🔴 TRÊS AÇÕES LIGADAS À IA PODEM DOBRAR NOS PRÓXIMOS MESES – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

UM DIA (QUASE) HISTÓRICO

Alexandre Moraes e Banco Master: um resumo sobre como acabou o julgamento do STF

Havia a expectativa de a Corte autorizar, de forma inédita, uma investigação formal contra um de seus próprios integrantes, mas não foi o que aconteceu

O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF
Ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF - Imagem: Bruno Peres/Agência Brasil

A sessão extraordinária do Supremo Tribunal Federal (STF) desta terça-feira (15) ocorreu em meio à mais grave crise enfrentada pela Corte em tempos democráticos, motivada pelo aumento do desgaste institucional e pela desconfiança pública.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O estopim da tensão é a avaliação do relatório da Polícia Federal (PF) referente a 52 mensagens enviadas pelo banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, ao ministro Alexandre de Moraes, nas semanas anteriores à sua prisão por suspeita de comandar a maior fraude ao sistema financeiro do país.

A expectativa central girava em torno da possibilidade inédita de a Corte autorizar uma investigação formal contra um de seus próprios integrantes.

Entretanto, o plenário encerrou os trabalhos sem qualquer decisão de mérito sobre a abertura do processo contra Moraes.

Os ministros limitaram-se a debater uma questão de ordem apresentada pelo ministro Gilmar Mendes, que propunha unificar o caso com o processo envolvendo o ministro André Mendonça — pautado para o próximo dia 23.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O caso discute se Mendonça atuou de forma ilegal ao solicitar à Polícia Federal (PF) o relatório sobre a relação entre Moraes e Vorcaro.

Leia Também

Conteúdo Empiricus

Mesmo com a virada de Lula nas eleições, carteira da Empiricus entregou 97% em uma semana; entenda

'PESQUISA NÃO É URNA'

Não precisa de bola de cristal: instituto que anteviu reeleição de Lula explica onde as pesquisas de intenção de voto erram

Antes do início das deliberações, os ministros Dias Toffoli e Nunes Marques declararam-se impedidos para julgar o caso.

Durante a votação sobre a unificação das pautas, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Flávio Dino manifestaram-se favoráveis à análise conjunta, o que adiaria a discussão do mérito.

Em contrapartida, o presidente da Corte, Edson Fachin, votou por manter deliberações separadas, sendo acompanhado por Mendonça, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O julgamento acabou suspenso por um pedido de vista de Dino. Como o pedido ocorreu antes da conclusão, a manifestação do ministro a favor da unificação não foi oficialmente computada, mantendo o placar parcial em 4 a 3 pela separação dos processos.

Com a interrupção, Dino tem até 90 dias corridos para devolver a matéria ao plenário, fazendo com que, na prática, a sessão tenha terminado sem nenhuma definição efetiva.

A reação ao julgamento no STF

O desfecho frustrado da sessão provocou reações imediatas entre candidatos à presidência e lideranças políticas, que criticaram a paralisação do processo.

Renan Santos (Missão) classificou o resultado como uma "pizza horrorosa" e realizou uma transmissão ao vivo comendo o alimento para simbolizar sua indignação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Da mesma forma, Ronaldo Caiado (PSD) fez duras críticas à condução dos trabalhos no tribunal, afirmando que o bate-boca entre os ministros e o espetáculo degradante constrangem o país, ressaltando que o Brasil não pode continuar refém da instabilidade e que o STF expôs o limite do insustentável.

Senadores de oposição também criticaram o adiamento da decisão do Supremo sobre a abertura de investigação contra Moraes.

O líder do PL na Casa, Carlos Portinho (RJ), defendeu uma reforma no Poder Judiciário. "Lamentável o ponto a que a nossa democracia chegou. Há necessidade do restabelecimento das instituições do País e a necessidade urgente de uma reforma do STF", disse.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) disse que "as condutas de Moraes são infinitamente diferentes das de André Mendonça. Não há contrato no nome da esposa de André Mendonça com um corrupto que está preso. André Mendonça não orientou nenhum bandido no dia que foi preso".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações do Estadão Conteúdo e de O Globo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
25 de outubro de 2026 - 22:58
O especialista em opinião pública e fundador da Nox, Eduardo Sincofsky, em live do Market Makers 25 de outubro de 2026 - 22:52
Marcellus Ferreira Pinto, advogado constitucionalista e eleitoral durante live do Market Makers 25 de outubro de 2026 - 20:18
Seis governadores são eleitos no segundo turno 25 de outubro de 2026 - 20:13
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 25 de outubro de 2026 - 20:05

RESULTADOS DAS URNAS GRINGAS

Lula ou Flávio? Saiba quem leva a maioria dos votos entre brasileiros no exterior

25 de outubro de 2026 - 20:05
Bandeira do Brasil pendurada em uma parede ao fundo da imagem. Em primeiro plano, a cabine de votação das eleições no Brasil. 25 de outubro de 2026 - 19:34
urna letro 25 de outubro de 2026 - 19:01
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro eleições 2026; 1º turno 25 de outubro de 2026 - 18:56
Homem vota na urna eletrônica, na cabine eleitoral | Votação eleições 2022 25 de outubro de 2026 - 18:12
Cristiano Zanin 25 de outubro de 2026 - 16:55
Passageiros aguardam e embarcam em ônibus articulados em um terminal urbano. 25 de outubro de 2026 - 16:48
urnas eletrônicas 25 de outubro de 2026 - 16:37
25 de outubro de 2026 - 11:59
Lula em campanha durante ato em seu favor 25 de outubro de 2026 - 10:00
Lula aparece do lado esquerdo em uma montagem. Do lado direito, Flávio Bolsonaro. 24 de outubro de 2026 - 19:03
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 1º turno 24 de outubro de 2026 - 13:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar