🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

IAPOCALIPSE NOW?

Inteligência artificial autônoma abala modelos de negócios das big techs; Google é a que tem mais a perder, mas não é a única, diz Itaú BBA

Diante do desenvolvimento acelerado de agentes autônomos de inteligência artificial, as big techs já se mexem para não perder o bonde

Ricardo Gozzi
9 de abril de 2025
9:23 - atualizado às 5:34
inteligencia artificial deepseek chatgpt
Inteligência artificial (IA) - Imagem: iStock/ da-kuk

Os agentes autônomos de inteligência artificial (IA) despontam como o próximo salto previsível de uma revolução tecnológica ainda incipiente, mas aparentemente irreversível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assimiladas e estimuladas pelas gigantes da tecnologia, essas mesmas IAs agora põem em risco os modelos de negócios que colocaram empresas como Google e Amazon entre as maiores do mundo, afirma Thiago Kapulskis, analista do Itaú BBA.

À medida que as IAs autônomas avançam, o Google precisará encontrar uma solução para uma de suas principais fontes de receita: a visualização de anúncios. Já a Amazon tende a ser mais afetada por uma provável queda do tráfego orgânico em seu domínio.

Em entrevista ao Seu Dinheiro, Kapulskis disse ver o Google como a empresa de tecnologia coberta pelo Itaú BBA que mais tem a perder com o desenvolvimento das IAs autônomas. Já o caso da Amazon é mal compreendido e pouco debatido pelo mercado, afirmou.

Se Google e Amazon podem ter problemas com a queda de tráfego, o Itaú BBA considera que a Meta, dona do Facebook, está menos exposta a esse risco. O motivo principal é a dinâmica de funcionamento de redes como o Facebook e o Instagram, que demandam do usuário o tempo de tela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é uma inteligência artificial autônoma

Antes de entrar em detalhes, no entanto, é preciso explicar como funcionam as IAs autônomas, identificadas por executivos do setor de tecnologia como uma das principais tendências de 2025.

Leia Também

Esses agentes de inteligência artificial já estão mudando a maneira como as IAs interagem com o mundo digital — e também a forma como nós interagimos com elas.

Muito disso acontece ainda em nível experimental, mas já é possível preconizar uma grande mudança de comportamento por parte dos usuários.

Isso acontece porque esses novos agentes de IA estão sendo desenvolvidos para executar tarefas específicas complexas sem a supervisão humana. Além disso, eles proporcionam resultados melhores quando consultados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que faz uma inteligência artificial autônoma

Seja no preenchimento de formulários, na recomendação de produtos ou na automação de processos, esses agentes têm autonomia para estabelecer seus objetivos e reconfigurar sua lógica de funcionamento de acordo com as necessidades comunicadas pelo usuário.

Dentro de uma empresa, elas são capazes de proporcionar eficiência no atendimento a clientes, no uso de assistentes virtuais, na detecção de fraudes e no monitoramento de normas internas.

Kapulskis vê as IAs evoluindo mais como “companheiras” dos usuários do que como “exterminadoras” de postos de trabalho.

Um exemplo prático envolve a programação de uma viagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir das orientações do usuário, a IA autônoma é capaz de vasculhar a internet sozinha e pinçar as melhores opções de hospedagem e de passagens para o destino escolhido, entre outros detalhes.

O único trabalho do usuário seria confirmar a escolha e autorizar o pagamento.

De um lado, isso facilita bastante a vida do usuário e tende a tornar a publicidade mais assertiva.

No entanto, caso uma tendência como essa se confirme, haveria uma diminuição considerável do tráfego orgânico de usuários por esses sites.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como as IAs autônomas afetam o Google

É nesse ponto que Kapulskis vê o Google como a gigante tecnológica que mais tem a perder com esses agentes de inteligência artificial.

O Google detém mais de 90% do mercado de pesquisa por palavras e expressões na internet.

A não ser que o agente de IA seja programado para gerar tráfego nos sites pesquisados, ele é capaz de extrair informações sem que a navegação seja detectada ou que anúncios sejam visualizados por humanos.

A resposta é obtida com muito menos navegação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante disso, Kapulskis vê um risco de que as perguntas hoje feitas ao Google passem a ser feitas para os modelos de IA.

Em contrapartida, o Google tem a oportunidade de desenvolver um modelo de negócios que crie valor para o anunciante.

A visão do Itaú BBA, no entanto, é mais cética.

“O Google foi muito vencedor, alcançou mais de 90% de fatia de mercado e tem uma margem muito alta dentro do search. Então ele aparenta ter muito mais a perder do que a ganhar”, afirma Kapulskis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Risco da Amazon é pouco debatido, diz Kapulskis

O caso da Amazon é diferente. Os riscos enfrentados pela gigante do comércio eletrônico é menor do que o enfrentado pelo Google, segundo Kapulskis.

No entanto, ele acredita que esses riscos são de algum modo mal compreendidos e pouco debatidos pelo mercado.

“Vamos supor que você queira comprar um livro ou um par de óculos escuros mais barato. Pode ser que ele [o agente de IA] procure em um lugar qualquer, não necessariamente na Amazon”, afirma.

Mas esse é o menor dos problemas. Uma eventual redução brusca do tráfego tem o potencial de afetar duramente a receita da Amazon com publicidade, de onde vem parte considerável do resultado financeiro da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É preciso enfatizar que é uma questão conceitual, mas nem por isso menos preocupante”, afirma Kapulskis.

De qualquer modo, seja por meio do Gemini ou da Alexa+, tanto o Google quanto a Amazon já estão se mobilizando — e podem encontrar uma alternativa até mesmo antes que a queda de tráfego se transforme em um problema real.

Visão do Itaú BBA para Google e Amazon é positiva, apesar dos riscos

Também por isso, a equipe de Kapulskis tem uma visão positiva para essas empresas.

Até porque grandes transformações tecnológicas não acontecem da noite para o dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A internet levou pelo menos uma década para começar e mais uma para se tornar algo mais material”, compara Kapulskis.

Independentemente de quanto tempo demorar, a revolução tecnológica em andamento parece um caminho sem volta.

Inteligência artificial x Metaverso

Para Kapulskis, o que diferencia as inteligências artificiais de quimeras tecnológicas recentes é sua aplicação prática.

O metaverso, por exemplo, recebia bilhões de dólares em investimentos até poucos anos atrás. Hoje, mal se ouve falar nele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Que problema o metaverso resolve? É quase como se fosse uma solução em busca de um problema”, explica Kapulskis.

Com a inteligência artificial ocorre o contrário. Em pouco tempo desde sua popularização, com o lançamento do ChatGPT pela OpenAI, já há uma série de casos de uso prático.

“A OpenAI tem hoje milhões de usuários pagos, tanto empresas quanto pessoas físicas”, afirma o analista do Itaú BBA.

As máquinas não vão se rebelar

Por mais que tudo isso se assemelhe à ficção científica, Kapulskis não prevê nenhuma espécie de revolta das máquinas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É claro que há questões de segurança digital envolvidas e que precisam ser levadas a sério.

No entanto, as IAs atuais não alucinam como as primeiras nem tomam decisões importantes sem que recebam a instrução humana.

Elas não vão estourar seu cartão de crédito nem marcar uma viagem que você não pensa em fazer.

“A decisão final será sempre do usuário”, afirma Kapulskis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
FIIS HOJE

Sequóia III Renda Imobiliária (SEQR11) consegue inquilino para imóvel vago há mais de um ano, mas cotas caem

20 de agosto de 2025 - 13:23

O galpão presente no portfólio do FII está localizado na Penha, no Rio de Janeiro, e foi construído sob medida para a operação da Atento, empresa de atendimento ao cliente

VISÃO DO GESTOR

Bolsa brasileira pode saltar 30% até o fim de 2025, mas sem rali de fim de ano, afirma André Lion. Essas são as 5 ações favoritas da Ibiuna para investir agora 

20 de agosto de 2025 - 6:12

Em entrevista exclusiva ao Seu Dinheiro, o sócio da Ibiuna abriu quais são as grandes apostas da gestora para o segundo semestre e revelou o que poderia atrapalhar a boa toada da bolsa

O VALOR DE UMA CAIXA SEGURADORA

Cinco bancos perdem juntos R$ 42 bilhões em valor de mercado — e estrela da bolsa puxa a fila

19 de agosto de 2025 - 20:17

A terça-feira (19) foi marcada por fortes perdas na bolsa brasileira diante do aumento das tensões entre Estados Unidos e o Brasil

TOP PICK

As cinco ações do Itaú BBA para lucrar: de Sabesp (SBSP3) a Eletrobras (ELET3), confira as escolhidas após a temporada de resultados

19 de agosto de 2025 - 18:23

Banco destaca empresas que superaram as expectativas no segundo trimestre em meio a um cenário desafiador para o Ibovespa

TOUROS E URSOS #235

Dólar abaixo de R$ 5? Como a vitória de Trump na guerra comercial pode ser positiva para o Brasil

19 de agosto de 2025 - 12:20

Guilherme Abbud, CEO e CIO da Persevera Asset, fala sobre os motivos para ter otimismo com os ativos de risco no Touros e Ursos desta semana

VISÃO DO GESTOR

Exclusivo: A nova aposta da Kinea para os próximos 100 anos — e como investir como a gestora

18 de agosto de 2025 - 18:18

A Kinea Investimentos acaba de revelar sua nova aposta para o próximo século: o urânio e a energia nuclear. Entenda a tese de investimento

NA CARTEIRA

Entra Cury (CURY3), sai São Martinho (SMTO3): bolsa divulga segunda prévia do Ibovespa

18 de agosto de 2025 - 11:03

Na segunda prévia, a Cury fez sua estreia com 0,210% de peso para o período de setembro a dezembro de 2025, enquanto a São Martinho se despede do índice

DINHEIRO NA MÃO

Petrobras (PETR4), Gerdau (GGBR4) e outras 3 empresas pagam dividendos nesta semana; saiba quem recebe

18 de agosto de 2025 - 8:54

Cinco companhias listadas no Ibovespa (IBOV) entregam dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) aos acionistas na terceira semana de agosto

OAKTREE CAPITAL

Howard Marks zera Petrobras e aposta na argentina YPF — mas ainda segura quatro ações brasileiras

17 de agosto de 2025 - 16:55

A saída da petroleira estatal marca mais um corte de exposição brasileira, apesar do reforço em Itaú e JBS

RESUMO SEMANAL

Raízen (RAIZ4) e Braskem (BRKM5) derretem mais de 10% cada: o que movimentou o Ibovespa na semana 

16 de agosto de 2025 - 11:39

A Bolsa brasileira teve uma ligeira alta de 0,3% em meio a novos sinais de desaceleração econômica doméstica; o corte de juros está próximo?

CHAMOU NA CHINCHA

Ficou barata demais?: Azul (AZUL4) leva puxão de orelha da B3 por ação abaixo de R$ 1; entenda

15 de agosto de 2025 - 18:52

Em comunicado, a companhia aérea informou que tem até 4 de fevereiro de 2026 para resolver o problema

ACABAMENTO FOSCO

Nubank dispara 9% em NY após entregar rentabilidade maior que a do Itaú no 2T25 — mas recomendação é neutra, por quê?

15 de agosto de 2025 - 18:04

Analistas veem limitações na capacidade de valorização dos papéis diante de algumas barreiras de crescimento para o banco digital

É COMPRA ATRÁS DE COMPRA

TRXF11 renova apetite por aquisições: FII adiciona mais imóveis no portfólio por R$ 98 milhões — e leva junto um inquilino de peso

15 de agosto de 2025 - 10:35

Com a transação, o fundo imobiliário passa a ter 72 imóveis e um valor total investido de mais de R$ 3,9 bilhões em ativos

TORCEU O NARIZ

Banco do Brasil (BBAS3): Lucro de quase R$ 4 bilhões é pouco ou o mercado reclama de barriga cheia?

15 de agosto de 2025 - 10:18

Resultado do segundo trimestre de 2025 veio muito abaixo do esperado; entenda por que um lucro bilionário não é o bastante para uma instituição como o Banco do Brasil (BBAS3)

RECUPERANDO O FÔLEGO

FII anuncia venda de imóveis por R$ 90 milhões e mira na redução de dívidas; cotas sobem forte na bolsa

14 de agosto de 2025 - 12:10

Após acumular queda de mais de 67% desde o início das operações na B3, o fundo imobiliário vem apostando na alienação de ativos do portfólio para reduzir passivos

VISÃO DO GESTOR

“Basta garimpar”: A maré virou para as small caps, mas este gestor ainda vê oportunidade em 20 ações de ‘pequenas notáveis’

14 de agosto de 2025 - 6:04

Em meio à volatilidade crescente no mercado local, Werner Roger, gestor da Trígono Capital, revelou ao Seu Dinheiro onde estão as principais apostas da gestora em ações na B3

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Dólar sobe a R$ 5,4018 e Ibovespa cai 0,89% com anúncio de pacote do governo para conter tarifaço. Por que o mercado torceu o nariz?

13 de agosto de 2025 - 13:25

O plano de apoio às empresas afetadas prevê uma série de medidas construídas junto aos setores produtivos, exportadores, agronegócio e empresas brasileiras e norte-americanas

HERE COMES A NEW CHALLENGER

Outra rival para a B3: CSD BR recebe R$ 100 milhões do Citi, Morgan Stanley e UBS para criar nova bolsa no Brasil

12 de agosto de 2025 - 16:57

Investimento das gigantes financeiras é mais um passo para a empresa, que já tem licenças de operação do Banco Central e da CVM

FOME DE AQUISIÇÃO

HSML11 amplia aposta no SuperShopping Osasco e passa a deter mais de 66% do ativo

12 de agosto de 2025 - 15:28

Com a aquisição, o fundo imobiliário concluiu a aquisição adicional do shopping pretendida com os recursos da 5ª emissão de cotas

ESTRATÉGIA DE ALOCAÇÃO

Bolsas no topo e dólar na base: estas são as estratégias de investimento que o Itaú (ITUB4) está recomendando para os clientes agora

12 de agosto de 2025 - 14:48

Estrategistas do banco veem um redirecionamento global de recursos que pode chegar ao Brasil, mas existem algumas condições pelo caminho

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar