🔴 5 TÍTULOS DA RENDA FIXA ‘PREMIUM’ PARA INVESTIR AGORA –  CONHEÇA AQUI

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

VATICANO DE PORTAS FECHADAS

O conclave começou: os favoritos, a fumaça branca e o que você precisa saber sobre a escolha do novo papa

Os 133 religiosos já estão reunidos para a votação secreta na Capela Sistina; cardeais brasileiros participam em peso da eleição

Carolina Gama
7 de maio de 2025
12:57 - atualizado às 16:23
Imagem de cardeais dentro da Basílica de São Pedro. Eles vestem roupas vermelhas com detalhes brancos e estão com um papel na mão.
Cardeais na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em Roma (Itália) - Imagem: Divulgação/Vaticano

O juramento foi feito e as portas do Vaticano foram fechadas. A partir de agora, os 133 cardeais ali reunidos só poderão sair do isolamento quando a chaminé da Capela Sistina soltar a fumaça branca, informando ao mundo que habemus papam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este é o terceiro conclave do século, depois do de 2005, que elegeu Bento 16, e do de 2013, que escolheu Francisco.

O Seu Dinheiro reuniu os principais pontos da votação secreta que começou nesta quarta-feira (7) e fez um resumo de tudo o que você precisa saber sobre o conclave.

A escolha do pontífice: a eleição, quanto tempo dura e quem vota

Quando um novo papa precisa ser escolhido, todos os cardeais são convocados ao Vaticano, em Roma, para o conclave — no mundo, existem 252 cardeais, mas nem todos participam da eleição secreta: só aqueles com menos de 80 anos podem votar. Neste caso, são 133 religiosos.

O primeiro dia do conclave acontece nesta quarta-feira. Depois da celebração de uma missa na Basílica de São Pedro, os cardeais entraram às 17h47 (12h47 de Brasília) na Capela Sistina do Vaticano e por lá ficarão até que o novo pontífice seja escolhido. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste primeiro dia, a votação não é obrigatória, mas acabou sendo realizada, e o resultado foi anunciado por voltas das 21h (16h no horário de Brasília). A tradicional fumaça preta indicou que não houve consenso — quando a fumaça é branca, sabemos que o papa foi escolhido. 

Leia Também

A partir do segundo dia, são realizadas duas votações todas as manhãs e duas votações todas as tardes até que se chegue a dois terços dos votos para um candidato.

Nas votações, cada cardeal eleitor escreve o nome do candidato preferido nas cédulas de votação sob as palavras Eligio in Summum Pontificem, que em latim significa "Eu elejo como Sumo Pontífice".

Para manter as votações em segredo, os cardeais são instruídos a não usar a caligrafia habitual. Ao final de cada votação, as cédulas são queimadas junto com uma tinta que ajuda a produzir uma fumaça branca ou preta. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A previsão é que as fumaças sejam vistas nos seguintes horários: 

  • 10h30 (5h30 em Brasília)
  • 12h (7h em Brasília)
  • 17h30 (12h30 em Brasília) 
  • 19h (14h em Brasília)

Se não houver uma decisão até o final da sexta-feira, o sábado é dedicado à oração e contemplação, sem votos. O processo prossegue normalmente após esse período, com quatro votações por dia.

O conclave pode durar vários dias, ou às vezes semanas. Caso ainda haja indefinição, os cardeais podem decidir manter apenas os dois mais votados como candidatos em uma espécie de segundo turno — ainda assim é necessário haver dois terços dos votos para o vencedor.

Nos últimos dez conclaves, nenhum durou mais que cinco dias. Quatro deles duraram apenas dois dias — inclusive os dois mais recentes, que resultaram na eleição de Bento 16 e Francisco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O papa pode ser brasileiro? Os favoritos à sucessão de Francisco 

Como em qualquer eleição, a eleição papal tem seus favoritos — mas nada garante que algum deles seja o novo pontífice. Não à toa existe um ditado entre os católicos que diz que "quem entra papa, sai cardeal" para indicar que quem chega ao conclave como favorito acaba não sendo eleito.

Pela primeira vez, mais de 70 países estarão representados no conclave — em 2013, eram 48. A mudança faz parte do legado de Francisco, que retirou espaço da Europa para abrir espaço para a Ásia nas votações

De qualquer maneira, o papa pode ser de qualquer nacionalidade, inclusive brasileiro. 

Sete deles participam do conclave — mas nenhum está na lista de favoritos: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre
  • João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília
  • Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus
  • Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo
  • Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro
  • Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília
  • Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador

Entre os favoritos para substituir Francisco, estão:

  • Angelo Scola, da Itália
  • Fridolin Ambongo Besungu, do Congo
  • Luis Antonio Gokim Tagle, das Filipinas
  • Marc Ouellet, do Canadá
  • Michael Czerny, do Canadá
  • Peter Erdo, da Hungria
  • Peter Kodwo Appiah Turkso, de Gana
  • Pierbattista Pizzaballa, da Itália
  • Pietro Parolin, da Itália
  • Reinhard Marx, da Alemanha
  • Robert Prevost, dos EUA
  • Robert Sarah, da Guiné

Habemus papam: o anúncio do escolhido

Quando dois terços dos votos são alcançados, o papa está eleito. As cédulas de votação são queimadas com uma tinta que produz uma fumaça branca, que é vista na Praça São Pedro e os sinos do Vaticano badalam, anunciando a escolha.

Só que entre a fumaça aparecer e o nome do novo papa ser anunciado ao mundo, pode haver um intervalo de cerca de uma hora. É neste prazo que o novo papa é levado à chamada Sala das Lágrimas, uma antecâmara na Capela Sistina, onde coloca as vestes papais e acessórios como a batina branca, uma capa e um solidéu branco.

Depois disso, na sacada da Basílica de São Pedro, o cardeal francês Dominique Mamberti anuncia em latim: habemus papam (temos um papa) e o novo papa se apresenta aos fiéis. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da BBC e da CNN

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VISÃO DOS GRINGOS

Brasil tem muito o que ensinar aos EUA, diz The Economist; para revista, julgamento de Jair Bolsonaro é “lição de democracia”

28 de agosto de 2025 - 13:03

Reportagem de capa da publicação britânica traça paralelo entre os dois países e elogia a postura da Suprema Corte brasileira — também diz que julgamento do ex-presidente será exemplo para o mundo

EM XEQUE

A aliança global dos bancos contra o aquecimento global subiu no telhado; o que isso significa?

28 de agosto de 2025 - 11:35

Entidade enfrentou debandada de grandes instituições financeiras, principalmente dos Estados Unidos

APÓS VENCER CARRASCA

US Open 2025: Depois de ‘virar a chave’ na estreia, Bia Haddad Maia enfrenta Viktorija Golubic hoje; veja horário e onde assistir

28 de agosto de 2025 - 9:55

Bia Haddad Maia busca embalar no US Open depois de quebrar sequência de derrotas em sua estreia no Grand Slam

IAPOCALIPSE?

Oneflip: o método que ‘hipnotiza’ a inteligência artificial — e é quase impossível de defender ou rastrear

27 de agosto de 2025 - 15:06

A boa notícia é que o método de invasão analisado exige conhecimento técnico avançado e algum nível de acesso ao sistema onde opera o modelo de inteligência artificial

A CULPA É DO TRUMP

Natal em risco? Depois de café, suco de laranja e manga, tarifaço dos EUA também pode atingir panetone

27 de agosto de 2025 - 14:54

Quem aponta este problema iminente é a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi)

POR QUE DESAGRADOU?

Filho do bilionário George Soros entra na mira de Trump e pode cair na lei antimáfia — e o motivo tem a ver com o Brasil

27 de agosto de 2025 - 11:56

O presidente norte-americano ameaçou nesta quarta-feira (27) acusar Alex Soros na lei de organizações corruptas e influenciadas por extorsão

SEM PAPER RINGS

Taylor Swift, Travis Kelce e um anel de noivado avaliado em quase R$ 3 milhões

27 de agosto de 2025 - 11:51

Anel de noivado de Taylor Swift, com diamante raro de 8 quilates, transforma a joia em peça única e repercute até no mercado financeiro

SEGUNDA RODADA

US Open 2025: após vitória em estreia João Fonseca enfrenta campeão olímpico nesta quarta (27); veja onde assistir

27 de agosto de 2025 - 10:20

João Fonseca, invicto em estreias de Grand Slam, enfrenta Tomas Machac, campeão olímpico, na segunda rodada do US Open 2025, nesta quarta-feira (27)

MERCADOS EM ALERTA

Os EUA vão virar a Turquia? O cenário traçado por Paul Krugman, bancos e corretoras após crise no Fed

26 de agosto de 2025 - 19:41

Depois que o republicano demitiu a diretora Lisa Cook e ela decidiu se defender na justiça, especialistas passaram a questionar a independência do BC norte-americano e tentar saber até onde o chefe da Casa Branca pode ir nessa história

SOB PRESSÃO… DE NOVO

O que está em jogo para Trump com a demissão de Lisa Cook, diretora do Fed?

26 de agosto de 2025 - 13:06

As tentativas de interferência do republicano no banco central norte-americano adiciona pressão sobre a autarquia, que vem sendo cobrada pelo início da queda de juros nos EUA

MAIOR PRÊMIO DA HISTÓRIA

Bia Haddad Maia enfrenta ‘carrasca’ em estreia no US Open; veja quanto ela vai faturar caso consiga a revanche e onde assistir

26 de agosto de 2025 - 10:23

Brasileira Bia Haddad estreia no US Open 2025 em busca do maior prêmio da história do tênis; só por entrar na quadra ela vai receber US$ 110 mil

DAQUI NINGUÉM ME TIRA

Quem é a mulher que quer desafiar a ordem de demissão de Trump

26 de agosto de 2025 - 9:54

Apesar de Trump afirmar que a decisão tem efeito imediato, a diretora do Federal Reserve diz que não pretende sair do cargo

O PREÇO DA VITÓRIA

João Fonseca estreia hoje no US Open; veja quanto ele vai faturar se vencer o melhor tenista sérvio depois de Djokovic

25 de agosto de 2025 - 11:09

Brasileiro João Fonseca estreia no US Open 2025 em busca do maior prêmio da história do tênis; só por entrar na quadra ele vai receber US$ 110 mil

GUERRA VELOZ

Mísseis hipersônicos: Como os EUA ficaram para trás no mais novo estágio da corrida armamentista com China e Rússia

25 de agosto de 2025 - 9:09

A guerra entre Ucrânia e Rússia revela contrastes geopolíticos, com destaque para o uso de mísseis hipersônicos no conflito

CORRIDA ESPACIAL

Lançamento da Starship está previsto para este domingo (24); entenda por que este teste da SpaceX é tão decisivo e saiba como assistir

24 de agosto de 2025 - 17:59

Após falhas explosivas, o colossal foguete de Elon Musk decola neste domingo em uma missão crucial para os planos do empresário de chegar à Lua e a Marte

NA MIRA DE TRUMP

Quem é Lisa Cook, a diretora do Fed acusada de fraude pelo governo Trump

24 de agosto de 2025 - 17:03

Confirmada pelo Senado em 2023 para um mandato que se estende até 2038, Cook se juntou ao banco central em 2022 vinda de uma carreira como pesquisadora acadêmica

JOGADA DE MESTRE

Mais um marco na carreira: Roger Federer é o mais novo bilionário do pedaço — e foi graças a um tênis

24 de agosto de 2025 - 16:05

Mesmo tendo se aposentado em 2022, o tenista continua faturando alto com os negócios fora da quadra

SONHAR NÃO CUSTA NADA

US Open 2025: onde assistir aos jogos de Bia Haddad Maia e João Fonseca na busca pelo título inédito 

24 de agosto de 2025 - 11:00

O US Open 2025 terá a maior premiação da história de uma competição de tênis

O CÉU É O LIMITE

R$ 50 bilhões a mais na conta em poucas horas e sem fazer nada: Elon Musk dá a receita

23 de agosto de 2025 - 14:05

Os mais ricos do mundo ficaram ainda mais ricos nesta sexta-feira após o discurso de Jerome Powell, do Fed; veja quanto eles ganharam

TRUMP NÃO VAI GOSTAR…

China tenta “furar barreira” dos navios dos EUA na Venezuela com um investimento bilionário

22 de agosto de 2025 - 19:45

A China Concord Resources Corp (CCRC) iniciou o desenvolvimento de dois importantes campos de petróleo na Venezuela. A ideia é obter 60 mil barris de petróleo bruto por dia até o final de 2026.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar