Menu
2018-09-25T15:27:47-03:00
Estadão Conteúdo
Antes de afundar

Presidente do BC argentino abandona o barco

Pedido foi feito durante viagem do presidente Mauricio Macri ao Fundo Monetário Internacional (FMI)

25 de setembro de 2018
11:24 - atualizado às 15:27
Barco vazio
Pedido acontece enquanto presidente argentino tenta renegociar dívida nos EUAImagem: Shutterstock

O presidente do Banco Central da Argentina, Luis Caputo, pediu demissão nesta terça-feira, 25. A informação é do jornal argentino "Clarín".

O pedido foi realizado durante uma viagem do presidente Mauricio Macri a Nova York, onde participa da Assembleia Geral da ONU.

Caputo estava há três meses no cargo e será sucedido pelo economista Guido Sandleris.

Desde ontem, a Argentina passa por uma grande paralisação convocada por movimentos sindicais contra as recentes medidas de ajustes econômicos no país, como cortes de subsídios e demissões de funcionários públicos.

Com isso, o sistema de transportes, escolas e comércios não estão operando hoje.

Não é de hoje

Caputo já vinha apresentando divergências com o Ministério da Fazenda argentino. No pedido, ele explica que a decisão é pessoal e afirma que o novo acordo com o FMI deve restabelecer a confiança sobre a situação fiscal, financeira, cambial e monetária do país.

Além disso, agradece Macri pela confiança em vários cargos no governo, entre eles o de ministro das Finanças.

FMI responde

À Bloomberg ontem, Macri disse que estava prestes a atingir um acordo com o FMI para revisar os termos do acordo de US$ 50 bilhões com o fundo para ter mais segurança frente às variações cambiais e a desvalorização do peso.

Em resposta à demissão de Caputo, o FMI disse que seguirá tendo um relacionamento próximo com o país e que junto às autoridades argentina "continuam a trabalhar intensamente com o objetivo de concluir as negociações em um prazo muito curto".

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

PANDEMIA NO PAÍS

Covid-19: Brasil registra 863 óbitos e 32.058 novos casos em 24h

Segundo Ministério da Saúde, 86,6% dos paciente estão recuperados

privatização na berlinda

Justiça de Alagoas suspende leilão para concessão de saneamento na B3

No último dia 24, a 1ª Vara da Comarca de Marechal Deodoro negou liminar ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Deodoro (SAAE), que pedia a suspensão do processo licitatório

fatia relevante

Gestora Atmos passa a deter 6,68% das ações preferenciais do Inter

Fundo passou a deter cerca de 25,3 milhões de papéis PN do Inter

seu dinheiro na sua noite

Onde está o Guedes?

Paulo Guedes esteve presente ontem no anúncio do programa Renda Cidadã pelo governo, ao lado de Jair Bolsonaro e lideranças do Congresso. Mas os investidores no mercado financeiro não reconheceram no ministro a figura que prometeu implementar uma agenda de medidas liberais na economia, incluindo privatizações e reformas. A desconfiança sobre como a equipe econômica encaixaria […]

ajuste fiscal

Propostas para o Renda Cidadã não têm intenção de driblar teto, diz secretário do Tesouro

“A gente sabe que o teto é baseado em credibilidade e não adianta tomarmos ações que minem a credibilidade do teto”, disse Bruno Funchal

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements