Menu
2019-06-25T19:34:51-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Crédito

Banco Central reduz custo e estimula home equity

Modalidade de empréstimo tem imóvel como garantia e BC quer ampliar volume de operações

25 de junho de 2019
19:27 - atualizado às 19:34
Casas-dinheiro-bancoimobiliario
Imagem: Shutterstock

O Banco Central (BC) quer ampliar a parcela de empréstimos com garantia de imóveis, o chamado home equity, e começou a facilitar esse tipo de operação.

Toda a vez que o banco faz um empréstimo, as regras prudenciais exigem um requerimento de capital de seus acionistas. O que o BC fez foi reduzir essa necessidade de capital para empréstimos com saldo devedor de até 50% do valor de avaliação do imóvel. Ao fazer isso, o BC estimula uma redução do juro cobrado na operação.

“Os ajustes contribuem para o desenvolvimento de uma das modalidades de empréstimos mais seguras e baratas do mercado de crédito”, diz o BC em nota.

Também em nota, o BC avalia o potencial de crescimento do home equity no Brasil. Enquanto nos EUA essas linhas representam cerca de 15% do crédito residencial, no Brasil tal percentual é inferior a 2%. A avaliação é de que o crescimento do home equity pode contribuir para reduzir o custo de crédito.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Renovação do Conselho

Comitê interno da Petrobras desaprova dois nomes indicados ao Conselho

Indicados foram considerados inaptos pelo Comitê de Pessoas por terem atuado em empresas com relação direta com a estatal nos últimos três anos

ESTRADA DO FUTURO

A equação do e-commerce: onde estamos investindo quando o assunto é varejo

O varejo é grande demais para exista um tipo de “vencedor leva tudo”. Na geração de demanda é a mesma coisa. Todos estão crescendo como derivada de uma tendência maior, que é o desenvolvimento do e-commerce

CRIPTOMOEDA

Bitcoin ultrapassa US$ 60 mil antes de abertura de capital da Coinbase Global

Criptomoeda teve alta de 4,87%, a quatro dias de IPO da maior corretora de moedas digitais dos EUA

pandemia

Mortes por Covid-19 cresceram 468% no Brasil entre janeiro e março, alerta Fiocruz

Para os novos casos, o aumento foi de 701%; Sul e Centro-Oeste tendem a cenário mais crítico nas próximas semanas.

IPCA DE MARÇO

Inflação vai a 0,93% e mercado vê risco de estourar meta

Taxa acumulada passou a 6,10% no mês passado, reforçando temor de que inflação oficial termine o ano acima do teto da meta, de 5,25%.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies