Menu
2019-11-06T12:22:54-03:00
Estadão Conteúdo
O futuro chegou

Presidente do BC prevê sistema de pagamentos instantâneos até fim de 2020

Presidente do BC disse ainda que o sistema de pagamentos instantâneos permitirá operações sete dias por semana, 24 horas por dia

6 de novembro de 2019
12:19 - atualizado às 12:22
pagamento instantâneo
Imagem: Shutterstock

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, destacou nesta quarta-feira, 6, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, duas iniciativas da instituição que estão em andamento, com foco no mercado bancário: o open banking e o sistema de pagamentos instantâneos.

Ao tratar do open banking - que trata da disponibilização dos dados dos clientes entre as diferentes instituições -, Campos Neto afirmou que isso vai gerar competição no mercado. "Hoje os donos dos dados são os bancos. O open banking vai obrigar o banco a abrir os dados quando ele quiser. É um movimento grande que estamos fazendo para gerar competição", afirmou Campos Neto.

O presidente do BC disse ainda que o sistema de pagamentos instantâneos permitirá operações sete dias por semana, 24 horas por dia. Assim, haverá menos demanda por dinheiro vivo nas transações.

Campos Neto afirmou ainda que o sistema de pagamentos instantâneos deve ser lançado no Brasil até o fim do ano que vem.

"O Fed Federal Reserve acabou de anunciar que terá um sistema de pagamento instantâneo em 2023 ou 2024. Nós teremos em 2020", pontuou Campos Neto.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

De volta ao topo

País volta a ser maior mercado de caminhão da Mercedes, que reafirma investimento

O volume supera os 24,5 mil caminhões vendidos na Alemanha, que caiu para a segunda posição no ranking de mercados globais da montadora.

Retomada

Faturamento da indústria de máquinas sobe 38,5% em janeiro em comparação anual

A expectativa é de que as vendas internas continuem positivas.

Banco digital

Modalmais entra com pedido de IPO na B3 e esquenta disputa das plataformas de investimento

O pedido de IPO acontece menos de um ano depois do acordo fechado para a venda de até 35% do capital do Modalmais para o Credit Suisse, em um negócio que avaliou o banco digital em R$ 5 bilhões

bom potencial de alta

Quanto as ações da Eletrobras podem valer com a privatização? Veja os cálculos dos analistas

MP enviada ao Congresso prevê processo de capitalização da companhia, que resultará na diluição da participação do governo no capital social

Parceria vai voar?

Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam

A suspeita é que a Delta tenha mais influência na administração da Aeroméxico do que o anteriormente informado ao Cade.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies