Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-01-11T15:14:33-02:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Pontos importantes para a economia

Controle da inflação é processo contínuo e reformas são essenciais

Em evento no Rio, Ilan disse que IPCA de 2018 ficou “em torno da meta”, mas que o mais importante são as expectativas orbitando as metas até 2020

11 de janeiro de 2019
15:14
Ilan Goldfajn, ex-presidente do Banco Central
Ilan Goldfajn, ex-presidente do Banco Central - Imagem: Beto Nociti/BCB

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, afirmou que o controle da inflação é um processo contínuo e que os ajustes e reformas “são essenciais” para manter os preços baixos no médio e longo prazos, para a queda do juro estrutural e para a recuperação sustentada da economia.

Ilan discursa na abertura do evento que marca o lançamento da coleção digital “História Contada do Banco Central do Brasil”. Estão presentes 13 ex-presidentes da instituição.

O presidente também fez um breve comentário sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2018, que fechou em 3,75% ao ano “em torno da meta”, que era de 4,5% com banda de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Mais importante que o resultado de 2018, segundo Ilan, é que as expectativas para os próximos anos encontram-se, também, ao redor das metas de 4,25% para 2019, 4% para 2020, e 3,75% para 2021.

“No regime de metas para a inflação, a confiança de que a política monetária será ajustada quando houver desvios relevantes da inflação com relação à meta é que gera a ancoragem das expectativas, com é o caso hoje em dia”, disse Ilan.

Os ex-presidente Alexandre Tombini também discursou na abertura do evento, lembrando da história do BC desde a criação em 1965. Segundo Tombini, o sistema de metas de inflação se consolidou como ancora nominal da economia brasileira, com o câmbio tomando conta do balanço de pagamentos e a política monetária cuidando da inflação.

Estão presentes Ernane Galvêas, Carlos Geraldo Langoni, Fernão Bracher, Fernando Milliet, Wadico Bucchi, Pedro Malan, Persio Arida, Gustavo Loyola,  Gustavo Franco, Francisco Lopes, Arminio Fraga, Henrique Meirelles e Alexandre Tombini.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Ajuste seu relógio

Pregão terá uma hora a mais a partir de novembro; entenda a mudança e veja a nova agenda da bolsa

As alterações começam a valer a partir do dia 8 de novembro; a B3 vai ajustar a bolsa para refletir o fim do horário de verão nos EUA

Nada de penny stock

Na Saraiva (SLED3 e SLED4), uma medida para aliviar a pressão da CVM — mas que não tira a corda do pescoço

A Saraiva (SLED3 e SLED4) quer fazer um grupamento de ações na proporção de 35 para 1, saindo da casa dos centavos — mas perdendo liquidez

Seu Dinheiro no sábado

O que esperar para os seus investimentos até 2024?

Como parte das comemorações de três anos do Seu Dinheiro, montamos um conteúdo especial para discutir o cenário de investimentos até 2024

PAPO CRIPTO #004

Bitcoin (BTC) pode chegar aos US$ 100 mil ainda este ano, tudo depende dos EUA, afirma André Franco ao Papo Cripto

As gamecoins como o Axie Infinity devem movimentar ainda mais o mercado até o final do ano

ATENÇÃO, ACIONISTA

Hapvida (HAPV3) vai recomprar até 100 milhões de ações; papéis acumulam queda de 17% no ano

A operadora de saúde anunciou hoje que dará início a um programa de recompra de papéis com duração de até 18 meses

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies