Menu
2019-08-29T19:11:13-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Facilitando a vida

Corretoras poderão emprestar ativos próprios para uso como garantia

Medida foi anunciada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e alinha regras locais às existentes nos demais mercados

29 de agosto de 2019
19:11
Imagem mostra pontos que formam saco de dinheiro
Imagem: Shutterstock

Quando você quer montar uma posição vendida ou operar derivativos e contratos futuros, a corretora te exige garantia, normal. Você vai lá, compra títulos do Tesouro ou deposita margem. Agora, corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários poderão emprestar ativos próprios a seus clientes para uso como garantia.

A nova regulamentação foi feita pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e atende à necessidade de clientes que possuem ativos de boa qualidade, mas que não são aceitos como garantia pelas câmaras ou prestadores de serviço de compensação e liquidação. Exemplo, cotas de um fundo que invista nos mesmos títulos do Tesouro.

De acordo com chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro, João André Pereira, essa demanda era muito forte por parte das corretoras que atuam com commodities.

Ainda de acordo com Pereira, corretoras e clientes acertarão entre si a necessidade ou não de contragarantia. A corretora te empresta os títulos e retém suas cotas de fundo, por exemplo.

Em nota, o Banco Central (BC) explica que a mudança aproxima a regulação do Sistema Financeiro Nacional (SFN) com as melhores práticas dos mercados internacionais, nos quais as sociedades intermediadoras já têm por prática apresentar garantias em nome dos clientes, utilizando ativos de suas carteiras próprias.

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

em busca de energia limpa

Criptomoedas: Elon Musk diz que Tesla vendeu 10% do que detinha em bitcoin

Segundo executivo, operação prova que a criptomoeda poder ser liquidada facilmente “sem mover o mercado”

imunização

Governo de São Paulo adianta em 30 dias vacinação contra a covid-19; veja novas datas

Plano é vacinar toda a população adulta do estado, ao menos com a primeira dose, até o dia 15 de setembro

luto

Ex-presidente do BC Carlos Langoni morre de covid-19 no Rio

Carlos Langoni trabalhou no governo na virada das décadas de 1970 e 1980, quando foi presidente do BC; ele colaborou com a equipe econômica do ministro Paulo Guedes, quase 40 anos depois

nos eua

Nova ‘ação meme’? Orphazyme dispara quase 1400% em um dia e mercado não sabe por quê

Investidores da empresa aguardam uma importante atualização sobre um tratamento experimental para a doença de Niemann-Pick; sem novidades, mercado não sabe a razão da alta

entrevista

Superávit primário pode voltar em 2024, diz secretário do Tesouro

Jeferson Bittencourt diz que a melhora no quadro fiscal do País não é “sorte”; confira a entrevista

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies