Eleições 2024: Datena oficializa candidatura, escolhe vice e frustra planos de Tabata Amaral — que também confirma que vai concorrer, mas ainda sem companheiro de chapa
As convenções do PSDB e do PSB ocorreram no mesmo dia e a confirmação de Datena na disputa frustrou os planos de Tabata

O ex-senador e presidente municipal do PSDB, José Aníbal, será o candidato a vice à Prefeitura de São Paulo na chapa liderada pelo jornalista José Luiz Datena, que não só confirmou a canditadura como escolheu o companheiro para o pleito.
O anúncio foi realizado no último sábado (27) durante a convenção que homologou a candidatura de Datena pela federação composta por PSDB e Cidadania.
Aníbal já era o favorito a ser indicado. Em uma na disputa contra Mário Covas Neto, o Zuzinha. "Desculpe Zuzinha, mas estou aqui para anunciar o José Aníbal como meu vice", disse.
Aníbal, em seu pronunciamento, destacou a força popular de Datena. "Nenhum dos candidatos que estão aí têm a expressão popular que ele tem", declarou.
- Uma recomendação de investimento por dia é tudo que você precisa para começar a construir o seu patrimônio. E é justamente isso que o analista Matheus Spiess quer enviar no seu e-mail. Clique aqui para saber como receber.
Também presente ao encontro, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, buscou indicar que não teme uma desistência de Datena à candidatura, declarando que a abordagem do tema indicaria "desespero" dos adversários.
O jornalista já desistiu de concorrer em outras quatro eleições passadas: duas municipais e duas para o Senado Federal.
Leia Também
Anteriormente, o apresentador havia sido apresentado como companheiro de chapa de sua agora adversária Tabata Amaral (PSB). "Eles estão desesperados, até ontem não acreditaram que o Datena seria candidato", disse.
Tabata Amaral também confirma candidatura para as eleições 2024...
Por falar nela, o PSB também oficializou ontem a candidatura da deputada federal à Prefeitura de São Paulo. Mas a escolha do candidato a vice-prefeito foi adiada e será definida pela Executiva do partido.
A expectativa é de que o nome escolhido seja do próprio PSB, embora uma aliança de última hora com o PSDB também não esteja descartada.
A convenção do PSB, realizada na quadra da escola de samba Rosas de Ouro, na zona norte, contou com a presença de lideranças nacionais do partido.
Entre os presentes estavam o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o prefeito de Recife, João Campos, que é namorado de Tabata.
O encontro também aprovou a chapa de vereadores do PSB, que vai lançar 56 candidatos à Câmara Municipal.
- LEIA TAMBÉM: Tabata Amaral fala com exclusividade ao Seu Dinheiro sobre privatizações e revela preocupação fiscal com município
Mas vice fica em aberto
Como a convenção do PSB ocorreu simultaneamente à do PSDB, a confirmação de Datena na disputa frustra os planos de Tabata, que esperava contar com o apoio dos tucanos.
Com o PSDB ao seu lado, ela não só teria mais tempo de propaganda em rádio e TV, como também a expertise de uma sigla que já governou a maior cidade do País.
Embora a candidatura de Datena tenha sido homologada, ainda não é certo que o apresentador estará nas urnas nas eleições de outubro.
O ex-presidente municipal do PSDB, Fernando Alfredo, está tentando barrar a candidatura de Datena por meio de uma ação judicial. Além disso, o próprio jornalista tem o histórico de desistências já citado.
Caso a candidatura de Datena se confirme até o dia 15 de agosto, último dia para o registro de candidatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tabata terá que escolher um nome do próprio partido como vice.
Entre os cotados estão Lu Alckmin, esposa de Geraldo Alckmin, e Lúcia França, esposa de Márcio França. Alckmin e França são os principais fiadores da candidatura da deputada.
Se, por algum motivo, a candidatura de Datena não for confirmada, ainda existe a possibilidade de uma composição com o PSDB, com o presidente municipal da legenda, José Aníbal, ou o presidente da federação PSDB-Cidadania, Mário Covas Neto, assumindo a vice do PSB.
Esse cenário, porém, é considerado pouco provável pelo entorno de Tabata, que já vêem uma chapa puro-sangue como a realidade mais plausível.
- No mercado financeiro, agir rápido é essencial para capturar as melhores oportunidades. E você pode receber as informações mais importantes do dia antes mesmo de a bolsa abrir. Basta clicar aqui para se inscrever gratuitamente em uma das newsletters mais lidas da Faria Lima.
Terceira via nas eleições?
Embora rejeite o rótulo de "terceira via", Tabata busca se posicionar como alternativa aos nomes do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e do prefeito Ricardo Nunes (MDB), apoiados, respectivamente, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Sua estratégia é frequentemente comparada à da ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), terceira colocada nas eleições de 2022.
Em entrevista ao Estadão/Broadcast, a pessebista afirmou ser a única candidata à Prefeitura capaz de dialogar tanto com o governo federal quanto com o governo estadual.
"Sou a única que pode governar com Lula e com Tarcísio", destacou. A deputada utiliza seu bom relacionamento com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e com o presidente Lula como um trunfo eleitoral.
Apesar de evitar críticas ao governo federal, Tabata tem sido dura com Boulos, candidato apoiado pelo Palácio do Planalto.
No primeiro trimestre, ela criticou o candidato do PSOL por ignorá-la em uma publicação nas redes sociais sobre uma pesquisa eleitoral. Além disso, afirmou que tanto Nunes quanto Boulos a procuraram para propor algum tipo de acordo para a disputa pelo comando da capital.
Na última pesquisa Datafolha, publicada em 5 de julho, Tabata aparece com 7% das intenções de voto, empatada tecnicamente em terceiro lugar com Datena, que tem 11%, e Pablo Marçal (PRTB), que tem 10%.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Governador de MG, Romeu Zema, lança pré-candidatura à Presidência da República
Governador de Minas Gerais lança corrida ao Planalto, defendendo estado leve, saída dos Brics e combate ao lulismo
Ponto a ponto: Confira os próximos passos do julgamento de Jair Bolsonaro
Com todas as alegações finais apresentadas, caso contra Bolsonaro e seus aliados deve ser liberado para julgamento na Primeira Turma do STF ainda em setembro
“Meu time não tem medo de briga”, diz Lula. Confira as principais declarações do petista sobre a relação com Trump
O presidente discursou na cerimônia de assinatura da medida provisória, que ainda deve passar pela Câmara e pelo Senado, e que estabelece propostas para ajudar empresas a sobreviver ao tarifaço dos EUA
WhatsApp ‘do Lula’: o que se sabe sobre o aplicativo de mensagens que o governo quer criar
Abin já deu início aos testes de um aplicativo próprio de troca de mensagens, mas não é todo mundo que terá acesso ao ‘WhatsApp do Lula’
Trump coloca tarifaço contra o Brasil em prática, dobra sobretaxa à Índia e mantém Brics na mira; e agora?
Mercado aguarda detalhes do plano de contingência do governo Lula, mas, por pior que esteja o cenário no Brasil, outro país recebeu notícias ainda piores
O aviso de Haddad sobre o Pix e outro alerta sobre a pressão de Trump com as tarifas
Para o ministro, o sucesso do Pix está incomodando interesses internacionais e ganhando notoriedade global
Governo prepara pacote para socorrer exportadoras afetadas pelas tarifas dos EUA; confira as medidas possíveis
A ideia segue o modelo adotado durante a pandemia, quando o governo federal ajudou empresas a manter empregos formais por meio de subsídios
O que Bolsonaro fez para ser preso, afinal? E o que diz a defesa do ex-presidente
A notícia pegou de surpresa até mesmo críticos de Bolsonaro, e a primeira questão que surgiu foi: por que agora?
Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro; PF apreende o celular
O despacho justificou a decisão por descumprimento das medidas cautelares impostas pelo próprio ministro
As principais declarações de Lula no dia marcado por manifestações bolsonaristas
Enquanto apoiadores de Jair Bolsonaro protestavam pelas ruas do País, o presidente fazia um discurso em Brasília — e poucos temas escaparam do petista; confira
O recado de Lula para os EUA: “Temos tamanho, postura e interesse econômico e político para negociar” — e uma opinião polêmica sobre o dólar
Petista disse neste domingo (3) que o Brasil quer negociar em igualdade de condições com os Estados Unidos, e também diz o que acha do uso da moeda norte-americana nas negociações comerciais
Anistia para Bolsonaro: maioria dos brasileiros não vota em candidato que promete livrar ex-presidente de acusações, diz Datafolha
O domingo (3) está sendo marcado por manifestações bolsonaristas espalhadas por todo o País
Efeito da tarifa de Trump sobre a popularidade de Lula estanca e reprovação segue em 40%; confira a pesquisa Datafolha
Havia expectativa sobre os ganhos de imagem para o petista, mas houve manutenção da avaliação “ruim/péssimo”, enquanto a de “ótimo/bom” oscilou de 28% para 29%
Ataque de Trump a Alexandre de Moraes pode sair pela culatra, diz The Economist sobre o uso da Lei Magnitsky contra o ministro do STF
Para a publicação britânica centenária, Moraes se tornou o alvo das sanções de Trump enquanto seu ato mais notável é liderar o processo contra Jair Bolsonaro — mas os planos dos EUA podem não sair como o planejado
Trump vai ajudar Lula a se reeleger? Presidente volta a liderar a corrida eleitoral, enquanto Bolsonaro perde impulso em meio ao tarifaço, mostra pesquisa
O levantamento da Atlas em parceria com a Bloomberg indica uma reviravolta no cenário eleitoral para 2026, que vinha indicando um enfraquecimento da imagem de Lula
Zambelli é presa na Itália, e extradição pode levar até dois anos; veja o que acontece com o mandato da deputada
Mesmo condenada, parlamentar ainda depende de aval da Câmara para perder o cargo; processo não tem prazo para terminar
Moraes na mira de Trump: EUA anunciam sanção ao ministro por violação aos direitos humanos; entenda as penalidades da Lei Magnitsky
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) aproveitou o anúncio da sanção para pedir novamente que o Congresso Nacional aprove uma anistia
Missão de senadores brasileiros chega a Washington para tentar conter tarifaço dos EUA
Esforço político dos parlamentares brasileiros pecou no timing da visita, pois acontece às vésperas do recesso Congresso dos EUA.
General do Exército assume autoria do plano para matar Moraes, Lula e Alckmin; confira os detalhes do depoimento
O réu no processo sobre a tentativa de golpe de Estado também revelou que chegou a comparecer entre cinco e sete vezes nos acampamentos bolsonaristas em frente aos quartéis
Haddad diz que família Bolsonaro está dificultando comunicação com os EUA e pede: “Sai do caminho e deixa o governo negociar”
Em entrevista à rádio Itatiaia, o ministro da Fazenda afirmou que os Bolsonaros são “especialistas em lascar o povo”