🔴 TRÊS AÇÕES DE IA E O INVESTIMENTO QUE PODE MULTIPLICAR POR 42X EM 12 MESES – VEJA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DANÇA DAS CADEIRAS

Casas Bahia (BHIA3) anuncia dois novos nomes para o conselho; veja o que muda no alto escalão da companhia

No início de agosto, a Mapa Capital passou a deter participação aproximada de 85,5% do capital social da Casas Bahia, se tornando a maior acionista da varejista

Fachada da loja Casas Bahia, rede pertencente à Via (VIIA3)
Número do conselho de administração da Casas Bahia passou de cinco para sete membros. Imagem: Shutterstock

A Casas Bahia (BHIA3) informou ao mercado que os acionistas, em assembleia geral extraordinária (AGE) realizada na quinta-feira (4), elegeram André Luiz Helmeister e Jackson Medeiros de Farias Schneider para ocupar duas novas vagas no conselho de administração da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mandato ocorre até a realização da assembleia geral ordinária que deliberará sobre as demonstrações financeiras referentes ao exercício social de 2025.

As mudanças vêm na esteira da conversão de R$ 1,6 bilhão de dívidas em ações, que tornou a Mapa Capital a maior acionista da companhia.

Com isso, o número do conselho de administração da Casas Bahia passou de cinco para sete membros, com a manutenção de quatro atuais e indicação de três nomes pela gestora. Helmeister é sócio-fundador da Mapa Capital.

Agora, o conselho de administração da varejista é composto pelos seguintes membros:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Renato Carvalho do Nascimento, membro independente e Presidente
  • André Luiz Helmeister
  • Claudia Quintella Woods, membro independente
  • Fernando Beda
  • Jackson Medeiros de Farias Schneider, membro independente
  • Raphael Oscar Klein
  • Rogério Paulo Calderón Peres, membro independente

Na mesma AGE, houve a definição do conselho fiscal, composto por três membros efetivos e três suplentes. Com mandato também até a assembleia geral ordinária, houve a eleição de:

Leia Também

PAPEL & CELULOSE

Nem a celulose salva? Safra perde otimismo com Klabin (KLBN11) e rebaixa recomendação para neutra

TESOURA AFIADA

Safra rebaixa BB (BBSA3) para venda; Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC4) também sofrem e só uma ação escapa da degola

  • André Coji, como membro efetivo, tendo Susana Hanna Stiphan Jabra como suplente
  • Mauro da Motta, como membro efetivo, tendo Fernando Perez Romanelli como suplente
  • Glauber César de Souza, como membro efetivo, tendo Luiz Carlos Zavata como
  • suplente

Mapa Capital assume controle da Casas Bahia

No início de agosto, a Mapa Capital passou a deter participação aproximada de 85,5% do capital social da Casas Bahia, se tornando a maior acionista da varejista, em meio à implementação do plano de transformação da estrutura de capital da companhia.

A Domus, uma subsidiária da Mapa Capital, concluiu a transferência das debêntures da 2ª série, conversíveis em ações, da 10ª emissão de debêntures simples, emitidas pela Casas Bahia.

Debêntures são títulos de dívidas que podem ser emitidos pelas empresas — ao convertê-las em ações, a dívida da empresa é transformada em capital próprio, reduzindo o endividamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anteriormente, essas debêntures da Casas Bahia eram detidas pelo Bradesco (BBDC4) e pelo Banco do Brasil (BBAS3). Conforme já estava no radar do mercado, a Mapa Capital passou a deter essas dívidas e as converteu em ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabesp pressão da água 5 de novembro de 2026 - 19:58
Imagem com um imóvel e saco de dinheiro para representar crédito imobiliário 5 de novembro de 2026 - 14:18
Fachada da Arena Magalu, em São Paulo. Paredes azuis e placa na parte superior com os dizeres "Magalu" em led branco. Portas transparentes com duas pessoas entrando 4 de novembro de 2026 - 14:45
Aeris (AERI3), fabricante de pás eólicas 4 de novembro de 2026 - 10:06
Fachada de agência do Itaú Unibanco (ITUB4). 3 de novembro de 2026 - 18:37
Fachada de escritório do Nubank (ROXO34). 3 de novembro de 2026 - 17:47
Pessoas usando headsets em cabines com computadores em um escritório de atendimento. 2 de novembro de 2026 - 14:00
vale vale3 ação varejo 31 de outubro de 2026 - 16:11
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar