🔴 CRIPTO VOLTOU? VEJA COMO BUSCAR MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 214 VEZES – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

CAMPANHA EM AÇÃO

Governo Lula está comprometido com as contas públicas e não tolerará irresponsabilidade fiscal, diz ministro da Fazenda

Em campanha à reeleição do governo Lula, ministro da Fazenda destaca o compromisso fiscal e continuidade de medidas para diminuir a trajetória da dívida

O Ministro da Fazenda, Dario Durigan
O Ministro da Fazenda, Dario Durigan - Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“A mesma intolerância que nós temos para a inflação alta, a gente tem que ter com a irresponsabilidade fiscal”, afirmou o ministro da Fazenda, Dario Durigan, durante a 27ª Conferência Anual Santander, realizada nesta segunda-feira (17), em São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o ministro, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continuará fazendo um ajuste fiscal com justiça e transparência, buscando a construção de consensos que viabilize uma bandeira comum de responsabilidade nas contas públicas.

Durigan afirmou que o governo precisa conter o crescimento dos gastos obrigatórios e está buscando fazer isso. Durante o painel, o ministro destacou duas medidas criadas pelo governo na semana passada, que deve travar R$ 10 bilhões em 2027, com efeito crescente nos anos seguintes.

A afirmação do ministro foi feita em meio à tentativa do governo Lula de convencer investidores de que o ajuste das contas públicas não ficará para o próximo mandato.

"Se a gente pegar todas as Leis de Diretrizes Orçamentárias desde 2023, temos projetado um caminho para o superávit fiscal, desde sempre”, afirmou Durigan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No comando da Fazenda desde março, quando Fernando Haddad (PT) deixou o cargo para concorrer ao governo de São Paulo, Durigan faz parte dos esforços de campanha do governo Lula. O ministro é o porta-voz do programa econômico da candidatura à reeleição do presidente e tem intensificado a interlocução com o mercado financeiro nos últimos meses.

Leia Também

BOLA DIVIDIDA

Lotofácil 3794 posiciona 3 ganhadores a meio caminho do primeiro milhão de reais; Mega-Sena 3065 acumula e prêmio aumenta para R$ 82 milhões

OLHO NO CALENDÁRIO

INSS e BPC/LOAS outubro 2026: veja quando os benefícios serão depositados

O objetivo é reduzir as incertezas sobre a condução das contas públicas em um próximo mandato. Até o momento, a estratégia inclui defender o controle do crescimento das despesas obrigatórias e mudanças no arcabouço fiscal para melhorar a trajetória da dívida pública.

A questão dos juros

O ministro da Fazenda ainda afirmou que um dos caminhos para enfrentar a atual questão fiscal é alcançar “juros civilizados” no país. Para Durigan, o nível dos juros atual é um dos principais desafios da economia.

Com a taxa Selic em 14% ao ano, o ministro afirma que o custo do dinheiro, para o Tesouro Nacional e a sociedade como um todo, é quase proibitivo. Ele afirmou que a única forma de o governo ajudar nesse sentido é por meio das contas públicas e da condição fiscal do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o ministro, o governo Lula tem atuado para levar ao debate público, ao Congresso, a tribunais e entre governadores e prefeitos, a necessidade de evitar medidas sem fonte de receita e de barrar a ampliação de privilégios.

"É uma trajetória fiscal que tem que continuar sendo aperfeiçoada", afirmou. "A gente gostaria de ter feito algumas coisas mais rápido, mas nem sempre depende só da gente."

Durigan avaliou que a discussão fiscal só se sustenta com um ambiente institucional estável e previsível, capaz de projetar expectativas sustentadas para o futuro.

*Com informações do Money Times e Folha de S.Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
pix internacional 1 de outubro de 2026 - 11:01
Bernard Appy, um dos autores do texto da reforma tributária 30 de setembro de 2026 - 13:50
Montagem de um leão deitado sobre pilhas de moedas, representando os títulos isentos de Imposto de Renda 30 de setembro de 2026 - 8:42
Fachada de agência da Caixa Econômica Federal durante greve 30 de setembro de 2026 - 7:55
Fachada de agência da Caixa Econômica Federal durante greve 29 de setembro de 2026 - 9:59
Lotofácil tem ganhadores na beira do mar. 29 de setembro de 2026 - 7:25
Celular com homem usando plataformas de apostas online 28 de setembro de 2026 - 17:16
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar