Após a 11º queda consecutiva nas projeções do mercado para a economia brasileira divulgado na última segunda-feira, o Banco Central acaba de divulgar os últimos números do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, avaliando o ritmo da economia brasileira. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (15).
Segundo dados do BC, a economia teve nova baixa e recuou 0,28% em março, no comparativo com fevereiro. O índice já vinha de um recuo de 0,98% no mês de fevereiro. A queda no primeiro trimestre de 2019 foi de 0,68%.
O IBC-Br passou de 137,07 pontos para 136,62 pontos, alcançando o menor resultado para o mês desde maio de 2018. O resultado veio próximo do esperado pelos analistas ouvidos pelo Broadcast.
A previsão do Banco Central para a atividade doméstica em 2019 é de avanço de 2,0%. O número deve ser revisto para baixo no próximo Relatório Trimestral de Inflação (RTI), marcado para junho.
Comparado ao mesmo mês de 2018, o indicador de março apresentou um resultado pior do que a média dos números esperados. Na comparação, houve uma queda de 2,52%, ante a queda de 2,30% projetada pelos especialistas.
Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta terça-feira, 14, o BC já havia afirmado que os "indicadores disponíveis sugerem probabilidade relevante de que o PIB tenha recuado ligeiramente no primeiro trimestre do ano, na comparação com o trimestre anterior".
*Com Estadão Conteúdo