Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
MACROECONOMIA

“A taxa de juros no Brasil é maluca. Com esse patamar, estamos encomendando uma crise futura. Isso é fatal”, diz Rubens Menin

Em evento realizado pelo Inter, o empresário afirmou que o elevado custo de capital atrapalha a competitividade do Brasil

Rubens Menin.
Rubens Menin. - Imagem: Divulgação

“A taxa de juros do Brasil, com juro real de 10%, é maluca. Tem países em guerra que pagam juros mais baixos. Com esse patamar, nós estamos encomendando uma crise futura”, afirmou Rubens Menin, presidente do conselho de administração do Inter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em evento realizado pelo banco neste sábado (20), Menin destacou que os juros “machucam todo mundo, todo dia”, encarecendo o custo do dinheiro e reduzindo a competitividade das empresas brasileiras frente a pares internacionais.

Segundo o empresário, com o custo de capital elevado, as empresas estão segurando novos investimentos — e, enquanto não investimos por aqui, lá fora os concorrentes estão elevando as apostas. 

Patamar de juros no Brasil é fatal, diz Menin

O executivo alertou que o avanço mais lento da industrialização do Brasil reflete justamente essa restrição de capital. “Nossa base industrial está diminuindo, porque não dá para competir com o dinheiro a esse preço. Esse nível de juros prejudica a competitividade e diminui o investimento. É fatal.”

Segundo Menin, embora o país historicamente opere com juros mais altos que os concorrentes, hoje a diferença está muito maior. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Espero que nossos executivos do governo tenham juízo. Temos que equilibrar o déficit, senão não haverá queda da taxa de juros. O Brasil está defasado do mundo. Todos já estão cortando os juros depois da pandemia, e nós ainda não. Estamos atrasados. Mas não podemos cortar juros na canetada, não dá certo. É preciso ter as condições macroeconômicas para o juro cair. É algo que preocupa muito”, afirmou Menin.

Leia Também

CRAQUE ALÉM DAS 4 LINHAS?

Cristiano Ronaldo dá passe açucarado para internacionalização da CazéTV com compra de ações da LiveModeTV às vésperas da Copa do Mundo

MUITO ALÉM DO CASO YPÊ

Investigada pela morte de 200 animais, fabricante de ração sofre novo revés na Justiça

O empresário projeta que os patamares elevados da Selic devem se manter por pelo menos mais dois anos, e mesmo nesse período será necessário que o governo administre as contas públicas com cautela. 

“Já são três anos com juros muito altos, e provavelmente isso vai continuar. Tomara que, em dois anos, possamos começar a reduzir a taxa, mas depende de juízo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
shein shopee aliexpress varejistas taxa das blusinhas renner lren3 13 de maio de 2026 - 18:57
Imagem mostra uma peça de carne ao ponto, cortada sobre uma tábua de madeira, com temperos ao redor 13 de maio de 2026 - 10:45

FIM DO CHURRASCO EUROPEU

UE proibirá compra de carnes do Brasil; entenda qual foi a justificativa

13 de maio de 2026 - 10:45
Gabriel Galípolo, Banco Central 12 de maio de 2026 - 12:15
diabo veste prada 2 11 de maio de 2026 - 15:13

O DIABO VESTE PRADA, GUCCI, CHANEL...

‘O Diabo Veste Prada 2’ precisa de apenas 10 dias para superar bilheteria do primeiro filme

11 de maio de 2026 - 15:13
airbnb stj ID da foto:1124285654 11 de maio de 2026 - 14:20
11 de maio de 2026 - 11:55

FIM DO "SABOR CHOCOLATE"?

Nova lei define percentual mínimo de cacau nos chocolates

11 de maio de 2026 - 11:55
dinheiro impostos tributo simples nacional pme empresas 10 de maio de 2026 - 15:32
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia