Menu
2019-12-12T11:26:48-03:00
Estadão Conteúdo
Segundo mês de avanço

Volume de serviços sobe 0,8% em outubro ante setembro, afirma IBGE

Resultado ficou acima das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que previam desde uma queda de 0,4% a um avanço de 0,6%, com mediana positiva de 0,2%

12 de dezembro de 2019
11:26
Serviços
Imagem: Shutterstock

O volume de serviços prestados subiu 0,8% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou nesta quinta-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, o resultado foi revisto de uma alta de 1,2% para avanço de 1,5%.

O resultado ficou acima das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que previam desde uma queda de 0,4% a um avanço de 0,6%, com mediana positiva de 0,2%.

Na comparação com outubro do ano anterior, houve alta de 2,7% em outubro de 2019, já descontado o efeito da inflação. Nessa comparação, as previsões iam de expansão de 1,1% a aumento de 3,4%, com mediana positiva de 1,6%.

A taxa acumulada no ano foi de 0,8%. Em 12 meses, também houve elevação de 0,8%.

Desde outubro de 2015, o órgão divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Antes disso, o IBGE anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal subiu 1,4% em outubro ante setembro. Na comparação com outubro de 2018, houve aumento de 6,0% na receita nominal.

Quatro das cinco atividades de serviços registraram avanços na passagem de setembro para outubro. Na média global, houve elevação de 0,8%.

Houve expansão em transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,1%), informação e comunicação (1,8%), serviços prestados às famílias (1,5%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (0,1%).

O volume de serviços prestados encolheu apenas na atividade de outros serviços, com recuo de 0,3%. Já o agregado especial de atividades turísticas registrou alta de 1,5% em outubro ante setembro.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

PRESIDENTE DO SENADO

Alcolumbre promete pautar vetos no dia 4, incluindo desoneração e saneamento

Senadores também pretendem colocar em votação na mesma semana o projeto de autonomia do Banco Central

Esquenta dos mercados

Aversão generalizada ao risco aponta para abertura em queda do Ibovespa

Falta de acordo nos EUA, avanço da pandemia e politização de vacina azedam o humor dos investidores

NÚMEROS DA PANDEMIA

Covid-19: Brasil tem 24.818 novos casos em 24 horas

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o País contabilizou 5.298.772 casos confirmados de covid-19

Exclusivo SD Premium

Os senhores do universo: grandes tacadas e ferroadas no mercado internacional

Se o caro amigo leitor está pensando em investir fora do Brasil, dou a maior força. Mas tenha em mente que lá é a primeira divisão, seus oponentes são os melhores traders do mundo

3º trimestre

Tesla: 5 números do balanço que surpreendeu o mercado

2020 tem sido um ano e tanto para as ações da montadora, que acumula uma alta superior a 420% e que pode fechar o seu primeiro ano no azul

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies