🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

O importante é aprender a levantar: uma seleção de fundos imobiliários (FIIs) para capturar a retomada do mercado

Com a perspectiva de queda de juros à frente, a Empiricus indica cinco FIIs para investir; confira

Christian Bale como Bruce Wayne e Michael Caine como Alfred no filme Batman Begins
Christian Bale como Bruce Wayne e Michael Caine como Alfred no filme Batman Begins. - Imagem: David James/Divulgação Warner Bros.

Em um bom roteiro de cinema, a jornada do protagonista raramente é linear. Entre conquistas e vitórias, sempre há derrotas, quedas e tropeços — seguidos, claro, de recuperações que mantêm a atenção do público. Essa alternância é um dos pilares dramáticos que mais cativam os espectadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No filme Batman Begins (2005), Michael Caine (Alfred) relembra a Bruce Wayne uma lição de seu pai: “Why do we fall? So we can learn to pick ourselves up” (“Por que caímos? Para aprendermos a nos levantar”). É a partir desse lembrete que o herói encontra forças para seguir em frente e consolidar sua trajetória como Batman.

De forma semelhante, após um julho negativo, marcado por turbulências políticas, os mercados domésticos voltaram a se levantar em agosto, retomando sua trajetória positiva. O movimento incluiu também os fundos imobiliários.

Nos últimos meses, os indicadores de inflação corrente vêm sugerindo uma dinâmica mais benigna do que o esperado, enquanto a atividade econômica local mostra sinais de desaceleração.

Com juro nominal em 15% e inflação projetada de 4,5% para 2026, temos, de forma aproximada, um juro real restritivo de 10,5%. Seria natural, portanto, observar uma reversão à média, típica dos ciclos de política monetária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em paralelo, o Federal Reserve caminha para prováveis cortes de juros ainda neste ano. Com o banco central norte-americano afrouxando o torniquete monetário, o Brasil ganha graus de liberdade adicionais em sua condução de política monetária.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O pote de ouro da Vivara (VIVA3), o que fazer com a ação da Vale (VALE3), e o que move os mercados hoje

SEXTOU COM O RUY

Vale (VALE3) escapa do jogo de “vida ou morte” — mas você sabe o que fazer com as ações agora?

A redução da taxa Selic, ao diminuir o custo de oportunidade, tende a atuar como catalisador para a reprecificação dos ativos, especialmente os fundos imobiliários de tijolo, hoje negociados com os maiores descontos do mercado e com dividend yield próximo das máximas históricas.

FIIs de tijolo - evolução do dividend yield (anualizado)

Antecipando este cenário, realizamos a primeira migração entre setores no mês de julho nas assinaturas de FIIs da Empiricus, com aumento da alocação em fundos de tijolo nas estratégias. Contudo, o ambiente geopolítico conturbado afetou a percepção de risco dos investidores desde então.

Ainda que esses riscos permaneçam, avaliamos que a maior visibilidade em relação ao afrouxamento monetário abre espaço para um novo movimento de migração, mesmo que de forma marginal. Vale destacar que, em agosto, o Ibovespa registrou forte aceleração, enquanto o Ifix não acompanhou o mesmo ritmo — um descompasso que, historicamente, costuma abrir oportunidades de curto prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carteira de Renda - histórico de alocação setorial (Empiricus)

A intensidade da queda dos juros ainda é uma incógnita para o mercado. Conforme sinalizado pelo Banco Central, é possível que a taxa permaneça em patamar restritivo por um período prolongado. Nesse contexto, avaliamos que a migração entre setores deva ocorrer de forma gradual. Fundos de crédito imobiliário high grade indexados ao CDI, além de alguns Fiagros selecionados, seguem como alternativas interessantes para o balanceamento das carteiras.

Assim como os fundos de tijolo, os fundos de crédito imobiliário também podem capturar ganhos com o fechamento da curva de juros. Hoje, esses veículos são negociados a taxas implícitas elevadas — entre IPCA + 9% e IPCA + 11% ao ano — e, por isso, oferecem uma combinação atrativa de carrego e potencial de ganho de capital.

O principal ponto de atenção, entretanto, é o risco de crédito das operações, que se elevou nos últimos meses em função do nível ainda alto da taxa de juros. Diante desse cenário, torna-se fundamental uma análise criteriosa na seleção dos fundos.


Tenho uma novidade para compartilhar: o canal do Telegram da série Empiricus Renda Imobiliária, que antes era exclusivo para assinantes, agora está aberto para o público geral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É um momento bem importante para a categoria, diante da possibilidade do ciclo de queda da taxa de juros. Você receberá conteúdos diários sobre fundos imobiliários, incluindo dados de mercado, relatórios do setor e outros materiais exclusivos!

Para acessar, basta clicar neste link.


Possíveis tropeços para ficar de olho

Entre as atualizações do mês, vale comentar sobre a frustração no leilão dos Cepacs (Certificados de Potencial Adicional de Construção) da Av. Faria Lima, em São Paulo. A arrecadação foi de pouco mais da metade do previsto, se mantendo no preço mínimo estabelecido.

Apesar do bom momento da região para projetos residenciais e comerciais, os participantes se concentram naqueles que já tinham projetos ou terrenos engatilhados para incorporação. Entre os motivos, destacamos o cenário macroeconômico menos favorável — com elevados juros e incertezas —, que minimiza o capital especulativo, além dos custos de construção, que podem inviabilizar alguns tipos de empreendimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A notícia é desfavorável para o setor, em especial para as lajes corporativas da região, dado o potencial de valorização da praça e consequente reprecificação dos ativos já posicionados.

Um evento mais preocupante foi a polêmica com a Virgo Securitizadora, que ganhou destaque na imprensa financeira após um episódio de falha de governança, no qual recursos de fundos de reserva de CRIs foram movimentados indevidamente para outra emissão.

Nos últimos anos, a atuação dos agentes fiduciários passou a ser um ponto de atenção, diante do expressivo aumento das operações de securitização. Esse crescimento em curto espaço de tempo gerou gargalos no quadro de funcionários e nos processos internos, o que tem resultado, eventualmente, em falhas operacionais e de governança.

A Virgo é atualmente a segunda maior participante do mercado, com cerca de 10% de participação. Por isso, a grande maioria dos FIIs de crédito mantém algum nível de relacionamento com a companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar do aumento do risco percebido, vemos pouca viabilidade na substituição do agente fiduciário nas operações, uma vez que essa mudança depende de aprovação em assembleia e envolve diversas burocracias. A princípio, o caminho articulado seria a entrada de um novo sócio na companhia, capaz de agregar na supervisão das operações.

  • LEIA TAMBÉM: Quer investir melhor? Receba as notícias mais relevantes do mercado financeiro com o Seu Dinheiro; cadastre-se aqui

Uma seleção de 5 fundos imobiliários (FIIs)

A caráter excepcional, convido-lhes para acessar o relatório Trincheira Tropical e o Elogio do Vira-Lata, disponível de forma gratuita na Área Logada da Empiricus.

Este relatório especial tem um propósito bastante explícito e objetivo: sugerir um incremento, ainda que moderado, na exposição em ações brasileiras e fundos imobiliários.

A combinação de um valuation atraente e catalisadores expressivos à frente justifica a proposição. Boas oportunidades se colocam diante do investidor poucas vezes na vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando elas se apresentam, devemos aproveitar. Podemos estar diante do início de um grande ciclo de mercado. Além dos motivos para a recomendação de maior posição em Bolsa, selecionamos algumas das nossas preferências em ações e FIIs para capturar este movimento.

Você pode acessar diretamente neste link. Espero que goste da leitura.

Um abraço,
Caio Nabuco de Araujo, CAIA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
acoes-ibovespa-bolsa-brasil-eua 15 de setembro de 2026 - 7:04

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

Na Super Quarta, um banco sobe e outro corta

15 de setembro de 2026 - 7:04
Motorista dirige em meio à neblina, com pouca visibilidade à frente 13 de setembro de 2026 - 8:00
Touro e urso nos mercados financeiros ações bolsa 11 de setembro de 2026 - 7:31
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um casal olhando para uma conta de IPTU em uma casa espaçosa 10 de setembro de 2026 - 8:31
Um fundo com gráfico de ações e uma urna eletrônica ao centro 9 de setembro de 2026 - 19:55

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: De agora em diante, o trade eleitoral é com emoção

9 de setembro de 2026 - 19:55
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um cachorro e um gato diante de um pote de ração, cheio de dividendos e retornos de ações 9 de setembro de 2026 - 8:13
8 de setembro de 2026 - 8:13
Imagem gerada por inteligência artificial mostra mãos de homem abrindo uma carteira nas cores da bandeira brasileira vazia, sem dinheiro 7 de setembro de 2026 - 8:19
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma montanha russa entre diversos prédios na cidade, com fundos de centros logísticos, shoppings, lajes corporaivas e imóveis residenciais 4 de setembro de 2026 - 8:19
Logo bancos nadadores competição 4 de setembro de 2026 - 7:02
3 de setembro de 2026 - 8:18
bolsa ações small caps microcaps 2 de setembro de 2026 - 20:00

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quem está por cima, e quem está por baixo? 

2 de setembro de 2026 - 20:00
1 de setembro de 2026 - 8:37
Imagem traz um corte de um título de eleitor 1 de setembro de 2026 - 6:45

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

O pêndulo eleitoral começa a se mover

1 de setembro de 2026 - 6:45
Homem chama elevador para descer 30 de agosto de 2026 - 8:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar