O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Embaixador André Corrêa do Lago propõe ação descentralizada e imediata para acelerar a implementação do Acordo de Paris, com apoio de lideranças como Marina Silva, Sônia Guajajara, Fernando Haddad e Laurent Fabius
O presidente designado da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago, divulgou nesta quinta-feira (8) sua segunda carta à comunidade internacional, destacando que 2024 foi o ano mais quente da história.
Segundo o relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), os níveis de dióxido de carbono (CO₂) atingiram os maiores patamares dos últimos 800 mil anos.
O documento reforça os sinais claros de uma crise ambiental planetária, evidenciados pelo aquecimento dos oceanos, derretimento das geleiras e elevação do nível dos mares.
Sob o lema “da visão à ação”, Corrêa do Lago propõe uma “mobilização global inédita” para enfrentar a emergência climática. A estratégia envolve quatro grandes frentes de atuação rumo à COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025:
Contudo, a carta de Corrêa do Lago não faz referência aos combustíveis fósseis, principais responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa no planeta.
Um dos destaques da carta é o detalhamento sobre o Mutirão Global, um movimento descentralizado e inclusivo, que convida pessoas, comunidades, empresas e governos a apresentar contribuições autodeterminadas — ações concretas já em curso ou prontas para serem implementadas.
Leia Também
“Em vez de envolver promessas a serem cumpridas no futuro, as contribuições para o mutirão devem traduzir-se em iniciativas efetivamente realizadas, ou que estejam em andamento, ou em vias de acontecer”, escreveu o embaixador.
Iniciativas locais, como agricultura regenerativa, instalação de painéis solares em comunidades carentes, restauração de manguezais ou comunidades afrodescendentes que realizam programas de conscientização climática, serão reunidas sob uma moldura global para amplificar seus impactos.
Para apoiar essa mobilização, a presidência da COP30 criou quatro Círculos de Liderança para aconselhar e impulsionar a mobilização global.
O Círculo dos Presidentes das COPs, liderado por Laurent Fabius (presidente da COP21), reunirá ex-presidentes das conferências para orientar estratégias e fortalecer a governança climática internacional, preservando o legado do Acordo de Paris.
Já o Círculo dos Povos, sob liderança da ministra Sônia Guajajara, ampliará a participação e integração de povos indígenas, comunidades tradicionais e afrodescendentes, garantindo que seus saberes e demandas estejam no centro das soluções climáticas.
O Círculo de Ministros da Fazenda, presidido pelo ministro Fernando Haddad, será responsável por articular propostas de financiamento climático, reunindo lideranças econômicas e especialistas para apontar caminhos concretos e sustentáveis para a transição ecológica.
Por fim, o Círculo do Balanço Ético Global, conduzido pela ministra Marina Silva, vai promover diálogos éticos e interculturais, com foco em justiça climática e responsabilidade intergeracional, inspirando-se no legado da encíclica Laudato Si’, do papa Francisco.
Na carta, o presidente da COP30 propôs o uso combinado de ciência, tecnologia e saberes ancestrais para enfrentar a complexidade das mudanças climáticas.
Corrêa do Lago defendeu também a modernização das estruturas de governança global, visando acelerar a implementação do Acordo de Paris e antecipar soluções para os desafios climáticos futuros.
“Apesar de já nos aproximarmos do segundo quarto do século XXI, ainda de modelos hierarquizados do passado, baseados em pensamento linear; no entanto, os desafios que nos assolam são complexos e exigem pensamento sistêmico, descentralização e ação distribuída. Nossa luta climática pode estar sofrendo da ‘Síndrome da Guerra Passada’ – a tendência de enfrentamento de novas crises com estratégias superadas, que ignoram transformações mais amplas em ciência, tecnologia e realidades políticas, econômicas e sociais.”
O embaixador finalizou a carta destacando a COP30 como oportunidade histórica para alinhamento global, capaz de transformar a relação da humanidade com o meio ambiente e inaugurar um novo ciclo de cooperação internacional, inovação e prosperidade sustentável.
Com 25% da energia descontratada até 2028, elétrica pode capturar preços mais altos e ampliar crescimento
Com licença do Ibama em mãos, petroleira conclui última etapa regulatória para iniciar produção no campo da Bacia de Campos; mercado agora volta os olhos para o impacto na geração de caixa e no potencial pagamento de dividendos
A Raízen, maior produtora global de açúcar e etanol de cana, está em dificuldades financeiras e precisa de uma injeção de capital de seus sócios para se manter de pé, avaliam especialistas
A operação envolve a aquisição pela holding dos irmãos Joesley e Wesley Batista de 90% das ações do capital social da Logás, que leva combustível a locais sem acesso a gasodutos
Venda da subsidiária marca reavaliação estratégica: empresa abre mão de negócio bilionário em receita para fortalecer caixa, reduzir despesas financeiras e elevar o retorno sobre o capital
Em fato relevante divulgado hoje (3), a companhia disse que os requisitos para a transação não foram cumpridos, em especial a assinatura do compromisso de voto entre a GPT e a gestora Trígono Capital, que tem 15,3% do capital da empresa.
O economista Adriano Pires, sócio fundador do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), explica o que esperar da Petrobras em meio à alta dos preços do petróleo
Varejista tenta congelar a venda da participação de 22,5% do Casino enquanto discute na arbitragem quem deve pagar passivo tributário de R$ 2,5 bilhões; em paralelo, Fitch corta rating para faixa de alto risco
Parte dos recursos vai para o caixa da companhia, enquanto acionistas aproveitam a janela para vender participação; veja os destaques da oferta
Temporada do 4T25 deve reforçar a força das construtoras de baixa renda, enquanto empresas como Eztec e Tenda ainda enfrentam desafios específicos
Metade da carne de frango consumida nos mercados halal do Oriente Médio é importada, principalmente do Brasil; entenda os efeitos do conflito na região para a exportadora brasileira
Pré-venda começa na próxima segunda-feira (9); modelo mais acessível vem com 256 gigabytes e novo processador
De olho na luz como motor da inteligência artificial, o investimento bilionário da Nvidia na Lumentum e na Coherent deve transformar a transferência de dados
Mesmo com sinais pontuais de melhora no exterior, spreads fracos no Brasil e geração de caixa negativa seguem no radar dos analistas
Paramount cogita fundir os dois streamings em um único serviço, mas ainda não há detalhes sobre nome, data de lançamento ou preço
Kepler Weber fecha acordo para combinação de negócios com a GPT; veja o que pode acontecer ao acionista de KEPL3
Com vencimentos pressionando o balanço, empresa estrutura linha bilionária e coloca ações da CSN Cimentos na mesa
A companhia informou que a operação está inserida em processo de reorganização administrativa, operacional, financeira e jurídica
Após alta de quase 30% em seis meses, banco avalia que o valuation ficou mais justo — mas um catalisador pode mexer com a ação
Negócio cria frota de 73 embarcações, muda o controle da companhia e consolida um novo peso-pesado no apoio offshore brasileiro