Menu
2019-08-14T18:32:22-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
guinada populista?

Derrotado nas primárias, Macri anuncia congelamento de preços e aumento do salário mínimo

Medidas fazem parte de um pacote econômico e buscam acenar a parte do eleitorado, que deu vitória ao candidato da oposição nas prévias do último domingo

14 de agosto de 2019
12:08 - atualizado às 18:32
Mauricio Macri argentina
Imagem: Shutterstock

A vitória do candidato kirchnerista Alberto Fernández nas primárias das eleições na Argentina e o temor que isso causou nos mercados levaram o presidente do país vizinho, Mauricio Macri, a agir. Mas não da maneira mais liberal.

O ocupante do mais alto cargo político do país e candidato a reeleição anunciou nesta quarta-feira, 14, um pacote de medidas econômicas que inclui o aumento do salário mínimo, aumento de repasses e abatimento de imposto.

Além disso, Macri propôs o congelamento do preço da nafta por 90 dias, em um aceno às pequenas e médias empresas (PMEs).

Segundo Macri, as novas medidas são para trabalhadores informais e formais, estatais e privados. Ele apontou que, nas últimas 48 horas, ficou claro que a incerteza política criou muito dano.

Na segunda-feira, os mercados amanheceram em pânico com o resultado das prévias presidenciais do dia anterior. O Merval, principal índice acionário portenho, desabou mais de 35% naquele dia, enquanto o dólar chegou a decolar 15% em relação ao peso argentino.

A voz das urnas?

Um documento da Casa Rosada informa que o pacote terá um custo fiscal próximo a 40 bilhões de pesos. "Essas medidas são porque escutei o que vocês quiseram me dizer no domingo", explicou o mandatário em pronunciamento à nação.

Para um grupo de dois milhões de trabalhadores que pagam imposto de renda, haverá um aumento de 20% do piso e da dedução especial a partir dos quais têm de contribuir aposentados e empregados em relação de dependência.

Os trabalhadores informais e os desempregados receberão auxílio por meio dos benefícios pagos a seus filhos, com pagamentos de mil pesos extras por filho, um em setembro e um em outubro.

O salário mínimo será elevado pela segunda vez no ano, segundo a Casa Rosada. "Para definir a porcentagem final do aumento, o governo vai convocar o Conselho Nacional do Emprego, da Produtividade e do Salário Mínimo", informa a presidência argentina.

Para PMEs, a Administração Federal de Ingressos Públicos (AFIP, como se chama o fisco local) está lançando um plano dando um prazo de 10 anos para quitar dívidas em aberto.

Outra medida atribuída por Macri aos pequenos e médios empresários é o congelamento, por 90 dias, dos preços da nafta e do resto dos combustíveis. Estudantes que recebem uma bolsa chamada "Progredir" terão um aumento de 40% do valor recebido em setembro.

*Com Estadão Conteúdo e agências internacionais 

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Ao vivo

Eletrobras é destaque de alta na B3 com MP da privatização em análise na Câmara; acompanhe a votação

O governo corre contra o tempo para aprovar a proposta, que perderá a validade às 24h da próxima terça-feira

É para quando?

Ainda vai levar “algum tempo” para início da redução de estímulos econômicos, defende dirigente do Fed

James Bullard enfatizou que a retirada começará apenas quando a instituição tiver registrado um avanço “substancial” em direção a suas “métricas”.

Embarque imediato

Depois de incorporação, acionistas da Smiles aprovam saída do Novo Mercado

Além disso, assembleia votou a destituição do conselho de administração e a eleição de novos membros, inclusive do presidente

Procuram-se semicondutores

Falta de chips adia recuperação da indústria automobilística

O setor deve perder a chance de recuperar mercado no segundo semestre, período em que tradicionalmente se vendem mais carros

Mais uma na bolsa

Investindo no banco de investimentos: BR Partners sobe forte na estreia na bolsa

A BR Partners, banco de investimentos independente, concluiu seu IPO e estreou na bolsa nesta segunda — e a recepção do mercado foi boa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies