeto, afeição, em algum grau autossacrifício).

As buscas apaixonadas por Ibovespa devem se transformar numa abordagem racional, em busca material de conhecimento, quebra da inércia dos investidores em manter seu dinheiro na poupança ou em outros produtos financeiros ruins dos bancos. Contas serão abertas nas corretoras, que farão diligentemente os projetos de know your client e depois suitability. A chama de uma paixão inicial transformada em estudo e diligência cotidianos, verdadeiro hábito de investir, mudança de comportamento, com seus benefícios e mazelas. A vida como ela é.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercados iniciam a semana estendendo o pessimismo da sexta-feira, mas com variações mais modestas. Há uma mistura de preocupação no exterior com a falta de resolução para as discussões entre Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia.

Lá fora gera temor principalmente porque oferece pouca capacidade de leitura. Indicadores ainda não mostram, mas é uma expansão muito longa e significativa, ao mesmo tempo em que a inversão dos yields sempre emite um alerta importante. China também é sempre uma caixa-preta — e do tamanho que está, pode ser uma bomba nuclear. Não estou dizendo necessariamente que é, mas, sim, que pouca gente (para não dizer ninguém) sabe algo de China.

PMIs industriais de Japão e Alemanha mostraram redução em março. Nos EUA, registrou sua pior performance em quase dois anos. Gera um alerta, é claro.

O yield do bond de dez anos do Tesouro alemão veio para o negativo pela primeira vez desde 2016, enquanto o rendimento do Treasury de dez anos caiu a 2,44 por cento, inferior ao nível pago pelo papel de três anos (juros longos inferiores aos curtos nos EUA costumam ser um indicador de preocupação com as recessões).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No momento, porém, parece mais uma desaceleração do que propriamente uma inversão súbita no sentido da recessão. Juros devem subir menos lá fora e alimentar fluxo para mercados emergentes.

Agenda local traz déficit em conta corrente, relatório Focus e IPC-S. Lá fora, sai atividade na região de Dallas.

Ibovespa Futuro cai 0,5 por cento. Juros futuros sobem e dólar cai.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
BOMBOU NO SD

Imposto de renda 2026 com prazo mais curto, a revanche dos bancões e o ‘cofrinho’ de 140% do CDI do Mercado Pago: veja as mais lidas da semana

8 de março de 2026 - 13:03

O atraso da Receita Federal bombou no Seu Dinheiro na última semana, junto com bancos grandes e pequenos

LOTERIAS

Lotofácil 3630 faz quatro novos milionários, enquanto Mega-Sena e Quina acumulam seus milhões

8 de março de 2026 - 9:57

Camaçari, Rio de Janeiro e Osasco tem novos milionários da Lotofácil; Mega-Sena e Quina acumulam prêmios maiores

A REUNIÃO IDEAL

Fórmula perfeita? Por que Jeff Bezos não usa power point e começa as reuniões com silêncio de 30 minutos

8 de março de 2026 - 9:30

Jeff Bezos não gosta de apresentações e valoriza a opinião dos funcionários, mesmo os mais juniores

FAVORITAS DO MERCADO

Axia (AXIA3) e Vale (VALE3) são as ações ‘queridinhas’ para o mês de março; veja a lista completa

7 de março de 2026 - 17:00

Ranking reúne as ações mais citadas por bancos e corretoras nas carteiras recomendadas do mês

METAIS PRECIOSOS

Ouro termina semana em queda de 3%: o que explica o movimento do metal em meio à tensão no Oriente Médio?

7 de março de 2026 - 16:00

Ouro sobre nesta sexta-feira (6), mas fecha semana no vermelho; entenda o que mexeu com o metal

IMPÉRIO MILIONÁRIO 

Hábitos financeiros: 3 coisas que sabotam sua riqueza, segundo um milionário “self-made”

7 de março de 2026 - 13:45

O melhor símbolo de status para um milionário é uma conta bancária robusta, segundo Brian David Crane

FICOU MAIS CARO

Em meio a guerra entre EUA e Irã, petróleo dispara 35% na semana, maior salto desde 1983

7 de março de 2026 - 11:45

Escalada do conflito no Oriente Médio provoca disparada histórica do petróleo, que ultrapassa os US$ 90; alta impulsiona ações da Petrobras na bolsa

FII DE HOSPITAL

Aquisição de R$ 334,2 milhões: TRXF11 mira no setor hospitalar e compra lajes corporativas alugadas ao Albert Einstein

6 de março de 2026 - 19:55

A compra e o contrato de locação de 25 anos envolvem 11 imóveis destinados a atividades médico-hospitalares

BOMBOU NO STREAMING

Anita Harley e a guerra por bilhões fazem sucesso no streaming: conheça a história da herdeira das Pernambucanas

6 de março de 2026 - 19:01

Documentário lidera ranking da plataforma de streaming ao detalhar a batalha judicial entre uma secretária de confiança e uma suposta esposa

PAPEL QUE VALE OURO?

Fim das cédulas clássicas de real: se você tem uma nota antiga do Banco Central, pode estar com um tesouro escondido e nem imagina

6 de março de 2026 - 15:45

Enquanto o Banco Central recolhe as cédulas da primeira família do real, a disputa pelos itens cresce e preços que já ultrapassam R$ 5 mil

IGUALDADE DE GÊNERO

Dia Internacional da Mulher não é feriado, mas é data significativa para luta pela igualdade de gênero; veja a história do 8 de Março

6 de março de 2026 - 12:11

Entenda a origem do Dia da Mulher, marcada por lutas e pala reivindicação de direitos, igualdade e reconhecimento.

DE REPENTE, MILIONÁRIA

Depois de quatro anos ignorando conselho do marido, mulher ganha casa na “loteria” e agora pode ser considera multimilionária

6 de março de 2026 - 10:09

Nicola Dickinson, do Reino Unido, ganhou sorteio e agora é dona de uma casa avaliada em muitos milhões

ENTRE A TEIMOSIA E A SIMPLICIDADE

Lotofácil 3628 deixa duas pessoas mais perto do primeiro milhão; Mega-Sena 2980 acumula e prêmio vai a R$ 50 milhões

6 de março de 2026 - 6:48

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (5). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Consequentemente, os prêmios em jogo aumentaram.

FATURA DO SOCORRO

A conta chegou: FGC confirma antecipação de 5 anos de contribuições para cobrir rombo do Master

5 de março de 2026 - 19:15

Segundo o Fundo Garantidor de Crédito, 94% do montante total a ser pago já foi distribuído, e 675 mil credores já receberam seus valores

CORTA EM MARÇO OU ESPERA?

XP mantém expectativa de redução da Selic mesmo com tensões geopolíticas e eleições; entenda os motivos

5 de março de 2026 - 18:58

Corretora de investimentos espera um corte de 0,5 ponto percentual mesmo após o acirramento dos conflitos no Oriente Médio, que podem impactar o petróleo em ano de eleição no Brasil

OURO LÍQUIDO

A saga de uma família que fez um empréstimo para buscar água e encontrou petróleo. Mas ela vai poder explorar?

5 de março de 2026 - 18:36

Após investir R$ 15 mil em busca de água, família encontra petróleo e se vê no meio de uma burocracia que não resolve a questão do óleo e nem da água

CENÁRIO POSITIVO

‘Boom’ do e-commerce impulsiona galpões logísticos; entenda qual a relação da Shopee com isso e como você pode se beneficiar com FIIs

5 de março de 2026 - 15:35

Mercado Livre, Shopee e Casas Bahia ocupam o pódio de inquilinos dos galpões logísticos no Brasil; quais são as perspectivas para o segmento?

TECNOLOGIA

Acabou para o Mark Zuckerberg? Aplicativo alerta usuários se alguém por perto está usando óculos inteligentes da Meta e da Snap

5 de março de 2026 - 13:04

Aplicativo detecta e alerta para a presença de óculos inteligentes da Meta, do Elon Musk, e da Snap através de sinais Bluetooth

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Como baixar o app que conta as calorias do seu prato com uma simples foto e deixou o fundador virar milionário

5 de março de 2026 - 11:16

Aplicativo utiliza inteligência artificial para contar calorias; em 2025, a receita anual da empresa foi de US$ 40 milhões

SÓ DEU ELA

Lotofácil desencanta com 45 vencedores, mas apenas 3 vão receber valores milionários; Mega-Sena já promete R$ 45 milhões hoje

5 de março de 2026 - 6:58

A Lotofácil acaba de pagar o prêmio principal pela primeira vez em março. Todas as demais loterias sorteadas na quarta-feira (4) acumularam.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar