Menu
2019-04-05T09:54:03-03:00
Estadão Conteúdo
Powell com a corda no pescoço?

Trump tem reclamado do presidente do Fed por sua condução da política monetária

Presidente americano argumenta que, se não tivessem ocorrido as altas nos juros, a produção econômica e as ações estariam melhores

2 de abril de 2019
18:53 - atualizado às 9:54
O presidente dos EUA Donald Trump
O presidente americano Donald Trump - Imagem: Shutterstock

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem criticado o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) por conter o impulso econômico e o mercado acionário. Apenas na última semana, Trump criticou Fed e seu presidente, Jerome Powell, em três reuniões com senadores, partidários e membros de sua equipe, argumentando que, se não tivessem ocorrido as altas recentes nos juros, a produção econômica e as ações estariam melhores e o déficit orçamentário teria aumentado menos.

Trump ainda criticou o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, por ter recomendado Powell para o posto. O presidente comentou ter dito ao próprio Powell que estava "preso a ele", em telefonema. Segundo o principal assessor econômico do presidente, Lawrence Kudlow, Trump desejava que o Fed cortasse a taxa de juros em meio ponto porcentual.

Powell e outros dirigentes do Fed, por sua vez, têm afirmado que o banco central não se curva a pressões políticas. Em entrevista no mês passado, Powell comentou que não acredita que o presidente tenha autoridade para retirá-lo do posto e que ele não renunciaria ao posto se a Casa Branca pedisse isso.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

fechamento dos mercados

Ibovespa desacelera com queda de Petrobras, mas fecha acima de 110 mil com Itaú e Vale e sobe 4% na semana

Bolsas americanas fecham para cima, renovando máximas históricas, em sessão mais curta; por aqui, ações de Petrobras reduziram alta perto do fim da sessão, eventualmente virando e fechando em queda, tirando índice acionário local da proximidade do pico intradiário

Urgente

Guilherme Boulos é diagnosticado com Covid-19

As agendas de campanha foram todas suspensas, e a coordenação da campanha vai propor à TV Globo que o último debate, previsto para hoje, seja feito de forma virtual.

Novidade no mercado

CMN: corretora de título e valor mobiliários pode prestar serviço de pagamento

Com isso, as SCTVM e SDTVM deverão optar entre a manutenção das atuais contas de registro ou a utilização de contas de pagamento.

Novidades na bolsa

B3 vai lançar 37 BDRs de fundos de índices estrangeiros (ETF)

Com os novos BDRs, os investidores brasileiros poderão ficar expostos à variação de uma série de fundos que acompanham índices estrangeiros sem sair da B3

Retorno

Vale consegue licença para retomar operações em Serra Leste, no Pará

As operações estão paralisadas desde janeiro de 2019, após a mineradora ter atingido o limite da área até então licenciada para extração de minério de ferro.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies