O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O governo argentino tem feito uma série de anúncios que repercutiram bem no mercado nos últimos dias, ajudando a dissipar dúvidas financeiras sobre o país — ao menos por enquanto

Se promessa é dívida, a Argentina cumpriu com o prometido nesta quinta-feira (9). O governo de Javier Milei quitou US$ 4,36 bilhões em obrigações que expiravam nesta quinta-feira (9), no maior pagamento desde a reestruturação da dívida do país, em 2020.
Segundo o Financial Times, o montante foi pago a detentores de papéis soberanos. A operação foi confirmada pelo secretário de Finanças da Argentina, Pablo Quirno, no perfil do X.
O total pago hoje pela Argentina inclui US$ 3,7 bilhões destinados a credores privados, com o restante sendo repassado a entidades públicas que possuem títulos da dívida do país.
O governo argentino adquiriu os dólares necessários para esse pagamento utilizando o superávit fiscal obtido no ano passado, resultado do rigoroso pacote de austeridade implementado por Milei.
No total, são US$ 6 bilhões depositados no Banco Central da Argentina e quase US$ 1 bilhão em uma conta nos Estados Unidos, no Bank of New York Mellon — ou seja, um montante suficiente para pagar não só as parcelas de janeiro, mas também boa parte das de julho.
Leia Também
O mercado financeiro ficou otimista e esse sentimento se reflete no risco-país da Argentina, que está abaixo de 600 pontos-base — um nível que não era visto desde 2018.
O governo de Milei acredita que os credores da Argentina usarão parte do pagamento para recomprar dívida soberana — isso poderia repercutir no aumento dos preços locais, o que ajudaria a reduzir ainda mais o risco-país.
O governo de Milei tem feito uma série de anúncios econômicos positivos nos últimos dias.
Esses anúncios ajudaram a dissipar, pelo menos por enquanto, as incertezas que surgiram em dezembro sobre, entre outras questões, a queda dos preços das commodities agrícolas e a confirmação de que os juros internacionais permanecerão altos em 2025.
Além do fato de que o Tesouro da Argentina já comprou quase todos os dólares necessários para cumprir com os pagamentos da dívida do ano, o governo também confirmou que um novo programa com o Fundo Monetário Internacional (FMI) está avançando e, mais recentemente, o Banco Central realizou operação de recompra passiva, ou repo, a uma taxa de um dígito.
Esses anúncios aumentam as expectativas de que a economia argentina pode crescer 5% este ano, a recuperação do poder de compra continuará e a inflação continuará desacelerando.
*Com informações do La Nación
SEGUNDA RODADA
UM BC 2.0
ENTRAM EM CAMPO
FIM DO DINHEIRO BARATO?
ESQUEÇA AS BARRAS DE OURO
ENTRAM EM CAMPO
COMMODITIES NA CARTEIRA
COMPUTAÇÃO EM NUVEM
ROUBO AO LONGO PRAZO
SEGUNDA DE JOGOS
PAZ À VISTA?
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
BRASIL ENTRA EM CAMPO
ABERTURA DE CAPITAL
O FUTEBOL ESTÁ NO AR
DISPUTA INTERNACIONAL
COMEÇA A PARTIDA
REBAIXAR NÃO É ABANDONAR
FUJA DO ÍNDICE, FOQUE NAS AÇÕES