Menu
2019-06-07T13:20:14+00:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Siga o dinheiro

Fundos de ações reduzem alocação em renda fixa. Sim, é isso mesmo

Economatica mostra que do fim de 2015 até abril deste ano, percentual de recursos em renda fixa caiu de 17% para 8,4%. Entre gestores, Verde Asset tem maior alocação e fundos da BRAM a menor

7 de junho de 2019
13:20
Bull-Bovespa touro
Imagem: Andrei Morais / Montagem/Shutterstock

O título pode parecer paradoxal, mas na classificação geral dos fundos de investimento, um fundo de ação é aquele que tem 67% de sua carteira em ativos relacionados a ações, podendo alocar o restante no que achar mais interessante. O que o levantamento da Economatica nos conta é que os fundos de ações estariam adotando uma postura mais agressiva ao abandonar posições em renda fixa, que podem ser vistas como mais defensivas.

Essa é apenas uma entre muitas hipóteses, pois estamos vendo o agregado da indústria. Outra avaliação possível é que o gestor pode ter visto grandes oportunidade em renda fixa e tirou proveito delas e, agora, avalia que as melhores oportunidades estão no mercado de ações.

Segundo a Economatica, em dezembro de 2015 foi registrado o maior percentual de alocação em renda fixa dentro do período analisado. Do patrimônio do conjunto de fundos de ações, 16,9% estava em instrumentos classificados como renda fixa. Nessa mesma data os fundos de ações setoriais alocavam ainda mais, 27,56% em renda fixa e os fundos de ações livre, 20,27%.

Em abril de 2019, esse volume tinha recuado para 8,4% do patrimônio, menor percentual registrado dentro do levantamento da Economatica, que começa em janeiro de 2015.

Quem em mais renda fixa na carteira?

O estudo também apresenta os gestores de fundos de ações com as maiores posições em renda fixa em abril de 2019.

Sete fundos consolidados da Verde Asset Management S.A. lideram a lista de alocação em renda fixa com 22,13% do patrimônio consolidado.

O gestor com maior patrimônio da tabela abaixo é o BB DTVM, do Banco do Brasil, com 35 fundos e patrimônio de R$ 5,42 bilhões, dos quais 9,19% estão com posição em renda fixa no mês de abril de 2019.

Já BRAM Bradesco Asset Management é a gestora com maior número de fundos da amostra (48) e tem 3,47% do patrimônio total alocado em renda fixa no mês de abril de 2019.

A amostra total conta com 260 gestoras que têm 758 fundos que atendem aos critérios metodológicos e 31 gestoras têm mais de cinco fundos dentro das características definidas.

Qual renda fixa?

A Economatica também consegue detalhar a alocação por instrumento de renda fixa, como debêntures, operações compromissadas, títulos públicos e outros instrumentos de instituições financeiras.

Em abril de 2019, a alocação em títulos públicos era de 59,33% e em operações compromissadas de 37,96% do total alocado pelos fundos de ações.

A partir de junho de 2017, a alocação maior muda para as operações compromissadas. Ao longo do período analisado, fica clara a correlação inversa entre os títulos públicos e operações compromissadas, algo típico do mercado.

Há uma mudança de perfil a partir de outubro de 2018. O percentual alocado em operações compromissadas aumentou e nos últimos três meses até abril de 2019 este percentual em compromissadas vem caindo e as posições em títulos públicos subindo.

As debêntures representam a terceira maior posição em renda fixa. Em abril de 2019 registraram 2,56% do total da carteira de renda fixa dos fundos de ações. Os depósitos a prazo de instituições financeiras detêm 0,15%.

Metodologia

• Foram analisados fundos de ações – classificação ANBIMA;

• Foram considerados somente fundos com alocação em outros fundos menor que 50% do patrimônio, dessa maneira estão excluídos da amostra os fundos de fundos;

• Foram considerados fundos que tenham registrado valor de patrimônio em pelo menos um dia dentro do mês analisado;

• Os fundos que atualmente estão encerrados entraram na amostra durante o período que estiveram presentes

• O percentual de alocação em renda fixa foi calculado com base no patrimônio total de cada fundo;

• Economatica verificou a posição indireta em renda fixa via abertura dos fundos que estão alocados nas carteiras. Podem existir pequenas posições escondidas nos últimos três meses em fundos que ainda não abriram suas carteiras.

• A amostra tem quantidade de fundos variável no tempo.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Trilhando caminhos

Jovens precisam ter resiliência e iniciativa, dizem executivos sobre ser um novo empresário

Executivos falam sobre os comportamentos que um jovem ingressante numa grande empresa deve ter para trilhar um caminho profissional de sucesso

Crise partidária

Pedro Simon, ex-governador do RS: ‘existe o risco de o MDB desaparecer’

Em entrevista ao Estadão, o filiado ao MDB desde 1965 diz que seu partido precisa fazer uma “profunda reflexão”

Barrado na embaixada?

Consultoria do Senado diz que indicação de Eduardo Bolsonaro configura nepotismo e senadores se articulam para rejeitar seu nome

Parecer foi embasado no entendimento da Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal, que trata sobre nepotismo

Analisando a situação dos hermanos

Crise Argentina, feitiço do tempo

Os grandes desafios econômicos de Maurício Macri também parecem reimpressões de velhos e bem conhecidos problemas argentinos

O HOMEM MAIS RICO

Jeff Bezos: paciência para esperar o lucro da Amazon fez o maior bilionário do mundo

Como o empresário transformou uma pequena livraria online em uma das maiores varejistas do mundo e desbancou Bill Gates da lista da Forbes com uma fortuna estimada em US$ 148 bilhões.

Bandeira branca no radar?

EUA devem estender licença da chinesa Huawei para atender clientes do país

Movimento dos EUA pode ser visto como positivo para o fim da guerra comercial com a China já que a companhia foi um dos focos de tensões entre os gigantes

Governador de Minas

‘Governo entra em pautas minúsculas’, avalia Romeu Zema

Em entrevista, governador de MG nega que esteja sendo “tutelado” pelo partido Novo e avaliou que o presidente Jair Bolsonaro deveria “focar em coisas maiores, grandiosas”

Corrida contra o tempo

Tarifa de importação do Mercosul pode cair já em 2020

Com receio de que o grupo político da ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner volte ao poder, o governo brasileiro tem pressa

Agora vai?

Governo enviará ao Congresso na próxima semana projeto para destravar privatização da Eletrobras

Proposta deve conter os mesmos itens que estavam na Medida Provisória 879, que não foi votada pela Câmara

Olha quem apareceu

Rede de varejo Le Biscuit, da Vinci Partners, estreia no comércio online

Entrada da empresa no mundo online ocorrerá em etapas e segue uma tendência mundial

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements