Pesquisa final do Datafolha para o segundo turno em São Paulo mostra Nunes com 57% dos votos válidos contra 43% de Boulos
O levantamento foi feito na sexta-feira (25) e neste sábado (26) e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos; Datafolha também avaliou o cenário eleitoral em Belo Horizonte (MG)

A um dia do segundo turno para a eleição municipal em São Paulo, a pesquisa final do Datafolha divulgada neste sábado (26) mostra que Ricardo Nunes (MDB) tem 57% dos votos válidos. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), candidato apoiado por Lula, aparece com 43% dos votos.
Os votos válidos são aqueles que realmente determinam o resultado de uma eleição, pois excluem os votos brancos e nulos. Na pesquisa anterior, Nunes tinha 58% dos votos válidos e Boulos, 42%.
O levantamento foi feito na sexta-feira (25) e neste sábado (26) com 2.052 moradores de São Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa Datafolha foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-01690/2024. O nível de confiança é de 95%.
A pesquisa capta parte do efeito do último debate entre os dois candidatos e da sabatina de Boulos ao ex-coach Pablo Marçal (PRTB), que terminou o primeiro turno em terceiro lugar, com 1,7 milhão de votos.
Intenções de voto em SP
No último levantamento do instituto, considerando os votos totais, a diferença entre os dois candidatos havia diminuído de 18 para 14 pontos porcentuais, com o emedebista tendo 49% das intenções de voto, contra 35% do líder sem-teto.
Leia Também
Barroso anuncia aposentadoria e vai deixar cargo de ministro do STF
Na ocasião, 14% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto. Outros 2% não sabiam em quem votar.
Agora, faltando um dia para a votação, o atual prefeito pontua com 48% ante 37% do psolista. Brancos e nulos somam 12%, enquanto os indecisos são 3%.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não é apresentado a uma lista com o nome dos dois candidatos que disputam o segundo turno, Nunes tem 39% de intenção de voto (contra 40% no último levantamento) e Boulos, 32% (ante 30%).
Os que dizem que vão votar no "15", número do prefeito, são 4%. E 2% citam o "50", número de urna do psolista. Aqui, os indecisos são 11% e branco/nulo/nenhum, 9%.
Últimos debates dos candidatos
Nunes e Boulos tiveram o último confronto, ontem (25), antes de os 9,3 milhões eleitores paulistanos irem as urnas escolher o próximo a administrar a cidade.
O debate, promovido pela TV Globo, foi morno e teve troca de acusações entre os dois postulantes, mas sem fatos novos. O prefeito defendeu sua gestão e se vendeu como liberal, enquanto o psolista tentou colocar o adversário como alguém sem pulso e rodeado de suspeitas de corrupção.
Horas antes do encontro, Boulos passou por uma sabatina com o influenciador Pablo Marçal, na qual, por quase uma hora, fez acenos ao eleitorado do ex-coach, falando, por exemplo, sobre a pauta do empreendedorismo.
Convidado também a participar, o atual prefeito não apareceu e nem atendeu ao telefonema que Marçal fez durante a transmissão ao vivo.
A participação na transmissão ao vivo foi tida como bem-sucedida pela equipe de Boulos, principalmente porque ele conseguiu fazer o influenciador defender o voto nulo no domingo.
A maior parte do eleitorado de Marçal declara voto no prefeito, portanto, a estratégia de anular o voto tende a beneficiar o deputado federal do PSOL.
Pesquisa Datafolha em Belo Horizonte (MG)
A Pesquisa Datafolha sobre o cenário eleitoral de Belo Horizonte (MG) divulgada neste sábado (26) aponta que o atual prefeito da cidade, Fuad Noman (PSD), tem 53% de votos válidos, enquanto o deputado estadual Bruno Engler (PL) registra 47%.
Nos votos totais, considerando o cenário estimulado, Fuad tem 48% e Engler, 42%. Na pesquisa anterior, o prefeito registrava 46% e, o deputado estadual, 39%. São 7% os votos em branco ou nulos e 4% estão indecisos.
No comparativo com a rodada anterior, Fuad oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro, enquanto Bruno Engler cresceu três pontos porcentuais.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, modalidade na qual as opções de voto no pleito não são apresentadas aos entrevistados, Fuad registra 37% e Engler, 28%. A resposta "no 22", número de urna de Engler, soma 6% de menções, enquanto as menções a "no 55", número de Fuad, equivalem a 4%.
A preferência de voto "no atual" mandatário, sem referência nominal a Fuad Noman, soma 2%. Na espontânea, 16% se dizem indecisos e 7% votam em branco ou nulo.
O Datafolha realizou 1.674 entrevistas presenciais na capital mineira entre os dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, e o índice de confiança é de 95%.
O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segue o protocolo MG-01286/2024.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Imposto de renda sobre CDB, Tesouro Direto, JCP e fundos ficará em 18% após avaliação por comissão do Congresso Nacional
Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado
Lula e Trump finalmente se falam: troca de afagos, pedidos e a promessa de um encontro; entenda o que está em jogo
Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações
Lula e Trump: a “química excelente” que pode mudar a relação entre o Brasil e os EUA
Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec, analisa os efeitos políticos e econômicos de um possível encontro entre os dois presidentes
Com Tarcísio de Freitas cotado para a corrida presidencial, uma outra figura surge na disputa pelo governo de SP
Cenário nacional dificulta a nomeação de candidatos para as eleições de 2026, com impasse de Bolsonaro ainda no radar
Comissão do Senado se antecipa e aprova projeto de isenção de IR até R$ 5 mil; texto agora depende dos deputados
Proposta de isenção de IR aprovada não é a do governo Lula, mas também cria imposto mínimo para altas rendas, programa de renegociação de dívidas e prevê compensação a estados e municípios
Senado vota regulamentação dos novos impostos sobre consumo, IBS e CBS, nesta quarta-feira (24)
Proposta define regras para o novo comitê gestor do IBS e da CBS, tributos que vão substituir impostos atuais a partir de 2027
O que Lula vai dizer na ONU? Soberania e um recado sutil a Trump estão no radar
A expectativa é que o discurso seja calibrado para o público global, evitando foco excessivo em disputas políticas internas
Câncer de Bolsonaro: o que é o carcinoma de pele encontrado em duas lesões removidas
Ex-presidente recebeu alta após internação por queda de pressão, vômitos e tontura; quadro exige acompanhamento médico periódico
LCI e LCA correm o risco de terem rendimentos tributados, mas debêntures incentivadas sairão ilesas após negociações no Congresso
Relator da MP que muda a tributação dos investimentos diz que ainda está em fase de negociação com líderes partidários
“Careca do INSS”: quem é o empresário preso pela PF por esquema que desviou bilhões
Empresário é apontado como “epicentro” de fraudes que desviaram bilhões de aposentadorias
STF condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão; saiba quais opções restam ao ex-presidente
Placar final foi 4 a 1 para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado
Aprovação de Lula sobe para 33% e chega ao maior nível desde dezembro de 2024, diz Datafolha
O índice de reprovação do petista ainda é um dos maiores entre presidentes desde a redemocratização a esta altura do mandato, mas, na comparação direta, Bolsonaro sai perdendo
Debêntures incentivadas devem continuar isentas de IR, mas LCI e LCA seguem na mira da MP que muda a tributação dos investimentos, diz jornal
Texto deve manter mudanças na alíquota única de IR para ativos tributáveis e na compensação de créditos tributários, pontos que despertam preocupação no mercado
Governo Trump sobe o tom contra o Brasil, e Itamaraty condena ameaças dos EUA de usar “poder militar”
O documento do Itamaraty foi publicado após a porta-voz da Casa Branca ser questionada sobre a possibilidade de novas sanções ao Brasil por conta do julgamento de Jair Bolsonaro
Bolsonaro era líder de organização criminosa que tentou golpe de Estado, diz Moraes — Dino acompanha o relator e vota por condenação
Ministros destacaram provas de uma trama articulada desde 2021 e pediram condenação dos sete réus. Dino, entretanto, vê diferentes níveis de culpa
O julgamento de Bolsonaro e o xadrez eleitoral com Lula e Tarcísio: qual é o futuro do Brasil?
O cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, analisa o impacto da condenação de Jair Bolsonaro, a estratégia de Tarcísio de Freitas e as dificuldades de Lula em chegar com força para as eleições de 2026
Pedimos para a inteligência artificial da Meta produzir imagens de Lula, Trump, Bolsonaro, Alexandre de Moraes e outros — e o resultado vai te surpreender (ou não)
A inteligência artificial da Meta entregou resultados corretos em apenas duas das seis consultas feitas pela redação do Seu Dinheiro
STF encerra primeira semana do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados; confira os principais pontos do segundo dia
A sessão será retomada na próxima terça-feira (9), às 9 horas, com o voto do relator e ministro do STF, Alexandre de Moraes
A suspeita de rombo nos cofres que levou ao afastamento do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, pelo STJ
Investigado na Operação Fames-19, Barbosa é suspeito de participar de um esquema de R$ 73 milhões em contratos emergenciais durante a pandemia
Filho de ourives e clientes como Neymar, Vini Jr e Ludmilla: quem é TH Joias, deputado preso por suspeita de negociar armas com o Comando Vermelho
Investigado por suposta ligação com o Comando Vermelho, o parlamentar conhecido como TH Joias já havia sido preso em 2017 por acusações semelhantes