Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
MACROECONOMIA

“A taxa de juros no Brasil é maluca. Com esse patamar, estamos encomendando uma crise futura. Isso é fatal”, diz Rubens Menin

Em evento realizado pelo Inter, o empresário afirmou que o elevado custo de capital atrapalha a competitividade do Brasil

Rubens Menin.
Rubens Menin. - Imagem: Divulgação

“A taxa de juros do Brasil, com juro real de 10%, é maluca. Tem países em guerra que pagam juros mais baixos. Com esse patamar, nós estamos encomendando uma crise futura”, afirmou Rubens Menin, presidente do conselho de administração do Inter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em evento realizado pelo banco neste sábado (20), Menin destacou que os juros “machucam todo mundo, todo dia”, encarecendo o custo do dinheiro e reduzindo a competitividade das empresas brasileiras frente a pares internacionais.

Segundo o empresário, com o custo de capital elevado, as empresas estão segurando novos investimentos — e, enquanto não investimos por aqui, lá fora os concorrentes estão elevando as apostas. 

Patamar de juros no Brasil é fatal, diz Menin

O executivo alertou que o avanço mais lento da industrialização do Brasil reflete justamente essa restrição de capital. “Nossa base industrial está diminuindo, porque não dá para competir com o dinheiro a esse preço. Esse nível de juros prejudica a competitividade e diminui o investimento. É fatal.”

Segundo Menin, embora o país historicamente opere com juros mais altos que os concorrentes, hoje a diferença está muito maior. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Espero que nossos executivos do governo tenham juízo. Temos que equilibrar o déficit, senão não haverá queda da taxa de juros. O Brasil está defasado do mundo. Todos já estão cortando os juros depois da pandemia, e nós ainda não. Estamos atrasados. Mas não podemos cortar juros na canetada, não dá certo. É preciso ter as condições macroeconômicas para o juro cair. É algo que preocupa muito”, afirmou Menin.

Leia Também

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Anvisa proíbe suplemento alimentar que continha antidepressivo não declarado na rotulagem

BILHETERIA

Nem Anne Hathaway conseguiu desbancar Tom Holland: ‘Homem Aranha: Um Novo Dia’ alcança US$ 2 bilhões de bilheteria

O empresário projeta que os patamares elevados da Selic devem se manter por pelo menos mais dois anos, e mesmo nesse período será necessário que o governo administre as contas públicas com cautela. 

“Já são três anos com juros muito altos, e provavelmente isso vai continuar. Tomara que, em dois anos, possamos começar a reduzir a taxa, mas depende de juízo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
nassim taleb (1) 16 de agosto de 2026 - 7:30
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 15 de agosto de 2026 - 12:29
PISPasep Carteira de trabalho brasileira. Trabalho registrado CLT e dinheiro do Brasil. Salário mínimo Dinheiro real brasileiro. 15 de agosto de 2026 - 6:09
Milagroso Ervas Mounjaro medicamento anvisa (1) 14 de agosto de 2026 - 16:08
Fundo eleitoral eleições eleições municipais 14 de agosto de 2026 - 16:00
salário mínimo 2026 14 de agosto de 2026 - 12:06
14 de agosto de 2026 - 11:22
Máquina de milionários das loterias em manutenção. Lotofácil, Quina, Mega-Sena. 14 de agosto de 2026 - 6:54
Logo da MRV (MRVE3) nas cores verde e amarelo 13 de agosto de 2026 - 12:28
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar