Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
VAI PIORAR ANTES DE MELHORAR

Brasil deve se tornar emergente mais endividado nos próximos anos, diz Fitch; mas há espaço para recuperar grau de investimento

Agência de risco avalia cenário macroeconômico, projeções de dívida e os desafios políticos que impedem o avanço do país rumo ao grau de investimento

Bandeira do Brasil, situação fiscal
Imagem: Canva Pro/Montagem Seu Dinheiro

A situação fiscal do Brasil continua sendo seu "calcanhar de Aquiles", impedindo o retorno do país ao grau de investimento, perdido há uma década. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esta é a análise de Todd Martinez, co-chefe de títulos soberanos da América Latina da Fitch Ratings. Em entrevista ao Estadão, ele indica que uma solução para o dilema fiscal só será possível após as eleições de 2026. 

Segundo Martinez, neste momento, a principal fraqueza do Brasil é a falta de consenso político entre os poderes Executivo e Legislativo para avançar com a consolidação fiscal. 

Enquanto o governo busca medidas de receita via impostos, o Congresso prioriza cortes de gastos, mas dificulta essa direção. Iniciativas como a derrubada do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o volume das emendas parlamentares são classificadas como contraditórias para esse objetivo. 

O co-chefe da Fitch acredita que existe um consenso político de que o Brasil precisa de uma reforma fiscal mais profunda, mas a janela apropriada para esse debate só virá depois das eleições de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Retomada do grau de investimento

Essa agenda é fundamental para que o país crie condições de recuperar o grau de investimento

Leia Também

SALVE-SE QUEM PUDER

Muito além dos bunkers: o refúgio construído por bilionários para escapar do ‘fim do mundo’ na Argentina

SÓ MARVEL TIRA MARVEL?

Em um estalar de dedos, ‘Homem Aranha: Um Novo Dia’ vira a maior bilheteria de 2026 — e talvez só a própria Marvel possa desbancá-lo

Martinez aponta que os ajustes devem passar pela estabilização da relação dívida/PIB, melhora expressiva no resultado primário e reformas difíceis no lado dos gastos, como mudanças em programas sociais e reformas administrativas. 

Mas nada disso deve vir no curto prazo. Tanto que Martinez diz na entrevista que a expectativa é de que a situação do Brasil piore antes de melhorar. 

A agência projeta que o Brasil se tornará o país mais endividado entre os maiores mercados emergentes nos próximos anos, superando a África do Sul e a Índia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A relação entre a dívida e o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve atingir 79,3% em 2025 e crescer a um ritmo anual de 3 pontos percentuais. 

Para se ter uma ideia do quão elevada é essa taxa de dívida/PIB, a mediana de outros países com o mesmo rating é de 53%. 

… mas o Brasil tem pontos positivos 

Apesar dos desafios fiscais, a Fitch mantém o rating do Brasil em BB com perspectiva estável. 

Martinez afirma que as finanças externas do país são muito robustas, com um déficit em conta corrente que, embora tenha aumentado, permanece “administrável”. Além disso, o investimento estrangeiro direto (IED) é visto como forte, e o mercado de capitais, como desenvolvido. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adicionalmente, a Fitch avalia que o Brasil tem a capacidade de se financiar quase inteiramente no mercado doméstico, sem depender de recursos externos. 

O Banco Central também foi avaliado como uma instituição forte e crível, que atua como uma âncora para a confiança, embora “enfrente alguns ventos contrários da política fiscal”. 

Essas são forças duradouras do país. 

Tarifas de Trump não devem abalar o país

Em relação às tarifas de 50% impostas por Donald Trump ao Brasil, a agência avalia que a baixa exposição comercial do Brasil aos EUA deve limitar os possíveis danos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Martinez afirma que o Brasil é uma economia muito fechada quando se pensa na parcela de exportações e importações no PIB. Para ele, isso tem sido uma fraqueza, mas também uma força para o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Notas de 20 e 50 reais sobre uma mesa preta e uma lâmpada em cima 9 de agosto de 2026 - 12:08
terafab elon musk spacex tesla fábrica de chips 7 de agosto de 2026 - 11:31
perez hilton blogueiro 6 de agosto de 2026 - 11:11
carros elétricos 5 de agosto de 2026 - 16:16
Whittier, no Alaska 5 de agosto de 2026 - 13:24
Homem branco, na faixa dos 50 anos, com cabelos fartos e escuros, usando um blazer cinza e camisa azul claro. 5 de agosto de 2026 - 6:15
PISPasep Carteira de trabalho brasileira. Trabalho registrado CLT e dinheiro do Brasil. Salário mínimo Dinheiro real brasileiro. 5 de agosto de 2026 - 5:48
Robert Kiyosaki, autor de 'Pai Rico, Pai Pobre' 4 de agosto de 2026 - 16:29
Tesouro em moedas de um centavo. 4 de agosto de 2026 - 14:06
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar