Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
MUITO ALÉM DO CASO YPÊ

Investigada pela morte de 200 animais, fabricante de ração sofre novo revés na Justiça

Justiça mantém suspensa a produção de empresa investigada por ração contaminada; casos foram registrados em todo o Brasil

ID da foto:2206863969
Imagem: Imagem: iStock.com/bluegame

Uma fabricante de ração animal está sob investigação por suspeita de contaminação de sua linha de produção. A suspensão sucede a morte de mais de 200 cavalos que teriam ingerido o produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os casos foram registrados em 2025 nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas e Goiás.

A atualização do caso é que a Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu manter a suspensão integral das atividades da companhia, como informado pelo governo federal na quarta-feira (13). A fábrica sob investigação é a Nutratta Nutrição Animal.

A Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Itumbiara (GO) negou pedido da empresa para retomar parcialmente sua produção e comercialização, paralisada desde junho de 2025 graças ao Termo de Suspensão Cautelar Total lavrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O termo determinou a suspensão de todas as atividades industriais da empresa, incluindo a produção de rações para outros animais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que aconteceu?

A suspensão cautelar da fabricação da ração da Nutratta é decorrente de uma fiscalização que identificou indícios de correlação entre o consumo de rações produzidas pela empresa e o adoecimento e morte de equinos em diferentes estados do Brasil.

Leia Também

MEIO CAMINHO ANDADO

Lotofácil 3684 faz ‘meio-milionários’ nas regiões Sudeste e Nordeste; Mega-Sena 3008 promete prêmio de R$ 60 milhões hoje

VAI TER SEXTOU

É amanhã! Abono do PIS/Pasep de maio cai na conta de milhões de trabalhadores na sexta-feira

Além disso, as investigações indicaram falhas estruturais e operacionais relevantes, incluindo:

  • deficiências nos controles de qualidade
  • no sistema de rastreabilidade e
  • nas condições de higiene das instalações

Em um primeiro momento, uma decisão em caráter liminar havia autorizado a retomada parcial das atividades.

Porém, representando a União, a AGU apresentou pedido de reconsideração diante de evidências de risco concreto de contaminação cruzada entre diferentes produtos, uma vez que a Nutratta operava com linha única de produção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A atuação da AGU destacou a incidência do princípio da precaução, aplicável em situações de incerteza científica, nas quais o potencial risco à saúde pública, ao meio ambiente e ao bem-estar animal impõe a adoção de medidas preventivas.

Nesse sentido, entendeu-se que caberia à empresa demonstrar a efetiva eliminação dos riscos identificados, o que não ocorreu.

Ao reexaminar o caso, o juízo reconheceu a existência de risco concreto decorrente das condições de produção e das irregularidades constatadas em fiscalizações reiteradas, além da insuficiência das medidas adotadas pela empresa para mitigar os problemas.

A decisão também considerou que a suspensão das atividades foi precedida de tentativas de regularização, não atendidas de forma satisfatória.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Sob supervisão de Ricardo Gozzi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem mostra uma peça de carne ao ponto, cortada sobre uma tábua de madeira, com temperos ao redor 13 de maio de 2026 - 10:45

FIM DO CHURRASCO EUROPEU

UE proibirá compra de carnes do Brasil; entenda qual foi a justificativa

13 de maio de 2026 - 10:45
Gabriel Galípolo, Banco Central 12 de maio de 2026 - 12:15
diabo veste prada 2 11 de maio de 2026 - 15:13

O DIABO VESTE PRADA, GUCCI, CHANEL...

‘O Diabo Veste Prada 2’ precisa de apenas 10 dias para superar bilheteria do primeiro filme

11 de maio de 2026 - 15:13
airbnb stj ID da foto:1124285654 11 de maio de 2026 - 14:20
11 de maio de 2026 - 11:55

FIM DO "SABOR CHOCOLATE"?

Nova lei define percentual mínimo de cacau nos chocolates

11 de maio de 2026 - 11:55
dinheiro impostos tributo simples nacional pme empresas 10 de maio de 2026 - 15:32
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia