Hora da colheita: a boa temporada dos vinhos brasileiros que superam expectativas dentro e fora do país
Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE O encontro marcou o […]

Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente.
O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que celebra e promove nosso terroir no exterior. Curiosamente, aliás, a proposta vem encabeçada por três gringos bastante familiarizados à viticultura daqui, que entenderam aquilo que muita gente resiste em aceitar: o vinho brasileiro agrada, sim, o paladar estrangeiro.
Maturidade e tendência
Mais que questão de gosto, vinho é também uma tendência no Brasil. Se, em volume, ainda somos um mercado incipiente, dados da Ideal BI demonstram alta de 6% no faturamento nacional com vinhos em 2025. Um sucesso distante da síndrome de vira-lata, mas que reflete também a maturidade de produtores competentes daqui.
Caso, por exemplo, da vinícola mineira Maria Maria, única medalhista de ouro do país no prestigiado Decanter World Wine Awards ano passado; ou ainda da gaúcha Era dos Ventos, que resgatou técnicas ancestrais para fazer da uva Peverella uma produção elegante de vinho laranja — um hype que, aliás, parece ter vindo para ficar.
O olhar de quem entende
Porém ganha mesmo quem sabe aproveitar esse momento para investir em bons negócios. Gente como o casal bilionário Alexander e Carrie Vik, donos de um império em hospitalidade, que inclui nada menos que a Vik, vinícola eleita a melhor do mundo em 2025.
Depois de cumprir a missão de produzir vinhos de classe mundial no Chile, o norueguês e a americana agora voltam suas atenções ao Brasil. Mais precisamente a Araçoiaba da Serra, a duas horas de São Paulo, que deve receber, até 2028, o novo complexo com a assinatura dos Vik — luxo, arte e, claro, ótimos rótulos.
Leia Também
Rodolfo Amstalden: Dólar x real — tem mais ainda para colhermos no câmbio
Entre o brinde brasileiro em Paris e o casal bilionário no interior paulista, duas histórias para virar de vez a página da syndrome du chien bâtard com o vinho feito aqui.

Modelo do futuro
Paris, aliás, esteve nos holofotes de outra indústria luxuosa recentemente. A capital francesa foi palco para os desfiles da Haute Couture Week, a semana de alta costura, que sempre é momento alto do calendário global de moda.
Do êxtase hiperbólico da Schiaparelli ao surrealismo artesanal de Gaurav Gupta, o desafio é desviar o olhar dos desfiles para lá de espetaculares.
Mas nós desviamos. Longe das passarelas parisienses, foi a Dinamarca que recebeu, também essa semana, um dos eventos mais inovadores da moda mundial, a Copenhagen Fashion Week.

Se em Paris o que impera é o peso da tradição, aqui o olhar é para o futuro. E aí entram em cena elementos como economia circular, upcycling e sustentabilidade, por exemplo, que tornaram o evento nórdico um dos mais impactantes e importantes do calendário global.
Na reportagem especial para o Seu Dinheiro Lifestyle, eu te conto por que essa é a semana na qual você realmente deveria estar de olho.
Confira outras tendências e destaques de estilo de vida do Seu Dinheiro essa semana
De ópera a musical: as estreias de fevereiro no mundo da arte
Qual o melhor passaporte do mundo para viajar em 2026? Spoiler: não é o europeu
Esse texto é parte da newsletter de Lifestyle que o Seu Dinheiro envia todos os sábados. Para receber, cadastre-se aqui.
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O que o Bradesco fará com R$ 10 bilhões na conta e como resolver o buraco fiscal em 4 passos: o que ler hoje
21 de setembro de 2026 - 8:15PLANO A
Se você quer investir para o longo prazo, esta é a pergunta que deve se fazer antes das suas escolhas
20 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O pote de ouro da Vivara (VIVA3), o que fazer com a ação da Vale (VALE3), e o que move os mercados hoje
18 de setembro de 2026 - 8:11SEXTOU COM O RUY
Vale (VALE3) escapa do jogo de “vida ou morte” — mas você sabe o que fazer com as ações agora?
18 de setembro de 2026 - 7:20O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A nova estratégia da XP Asset, o risco de o Brasil quebrar, o corte na Selic: o que afeta os mercados hoje
17 de setembro de 2026 - 8:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A tempestade sobre o Banco Central e o Fed, a crise no STF e o que mais move os mercados hoje
16 de setembro de 2026 - 8:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As PMEs na disputa com gigantes no marketplace, o sobe e desce dos juros no Brasil e nos EUA e o que mais move os mercados
15 de setembro de 2026 - 8:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como os grandes investidores buscam ganhar com o trade eleitoral, o império de bolos de R$ 800 milhões, e a última pesquisa eleitoral: o que ler hoje
14 de setembro de 2026 - 8:06TRILHAS DE CARREIRA
O fim da carreira em 3 fases: por que a transição profissional está se tornando a norma no mercado
13 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como resolver briga por aluguel em uma fração do tempo e do custo, as oportunidades na bolsa de valores e o que mais agita o mercado hoje
11 de setembro de 2026 - 8:15SEXTOU COM O RUY
Ainda vale comprar ações? Histórico indica que a bolsa brasileira pode não estar tão cara quanto parece
11 de setembro de 2026 - 7:31O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como calcular o valor justo do IPTU ou ITBI, o futuro da Selic e a crise no STF: o que move os mercados hoje
10 de setembro de 2026 - 8:31EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: De agora em diante, o trade eleitoral é com emoção
9 de setembro de 2026 - 19:55O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O retorno da Petz Cobasi (AUAU3), a crise no STF e o que mais movimenta os mercados hoje
9 de setembro de 2026 - 8:13O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Imposto sobre herança e doações pode ficar mais caro, payroll afeta juros nos EUA e qual o risco do IPCA +8%: os mercados hoje
8 de setembro de 2026 - 8:14INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
O CPI virou o voto de Minerva do Fed: o que o dado pode revelar sobre os próximos passos dos juros nos EUA?
8 de setembro de 2026 - 8:13O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O Brasil pode dar calote na dívida, a agenda de inflação e o que mais mexe com seu bolso hoje
7 de setembro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O FII do mês com desconto e qualidade, as oportunidades de investimento em bancos, o caso Master no STF: o que ler hoje
4 de setembro de 2026 - 8:19SEXTOU COM O RUY