🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Olivia Bulla

Olivia Bulla

Olívia Bulla é jornalista, formada pela PUC Minas, e especialista em mercado financeiro e Economia, com mais de 10 anos de experiência e longa passagem pela Agência Estado/Broadcast. É mestre em Comunicação pela ECA-USP e tem conhecimento avançado em mandarim (chinês simplificado).

A Bula da Semana

A Bula da Semana: Novo mês, mesmas resoluções

Mercado Financeiro continua confiante em um desfecho da guerra comercial entre EUA e China e na aprovação da reforma da Previdência no Congresso

Olivia Bulla
Olivia Bulla
2 de setembro de 2019
5:29 - atualizado às 20:46

Setembro começa com um feriado nos Estados Unidos (Labor Day), o que tende a drenar a liquidez do mercado financeiro nesta segunda-feira. Mas a calmaria no início deste mês é bem-vinda, após a turbulência nos ativos globais em agosto, com a guerra comercial entre Estados Unidos e China ditando o vaivém dos negócios.

O dia, então, é propício para os investidores reavaliarem o cenário e reverem as resoluções para o novo mês, após a ausência de notícias mais negativas na reta final do mês passado ter favorecido um contexto pontual de otimismo. A ver, então, se esse cenário mais animador se confirma, o que permitiria aos mercados viver momentos de maior estabilidade.

O fator-chave continua girando em torno da disputa sino-americana no comércio, após novas tarifas contra produtos chineses e dos EUA entrarem em vigor ontem. Enquanto a decisão da Casa Branca pode deixar empresas e consumidores norte-americanos mais vulneráveis à rodada de tarifas, que, desta vez, atinge bens de consumo que variam de calçados e roupas, passando por produtos de tecnologia, a retaliação chinesa ora em curso tem como alvo o núcleo do apoio político de Trump, atingindo fábricas e fazendas no Centro-Oeste e no Sul dos EUA, à medida que se aproxima a eleição presidencial no país.

Mas a expectativa ainda é de que uma nova rodada de negociações entre representantes da China e dos EUA aconteça neste mês. Ainda não há detalhes sobre a data, mas o local do encontro será em Washington. E qualquer novidade sobre essa reunião tende a influenciar o comportamento dos mercados, sendo que sinais de progresso nas tratativas abrem o apetite por ativos de risco, enquanto qualquer revés tende a resgatar a aversão entre os investidores.

Afinal, o principal temor continua sendo em relação ao impacto da guerra comercial na economia global. Esse receio mantém o radar também nos bancos centrais, em meio à expectativa de estímulos adicionais para evitar maiores estragos na desaceleração econômica. Dados sobre o emprego nos EUA e a inflação no Brasil, além de números sobre a atividade pelo mundo, tendem a calibrar as apostas em relação ao rumo dos juros ao longo deste mês.

Previdência também no radar

Setembro também pode ser marcado por avanços da reforma da Previdência no Senado. Após a leitura do parecer do relator, Tasso Jereissati, na CCJ na semana passada, a expectativa está na votação da proposta, o que deve acontecer na quarta-feira. Se for aprovada, a matéria já segue para o plenário da Casa.

Leia Também

A previsão é de que a proposta de novas regras para aposentadoria seja incluída na pauta no início da semana que vem. Se confirmada, a primeira fase de votação entre os senadores deve ocorrer na última semana de setembro, com o segundo turno esperado para até 10 de outubro.

Para ser aprovada no plenário, a PEC precisa obter 49 votos favoráveis, de 81 senadores. Enquanto isso, na Câmara, os deputados devem apreciar a chamada “PEC paralela”, que inclui estados e municípios na reforma e institui a cobrança previdenciária do agronegócio exportador, entre outras mudanças. A PEC paralela deve chegar ao Senado em seguida.

Com isso, o Congresso tenta cumprir a meta de aprovar a reforma da Previdência neste ano, o que permite que a proposta entre em vigor a partir de 2020. Porém, não deve haver tempo hábil para nenhum outro grande tema entrar na ordem do dia ainda em 2019, o que tende a manter o cenário de crescimento econômico fraco do país.

Sabe-se que a agenda de reformas tende a aumentar o crescimento potencial da economia brasileira no médio e longo prazos, mas tem pouco efeito na aceleração do ritmo de recuperação econômica no curto prazo. Com isso, os ativos locais perdem um bom amortecedor no caso de uma piora das condições externas, deixando o Brasil à deriva.

A percepção é de que o crescimento econômico ainda fraco, reduz as oportunidades no mercado doméstico, principalmente na Bolsa brasileira. Ainda mais diante das discussões sobre como um dólar valorizado, que há duas semanas é cotado acima de R$ 4,00, pode atrapalhar o ciclo de cortes nos juros básicos.

Confira a seguir os principais destaques desta semana, dia a dia:

Segunda-feira: A semana começa com o relatório de mercado Focus (8h30), que pode trazer revisões nas estimativas para o crescimento econômico (PIB) e as taxas de câmbio e de juros (Selic), após os eventos ocorridos na semana passada. Também merece atenção o desempenho da balança comercial em agosto (15h). No exterior, destaque para o feriado nos EUA.

Terça-feira: O desempenho da indústria nacional em julho é o destaque do dia, lançando luz sobre o ritmo da atividade industrial na virada do primeiro para o segundo semestre.

Quarta-feira: Dados de atividade nos setores industrial e de serviços na Europa recheiam a agenda do dia, que traz também os números da balança comercial nos EUA em julho, além do Livro Bege do Federal Reserve.

Quinta-feira: A agenda dos EUA está carregado e traz como destaque o relatório ADP sobre a geração de postos de trabalho no setor privado. Também serão conhecidos dados sobre a produtividade e o custo da mão de obra, além das encomendas às fábricas no país e do índice ISM do setor de serviços.

Sexta-feira: A semana chega ao fim com os dados oficiais de agosto sobre a inflação ao consumidor brasileiro (IPCA) e sobre o mercado de trabalho nos EUA (payroll), com a geração de vagas no país, a taxa de desemprego e o ganho médio por hora. Também merece atenção a participação do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em um evento. Ainda no mesmo dia, sai o IGP-DI do mês passado e o PIB da zona do euro no segundo trimestre.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SD ENTREVISTA

Ninguém vai poder ficar em cima do muro na guerra comercial de Trump — e isso inclui o Brasil; entenda por quê

1 de maio de 2025 - 6:54

Condições impostas por Trump praticamente inviabilizam a busca por um meio-termo entre EUA e China

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Falta pouco agora

30 de abril de 2025 - 19:45

Depois de lambermos a lona no início de janeiro, a realidade acabou se mostrando um pouco mais piedosa com o Kit Brasil

JUNTANDO OS TIJOLINHOS

Gafisa (GFSA3) recebe luz verde para grupamento de 20 por 1 e ação dispara mais de 10% na bolsa

30 de abril de 2025 - 13:57

Na ocasião em que apresentou a proposta, a construtora informou que a operação tinha o intuito de evitar maior volatilidade e se antecipar a eventuais cenários de desenquadramento na B3

Mundo FIIs

Fundos imobiliários: ALZR11 anuncia desdobramento de cotas e RBVA11 faz leilão de sobras; veja as regras de cada evento

30 de abril de 2025 - 11:06

Alianza Trust Renda Imobiliária (ALZR11) desdobrará cotas na proporção de 1 para 10; leilão de sobras do Rio Bravo Renda Educacional (RBVA11) ocorre nesta quarta (30)

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Alguém está errado: Ibovespa chega embalado ao último pregão de abril, mas hoje briga com agenda cheia em véspera de feriado

30 de abril de 2025 - 8:03

Investidores repercutem Petrobras, Santander, Weg, IBGE, Caged, PIB preliminar dos EUA e inflação de gastos com consumo dos norte-americanos

SD ENTREVISTA

Nova Ordem Mundial à vista? Os possíveis desfechos da guerra comercial de Trump, do caos total à supremacia da China

30 de abril de 2025 - 5:52

Michael Every, estrategista global do Rabobank, falou ao Seu Dinheiro sobre as perspectivas em torno da guerra comercial de Donald Trump

DIÁRIO DOS 100 DIAS

Donald Trump: um breve balanço do caos

29 de abril de 2025 - 21:00

Donald Trump acaba de completar 100 dias desde seu retorno à Casa Branca, mas a impressão é de que foi bem mais que isso

DIA 100

Trump: “Em 100 dias, minha presidência foi a que mais gerou consequências”

29 de abril de 2025 - 19:12

O Diário dos 100 dias chega ao fim nesta terça-feira (29) no melhor estilo Trump: com farpas, críticas, tarifas, elogios e um convite aos leitores do Seu Dinheiro

MERCADO DE METAIS ESSENCIAIS

Bolsa de Metais de Londres estuda ter preços mais altos para diferenciar commodities sustentáveis

29 de abril de 2025 - 9:15

Proposta de criar prêmios de preço para metais verdes como alumínio, cobre, níquel e zinco visa incentivar práticas responsáveis e preparar o mercado para novas demandas ambientais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando o plano é não ter plano: Ibovespa parte dos 135 mil pontos pela primeira vez em 2025 em dia de novos dados sobre mercado de trabalho dos EUA

29 de abril de 2025 - 8:25

Investidores também se preparam para o relatório de produção e vendas da Petrobras e monitoram entrevista coletiva de Galípolo

Insights Assimétricos

Trump quer brincar de heterodoxia com Powell — e o Fed que se cuide

29 de abril de 2025 - 6:06

Criticar o Fed não vai trazer parceiros à mesa de negociação nem restaurar a credibilidade que Trump, peça por peça, vem corroendo. Se há um plano em andamento, até agora, a execução tem sido tudo, menos coordenada.

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: EUA, novo mercado emergente

28 de abril de 2025 - 20:00

Não tenham dúvidas: chegamos todos na beira do abismo neste mês de abril. Por pouco não caímos.

EFEITOS DA GUERRA COMERCIAL

Acabou para a China? A previsão que coloca a segunda maior economia do mundo em alerta

28 de abril de 2025 - 18:45

Xi Jinping resolveu adotar uma postura de esperar para ver os efeitos das trocas de tarifas lideradas pelos EUA, mas o risco dessa abordagem é real, segundo Gavekal Dragonomics

GUERRA DOS CHIPS

Huawei planeja lançar novo processador de inteligência artificial para bater de frente com Nvidia (NVDC34)

28 de abril de 2025 - 13:33

Segundo o Wall Street Journal, a Huawei vai começar os testes do seu processador de inteligência artificial mais potente, o Ascend 910D, para substituir produtos de ponta da Nvidia no mercado chinês

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planos pré-feriado: Ibovespa se prepara para semana mais curta, mas cheia de indicadores e balanços

28 de abril de 2025 - 8:06

Dados sobre o mercado de trabalho no Brasil e nos EUA, balanços e 100 dias de Trump são os destaques da semana

AÇÕES EM PETRÓLEO

Prio (PRIO3): Conheça a ação com rendimento mais atrativo no setor de petróleo, segundo o Bradesco BBI

26 de abril de 2025 - 16:47

Destaque da Prio foi mantido pelo banco apesar da revisão para baixo do preço-alvo das ações da petroleira.

CONCESSIONÁRIAS

Negociação grupada: Automob (AMOB3) aprova grupamento de ações na proporção 50:1

26 de abril de 2025 - 12:40

Com a mudança na negociação de seus papéis, Automob busca reduzir a volatilidade de suas ações negociadas na Bolsa brasileira

BOLSA BRASILEIRA

Evasão estrangeira: Fluxo de capital externo para B3 reverte após tarifaço e já é negativo no ano

26 de abril de 2025 - 11:12

Conforme dados da B3, fluxo de capital externo no mercado brasileiro está negativo em R$ 242,979 milhões no ano.

3 REPETIÇÕES DE SMFT3

Smart Fit (SMFT3) entra na dieta dos investidores institucionais e é a ação preferida do varejo, diz a XP

25 de abril de 2025 - 19:15

Lojas Renner e C&A também tiveram destaque entre as escolhas, com vestuário de baixa e média renda registrando algum otimismo em relação ao primeiro trimestre

QUEDA LIVRE

Ação da Azul (AZUL4) cai mais de 30% em 2 dias e fecha semana a R$ 1,95; saiba o que mexe com a aérea

25 de abril de 2025 - 18:03

No radar do mercado está o resultado da oferta pública de ações preferenciais (follow-on) da companhia, mais um avanço no processo de reestruturação financeira

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar