Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-08-14T18:32:22-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
guinada populista?

Derrotado nas primárias, Macri anuncia congelamento de preços e aumento do salário mínimo

Medidas fazem parte de um pacote econômico e buscam acenar a parte do eleitorado, que deu vitória ao candidato da oposição nas prévias do último domingo

14 de agosto de 2019
12:08 - atualizado às 18:32
Mauricio Macri argentina
Imagem: Shutterstock

A vitória do candidato kirchnerista Alberto Fernández nas primárias das eleições na Argentina e o temor que isso causou nos mercados levaram o presidente do país vizinho, Mauricio Macri, a agir. Mas não da maneira mais liberal.

O ocupante do mais alto cargo político do país e candidato a reeleição anunciou nesta quarta-feira, 14, um pacote de medidas econômicas que inclui o aumento do salário mínimo, aumento de repasses e abatimento de imposto.

Além disso, Macri propôs o congelamento do preço da nafta por 90 dias, em um aceno às pequenas e médias empresas (PMEs).

Segundo Macri, as novas medidas são para trabalhadores informais e formais, estatais e privados. Ele apontou que, nas últimas 48 horas, ficou claro que a incerteza política criou muito dano.

Na segunda-feira, os mercados amanheceram em pânico com o resultado das prévias presidenciais do dia anterior. O Merval, principal índice acionário portenho, desabou mais de 35% naquele dia, enquanto o dólar chegou a decolar 15% em relação ao peso argentino.

A voz das urnas?

Um documento da Casa Rosada informa que o pacote terá um custo fiscal próximo a 40 bilhões de pesos. "Essas medidas são porque escutei o que vocês quiseram me dizer no domingo", explicou o mandatário em pronunciamento à nação.

Para um grupo de dois milhões de trabalhadores que pagam imposto de renda, haverá um aumento de 20% do piso e da dedução especial a partir dos quais têm de contribuir aposentados e empregados em relação de dependência.

Os trabalhadores informais e os desempregados receberão auxílio por meio dos benefícios pagos a seus filhos, com pagamentos de mil pesos extras por filho, um em setembro e um em outubro.

O salário mínimo será elevado pela segunda vez no ano, segundo a Casa Rosada. "Para definir a porcentagem final do aumento, o governo vai convocar o Conselho Nacional do Emprego, da Produtividade e do Salário Mínimo", informa a presidência argentina.

Para PMEs, a Administração Federal de Ingressos Públicos (AFIP, como se chama o fisco local) está lançando um plano dando um prazo de 10 anos para quitar dívidas em aberto.

Outra medida atribuída por Macri aos pequenos e médios empresários é o congelamento, por 90 dias, dos preços da nafta e do resto dos combustíveis. Estudantes que recebem uma bolsa chamada "Progredir" terão um aumento de 40% do valor recebido em setembro.

*Com Estadão Conteúdo e agências internacionais 

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa na onda das commodities, short de Nubank e o fim das ações das Lojas Americanas: veja as principais notícias do dia

Entre importar o otimismo ou o pessimismo do exterior, a bolsa brasileira tem preferido a primeira opção, nos últimos dias. Em mais um dia negativo para as bolsas americanas, o Ibovespa novamente nadou contra a maré vermelha e fechou em alta, impulsionado pelo avanço dos preços das commodities – sobretudo do minério de ferro. Com […]

Fechamento Hoje

Ibovespa novamente contraria exterior, sobe mais de 1% e fecha acima dos 108 mil pontos; dólar cai abaixo de R$ 5,50

Mesmo com dia negativo em Nova York, Ibovespa é impulsionado pelas commodities; varejistas e techs se recuperam com alívio nos juros futuros

CRYPTO NEWS

Cada vez mais países devem formar reservas de Bitcoin ao longo de 2022; entenda como você pode aproveitar

Você provavelmente já viu uma imagem similar a esta abaixo. Ela mostra o conceito da curva de adoção, em S, de uma nova tecnologia ou produto. A curva em formato de sino é um reflexo da curva em S, mostrando o tamanho, ao longo do tempo, dos públicos que aderem a tal inovação. Malcolm Gladwell […]

NOVAS BAIXAS

Dois secretários e um diretor do Ministério da Economia pedem demissão do cargo; saiba quem são os substitutos

Um dos secretários vai para a Funpresp-Exe e o outro, para o Legislativo. Receita Federal diz que saída de seu diretor ocorreu a pedido do servidor

CONCESSÃO RECORDE

Caixa bate recorde em 2021 ao conceder R$ 140,6 bi em crédito habitacional e diz não esperar mais altas nos juros no financiamento imobiliário; entenda

O executivo afirmou que a Caixa segue os juros futuros com vencimento em oito anos para definir as taxas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies