🔴 META: ‘CAÇAR’ AS CRIPTOMOEDAS MAIS PROMISSORAS DO MERCADO DE FORMA AUTOMÁTICA – SAIBA COMO

Camille Lima

Camille Lima

Repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.

PRESSÃO NORTE-AMERICANA

Ataque de Trump a Alexandre de Moraes pode sair pela culatra, diz The Economist sobre o uso da Lei Magnitsky contra o ministro do STF

Para a publicação britânica centenária, Moraes se tornou o alvo das sanções de Trump enquanto seu ato mais notável é liderar o processo contra Jair Bolsonaro — mas os planos dos EUA podem não sair como o planejado

Camille Lima
Camille Lima
31 de julho de 2025
16:48 - atualizado às 10:27
O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF
O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF - Imagem: Bruno Peres/Agência Brasil

A sanção de Donald Trump ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, não passou despercebido pela imprensa internacional. O ataque do governo dos EUA ao poder judiciário brasileiro gerou discussões acaloradas e rendeu questionamentos na publicação britânica The Economist sobre o inusitado da ação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida, anunciada na tarde da última quarta-feira (30), envolveu o congelamento de ativos de Moraes nos EUA e a proibição de sua entrada no país, com base na Lei Magnitsky Global, que visa a punir autoridades estrangeiras por graves violações de direitos humanos.

Para o veículo, Moraes se tornou o alvo das sanções mais recentes de Trump enquanto seu ato mais notável foi liderar o processo contra Jair Bolsonaro — ainda que sua conduta não se alinhe com as violações que costumam ser punidas pela Lei Magnitsky, cujos alvos tradicionalmente foram figuras de regimes autoritários.

Porém, os planos dos EUA de aumentarem a pressão sobre o Brasil podem não sair como o planejado, segundo a publicação.

  • LEIA TAMBÉM: Quer investir melhor? Receba as notícias mais relevantes do mercado financeiro com o Seu Dinheiro; cadastre-se aqui

Alexandre de Moraes em uma "caça às bruxas"?

A sanção foi acompanhada de um alerta, publicado pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, no X (antigo Twitter). Segundo ele, Moraes estaria "atropelando os direitos fundamentais" ao tomar decisões que afetariam a liberdade de expressão e a democracia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A alegação foi de que o ministro estaria conduzindo uma “caça às bruxas ilegal” contra cidadãos e empresas de ambos os países, o que, segundo o governo dos EUA, justificava as sanções.

Leia Também

Contudo, a The Economist avalia que, na verdade, o alvo dessas ações — o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados — decorre de um comportamento dentro dos limites da Constituição brasileira. 

O embate entre o STF e o governo Trump não é novo. Desde 2019, Moraes lidera a polêmica investigação conhecida como "CPI das fake news", que apura a desinformação nas redes sociais. 

A lei brasileira e o papel do STF

Para a The Economist, as ações de Moraes, embora questionáveis para alguns, estão dentro da legalidade brasileira. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mídia britânica destaca que a Constituição do Brasil, uma das mais detalhadas do mundo, concede aos juízes um poder considerável, permitindo que tomem decisões de longo alcance, principalmente em áreas nas quais o Congresso ainda não legislou, como é o caso das redes sociais.

Além disso, a legislação brasileira é mais restritiva do que a dos EUA em relação à liberdade de expressão. A lei proíbe discriminação e impõe penas severas por calúnia, difamação e injúria, especialmente contra funcionários públicos. 

A publicação também lembra que, durante o governo Bolsonaro, uma nova lei foi criada para punir "crimes contra a democracia".

A "perseguição" de Moraes a Bolsonaro 

A crítica a Alexandre de Moraes, no entanto, não se limita à sua atuação como juiz. Para muitos, ele está, de fato, perseguindo Bolsonaro e seus apoiadores. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ataque à invasão dos prédios do governo por apoiadores de Bolsonaro em janeiro de 2023 e os planos de deslegitimar as eleições de 2022 são citados como evidências das ações contra a democracia e o próprio sistema eleitoral brasileiro.

“Aqueles que criticam a perseguição de Moraes a Bolsonaro parecem ignorar as evidências em sua acusação”, escreveu a publicação britânica, fazendo menção aos ataques de 8 de janeiro. “Os aliados de Bolsonaro fazem o tumulto parecer um chá da tarde.”

Mas, segundo a The Economist, a realidade foi bem mais grave: houve incêndios e até tentativas de atentados em Brasília, como o caso do caminhão-bomba que não explodiu. 

Uma das críticas da publicação é o discurso suavizado e frágil dos defensores de Bolsonaro, que tentaria “justificar o injustificável”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Moraes vai se dobrar às pressões de Trump ou o tiro sairá pela culatra?

Embora Trump e seus aliados possam pensar que, ao pressionar Moraes, estariam pavimentando um caminho de libertação a Jair Bolsonaro, a The Economist alerta que essa estratégia pode ter o efeito contrário. 

“Rubio, Trump e Bessent até podem pensar que pressionar Moraes poderá libertar Bolsonaro. No entanto, o uso inovador da Lei Magnitsky pode sair pela culatra”, disse a publicação. 

Para o veículo, essa ação pode reforçar o posicionamento de Moraes, já que ele agora é visto por muitos como um defensor da democracia brasileira contra os ataques autoritários.

Além disso, a reação dentro do Brasil, especialmente por parte de Lula, tem sido de fortalecer a narrativa de que a família Bolsonaro é composta por "traidores", o que encontra eco entre boa parte da população brasileira. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já Moraes, acostumado a receber ameaças de morte, será difícil de intimidar, avaliou a The Economist.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SUBIU NO TELHADO

Derrota para o governo: Câmara arquiva MP 1.303 e livra investimentos de aumento de imposto de renda — bets também saem ilesas

8 de outubro de 2025 - 19:25

Deputados retiraram a votação do texto da pauta e, com isso, a medida provisória perde a validade nesta quarta-feira (8)

OPINIÃO PÚBLICA

Pesquisa Genial/Quaest mostra popularidade de Lula no maior patamar do ano após crise com EUA

8 de outubro de 2025 - 14:00

Aprovação sobe a 48%, impulsionada por percepção positiva da postura do governo diante de tarifas impostas por Trump

ARREDONDOU

Imposto de renda sobre CDB, Tesouro Direto, JCP e fundos ficará em 18% após avaliação por comissão do Congresso Nacional

7 de outubro de 2025 - 19:22

Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado

BORA MARCAR?

Lula e Trump finalmente se falam: troca de afagos, pedidos e a promessa de um encontro; entenda o que está em jogo 

6 de outubro de 2025 - 15:20

Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações

TOUROS E URSOS #241

Lula e Trump: a “química excelente” que pode mudar a relação entre o Brasil e os EUA

1 de outubro de 2025 - 12:31

Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec, analisa os efeitos políticos e econômicos de um possível encontro entre os dois presidentes

ELEIÇÕES NO RADAR

Com Tarcísio de Freitas cotado para a corrida presidencial, uma outra figura surge na disputa pelo governo de SP

28 de setembro de 2025 - 13:31

Cenário nacional dificulta a nomeação de candidatos para as eleições de 2026, com impasse de Bolsonaro ainda no radar

REFORMA DA RENDA

Comissão do Senado se antecipa e aprova projeto de isenção de IR até R$ 5 mil; texto agora depende dos deputados

24 de setembro de 2025 - 18:23

Proposta de isenção de IR aprovada não é a do governo Lula, mas também cria imposto mínimo para altas rendas, programa de renegociação de dívidas e prevê compensação a estados e municípios

REFORMA TRIBUTÁRIA

Senado vota regulamentação dos novos impostos sobre consumo, IBS e CBS, nesta quarta-feira (24)

21 de setembro de 2025 - 15:20

Proposta define regras para o novo comitê gestor do IBS e da CBS, tributos que vão substituir impostos atuais a partir de 2027

OUVIDOS ATENTOS

O que Lula vai dizer na ONU? Soberania e um recado sutil a Trump estão no radar

20 de setembro de 2025 - 13:20

A expectativa é que o discurso seja calibrado para o público global, evitando foco excessivo em disputas políticas internas

LAUDO MÉDICO

Câncer de Bolsonaro: o que é o carcinoma de pele encontrado em duas lesões removidas

17 de setembro de 2025 - 14:36

Ex-presidente recebeu alta após internação por queda de pressão, vômitos e tontura; quadro exige acompanhamento médico periódico

TEMPO DE NEGOCIAÇÃO

LCI e LCA correm o risco de terem rendimentos tributados, mas debêntures incentivadas sairão ilesas após negociações no Congresso 

12 de setembro de 2025 - 11:40

Relator da MP que muda a tributação dos investimentos diz que ainda está em fase de negociação com líderes partidários

FRAUDE BILIONÁRIA

“Careca do INSS”: quem é o empresário preso pela PF por esquema que desviou bilhões

12 de setembro de 2025 - 11:34

Empresário é apontado como “epicentro” de fraudes que desviaram bilhões de aposentadorias

BOLSONARO CONDENADO

STF condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão; saiba quais opções restam ao ex-presidente

11 de setembro de 2025 - 17:18

Placar final foi 4 a 1 para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

PESQUISA

Aprovação de Lula sobe para 33% e chega ao maior nível desde dezembro de 2024, diz Datafolha

11 de setembro de 2025 - 16:41

O índice de reprovação do petista ainda é um dos maiores entre presidentes desde a redemocratização a esta altura do mandato, mas, na comparação direta, Bolsonaro sai perdendo

ACORDOS NOS BASTIDORES

Debêntures incentivadas devem continuar isentas de IR, mas LCI e LCA seguem na mira da MP que muda a tributação dos investimentos, diz jornal

10 de setembro de 2025 - 13:05

Texto deve manter mudanças na alíquota única de IR para ativos tributáveis e na compensação de créditos tributários, pontos que despertam preocupação no mercado

ALTAS TEMPERATURAS

Governo Trump sobe o tom contra o Brasil, e Itamaraty condena ameaças dos EUA de usar “poder militar”

10 de setembro de 2025 - 10:03

O documento do Itamaraty foi publicado após a porta-voz da Casa Branca ser questionada sobre a possibilidade de novas sanções ao Brasil por conta do julgamento de Jair Bolsonaro

JULGAMENTO NO STF

Bolsonaro era líder de organização criminosa que tentou golpe de Estado, diz Moraes — Dino acompanha o relator e vota por condenação

9 de setembro de 2025 - 18:58

Ministros destacaram provas de uma trama articulada desde 2021 e pediram condenação dos sete réus. Dino, entretanto, vê diferentes níveis de culpa

TOUROS E URSOS #238

O julgamento de Bolsonaro e o xadrez eleitoral com Lula e Tarcísio: qual é o futuro do Brasil?

9 de setembro de 2025 - 11:31

O cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, analisa o impacto da condenação de Jair Bolsonaro, a estratégia de Tarcísio de Freitas e as dificuldades de Lula em chegar com força para as eleições de 2026

ALUCINAÇÃO?

Pedimos para a inteligência artificial da Meta produzir imagens de Lula, Trump, Bolsonaro, Alexandre de Moraes e outros — e o resultado vai te surpreender (ou não)

9 de setembro de 2025 - 8:16

A inteligência artificial da Meta entregou resultados corretos em apenas duas das seis consultas feitas pela redação do Seu Dinheiro

SEGUNDO DIA

STF encerra primeira semana do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados; confira os principais pontos do segundo dia

3 de setembro de 2025 - 20:36

A sessão será retomada na próxima terça-feira (9), às 9 horas, com o voto do relator e ministro do STF, Alexandre de Moraes

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar