Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
A CORRIDA DOS EVs

O duelo da BYD e da Tesla na China: quem levou a melhor na venda de carros elétricos no último mês do ano?

No cenário global, o resultado dessa concorrência acirrada é diferente daquele visto na segunda maior economia do mundo; confira quem se deu melhor em cada um desses mercados

Tesla e BYD
Imagem: Montagem Micaela Santos/Seu Dinheiro

O duelo entre a BYD e a Tesla ganhou novos números nesta sexta-feira (3). Depois de a chinesa informar um estouro de vendas no mercado local em dezembro, agora é a vez da fabricante de carros elétricos de Elon Musk bater recorde na segunda maior economia do mundo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2024, as vendas da Tesla aumentaram 8,8% por lá, para um recorde de mais de 657 mil carros. No ano, a norte-americana entregou 36,7% de seus carros para clientes na China, seu segundo maior mercado.

Só que em dezembro, a performance da fabricante de veículos elétricos de Elon Musk não foi suficiente para desbancar a BYD. 

As vendas da Tesla na China no último mês do ano caíram, enquanto as montadoras locais continuaram a comprimir a participação da norte-americana no mercado chinês

Em dezembro, a fabricante de carros elétricos dos EUA vendeu 93.766 carros na China, 0,4% a menos em comparação com o ano anterior, mas 18% a mais do que em novembro, segundo dados da China Passenger Car Association (CPCA). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E, embora a demanda robusta por automóveis tenha continuado em dezembro na China — muito em função dos subsídios agressivos do governo —, a BYD permaneceu em primeiro lugar em vendas, com um recorde de 509.440 unidades entregues no último mês do ano.

Leia Também

HÁ DÉCADAS NA BOLSA

Estrela (ESTR4) entra com pedido de recuperação judicial; essa não é a primeira crise enfrentada pela fabricante de brinquedos

MAIS VALOR AO ACIONISTA

Movida (MOVI3) quer tirar milhões de ações da bolsa após tombo de quase 35% em um mês; entenda a estratégia

A Tesla ficou em quinto lugar em termos de vendas de carros na China em dezembro, depois de cair do top 3 em outubro.

  • SAIBA MAIS: Especial Onde Investir 2025 convida especialistas do BTG Pactual, Empiricus e mais para analisar o mercado financeiro no ano que virá; garanta seu ingresso gratuito aqui

BYD versus Tesla: a performance nos mercados globais

A China foi responsável por 70% das vendas globais de veículos elétricos e híbridos nos primeiros 11 meses de 2024, e mais de 90% de um aumento nas vendas globais de veículos elétricos e híbridos em relação ao ano passado veio da China, segundo dados do setor.

Com vendas globais anuais de 1,79 milhão de carros, a Tesla ainda ficou ligeiramente à frente da BYD, cujas vendas de veículos elétricos cresceram 12,1% para 1,76 milhão globalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A gigante de veículos elétricos dos EUA reduziu sua força de trabalho global no ano passado diante da demanda morna e da competição mais acirrada dos fabricantes chineses, e cortou o tamanho da equipe de vendas na China.

À medida que a guerra de preços na China entra em seu terceiro ano, a Tesla estendeu um desconto de 10.000 yuans (US$ 1.369,99) em empréstimos pendentes para seu best-seller Model Y, bem como financiamento sem juros de até cinco anos para alguns carros Model 3 e Model Y até o final deste mês.

A BYD, que liderou uma competição de corte de custos com suas séries Dynasty e Ocean de veículos elétricos e híbridos plug-in, superou sua meta de vendas, com a comercialização de veículos de passeio subindo 41% para mais de 4,25 milhões de unidades no ano passado.

As remessas internacionais da campeã chinesa de carros elétricos aumentaram 71,9%, para 417.204 unidades, ou 9,8% das vendas globais — abaixo da meta de exportação de 450.000 para 2024 em um momento na qual enfrenta uma tarifa adicional de 17%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quase um em cada cinco carros BYD vendidos fora da China estava no Brasil, onde a BYD e o Jinjiang Group estão enfrentando investigações sobre as condições dos trabalhadores no canteiro de obras de uma fábrica local da BYD.

*Com informações do Estadão Conteúdo e da Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 19 de maio de 2026 - 19:15
álbum da copa copa do mundo 2026 19 de maio de 2026 - 17:49
Felipe Thut, diretor do Bradesco BBI. 19 de maio de 2026 - 17:02
bolsa de valores bolsa brasileira B3 (1) 19 de maio de 2026 - 10:46
Imagem criada por IA traz um gráfico de ações em azul ao fundo, o logo da Usiminas ao centro e bobinas de aço na parte inferior da imagem 18 de maio de 2026 - 19:28
Copasa 18 de maio de 2026 - 12:40
legacy investimentos talles machado 18 de maio de 2026 - 8:00
vendas varejo varejistas 17 de maio de 2026 - 17:03
detergentes ypê 16 de maio de 2026 - 13:22
Grupo Vamos 15 de maio de 2026 - 19:41
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia