🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

GUERRA EM QUATRO RODAS

Governo Biden quer proibir carros inteligentes com tecnologia da China nos EUA – e Rússia também entra na mira

Os Estados Unidos alegam que o uso de tecnologia da China e da Rússia ameaça a segurança nacional; mas rival enxerga protecionismo

Dani Alvarenga
23 de setembro de 2024
13:57 - atualizado às 9:49
Guerra comercial entre China e Estados Unidos
Imagem: Shutterstock

A disputa tecnológica entre Estados Unidos e China ganhou mais um capítulo – e a Rússia também entrou no meio. O Departamento de Comércio dos EUA propôs nesta segunda-feira (23) o banimento da venda e importação de carros inteligentes com softwares e hardwares chineses ou russos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o governo norte-americano, o uso da tecnologia de rivais no território ameaça a segurança nacional. Isso porque há preocupações em relação à coleta de dados dos motoristas e da infraestrutura dos Estados Unidos por meio das empresas chinesas e russas.

A proposta do Departamento de Comércio é voltada para os “veículos conectados”, ou seja, qualquer automóvel que use conexões de rede para assistência na estrada, para comunicações via satélite ou para outros recursos.

Dessa forma, a proibição se estende aos softwares e hardwares que permitam que um veículo se comunique com o mundo externo, como Bluetooth e WiFi.

“Veículos inteligentes da China poderiam coletar informações sensíveis sobre os cidadãos e sobre a infraestrutura e enviá-las para a China”, afirmou Joe Biden.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso a proposta seja aprovada, o banimento também impedirá a realização de testes de carros autônomos com tecnologia dos rivais nas estradas dos EUA.

Leia Também

De acordo com funcionários do governo em entrevista à CNN, haverá um período de 30 dias para consulta pública sobre a regra proposta. 

Além disso, o governo Biden também divulgará uma análise econômica dos custos esperados para montadoras e consumidores cumprirem a medida.

Risco à segurança? As justificativas dos EUA

O governo dos Estados Unidos vem levantando suspeitas de coleta de dados pela China através dos veículos inteligentes desde o início do ano. Em fevereiro, a Casa Branca ordenou uma investigação contra o Gigante Asiático.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a secretária de Comércio, Gina Raimondo, a análise demonstrou uma série de riscos à segurança do país, que inclui a possibilidade de sabotagem remota por hackers.

“Em situações extremas, um adversário estrangeiro poderia desligar ou assumir o controle de todos os seus veículos que operam nos Estados Unidos, todos ao mesmo tempo, causando acidentes ou bloqueando estradas”, afirmou.

Além disso, as autoridades norte-americanas também demonstram preocupação com postos de carregamento para automóveis elétricos que possuam hardware ou software da China.

“Já temos ampla evidência da China posicionando malware em nossa infraestrutura com o propósito de interrupção e sabotagem”, disse o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com ele, se milhões de carros inteligentes com tecnologia chinesa estiverem nas estradas dos EUA, “o risco de interrupção e sabotagem aumenta drasticamente”.

EUA vs. China: o que diz o Gigante Asiático?

Já o governo chinês vê a proposta de banimento como uma medida protecionista e negou as alegações dos EUA de que seus hackers se infiltraram na infraestrutura do país.

“A China se opõe à ampliação do conceito de segurança nacional pelos EUA e às ações discriminatórias tomadas contra empresas e produtos chineses”, disse Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

A embaixada chinesa em Washington também já havia criticado a medida no mês passado: "A China pede que os EUA cumpram seriamente os princípios de mercado e as regras de comércio internacional, e criem um campo de jogo nivelado para empresas de todos os países”, afirmou em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, respondeu que o anúncio não foi uma medida protecionista. “Não se trata de comércio ou vantagem econômica. Esta é uma ação estritamente de segurança nacional”, afirmou.

Vale ressaltar que não é a primeira vez que o governo norte-americano proíbe a comercialização de produtos estrangeiros considerados uma ameaça à segurança do país.

Em junho, o departamento proibiu a circulação de produtos e serviços feitos pela empresa russa de segurança cibernética Kaspersky Lab, cujo software de antivírus é utilizado amplamente por diversos países.

  • LEIA TAMBÉM: SD Select entrevista analista e libera carteira gratuita de ações americanas pra você buscar lucros dolarizados em 2024. Clique aqui e acesse.

Como vão ficar os veículos?

Caso a regra entre em vigor, ela não vai ser aplicada em carros que já circulam nas ruas dos Estados Unidos com tecnologia chinesa ou russa instalada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proibição sobre os softwares vai incidir sobre veículos de modelos do ano de 2027, enquanto o banimento de hardware será para automóveis de modelos dos anos de 2030 ou 2029, de acordo com o Departamento de Comércio.

Segundo um funcionário do governo, a proposta deve proibir os carros e caminhões leves chineses do mercado norte-americano. No entanto, a medida deve permitir que as montadoras busquem "autorizações específicas".

Além disso, há relativamente poucos veículos do tipo importados da China, de acordo com Raimondo.

Já a Alliance For Automotive Innovation, um grupo que representa as principais montadoras – incluindo a General Motors, Toyota, Volkswagen e Hyundai –, alerta que uma possível mudança no hardware e software levaria tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além dos EUA e China: disputa pela tecnologia e outros banimentos

A ação regulatória é mais um capítulo na corrida pela tecnologia. E não são só a China e os Estados Unidos que estão envolvidos.

O Gigante Asiático vem incomodando também a Europa. Isso porque há um forte investimento do governo da China no mercado de carros elétricos, que vem provocando uma inundação de veículos chineses na região e dificultando a venda de montadoras europeias.

Em julho, a União Europeia impôs tarifas adicionais sobre importações de veículos elétricos (EV) chineses.

Já nos Estados Unidos, o governo Biden ampliou as tarifas de importação sobre veículos elétricos, baterias de EV e minerais essenciais vindos da China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo chinês, por sua vez, está com a Tesla na mira. O Gigante Asiático vem indicando preocupações com coleta de dados pela montadora de Elon Musk. Algumas autoridades já proibiram os veículos da marca de entrarem em complexos do governo.

*Com informações da Reuters e CNN

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NOVA PANDEMIA NO RADAR?

Vírus Nipah: Entenda o risco real para o Brasil durante o Carnaval

11 de fevereiro de 2026 - 9:58

Veja onde o vírus Nipah está ativo no momento e quais são os sintomas conhecidos da doença que pode matar até 3 em cada 4 pessoas infectadas

CEO CONFERENCE 2026

“Os EUA em primeiro lugar, mas não sozinhos”. O recado do braço direito de Trump para a América Latina em papo com André Esteves

10 de fevereiro de 2026 - 14:45

O secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, participou de um painel da CEO Conference, evento do BTG Pactual, nesta terça (10); confira os principais pontos da sua fala

H2O NO PLANETA VERMELHO

Crise hídrica de outro mundo: tempestade de poeira explica como parte da água de Marte evaporou

10 de fevereiro de 2026 - 13:28

Pesquisa realizada em conjunto por cientistas espanhóis, japoneses e belgas e lança luz sobre como a água de Marte evaporou ao longo do tempo

BOLSA CARA OU BARATA

Rali à vista: Goldman Sachs projeta alta de 10% para as ações americanas; saiba onde moram os riscos

9 de fevereiro de 2026 - 19:35

Relatório do banco norte-americano mostra que o S&P 500 pode sair dos 6.900 pontos e chegar em 7.600 pontos até o fim do ano, mas há armadilhas nesse caminho; veja como se proteger

MISTÉRIOS DO SATÉLITE

A intrigante descoberta da China no lado ‘escuro’ da Lua às vésperas do envio de uma missão da Nasa

9 de fevereiro de 2026 - 11:03

As ambições chinesas na Lua vão além de apenas deixar pegadas no satélite; elas incluem a impressão de tijolos em 3D que sirvam para construir uma base no satélite

ENERGIA INFINITA

Sol artificial já brilha no laboratório, mas possibilidade de geração de energia infinita ainda tem pela frente um obstáculo importante

7 de fevereiro de 2026 - 13:38

Enquanto a China tenta reproduzir o sol na Terra, um estudo analisa até onde a promessa da fusão nuclear resiste fora do laboratório

GANHANDO COM A BAIXA

A montanha-russa do ouro: a correção técnica que abriu uma janela de compra para estas duas mineradoras, segundo o BTG 

6 de fevereiro de 2026 - 19:01

Depois de romper a barreira de US$ 5.600, o metal precioso está sendo cotado abaixo de US$ 5.000. Segundo o banco, a hora é de comprar na queda, mas não qualquer ação

CONTRA O SELL AMERICA

Braço direito de Trump manda recado para quem investe em títulos do Tesouro dos EUA 

5 de fevereiro de 2026 - 19:42

Segundo o secretário do Tesouro norte-americano, os investidores estrangeiros continuam comprando a dívida dos EUA com apetite — mas os movimentos do mercado contam outra história

"O ADULTO NA SALA"

Scott Bessent confirma participação na BTG CEO Conference: o que o homem de confiança de Trump pode dizer em papo com André Esteves

5 de fevereiro de 2026 - 13:31

O braço direito de Donald Trump participa da CEO Conference 2026, que acontece nos dias 10 e 11 de fevereiro, em São Paulo. Ele bate um papo com André Esteves, chairman e sócio sênior do banco, no primeiro dia do evento, em painel às 11h30.

NA DISPUTA COM A CHINA

Governo Trump fecha acordo sobre minerais críticos com a Argentina; entenda os interesses dos EUA no país

5 de fevereiro de 2026 - 13:12

Marco Rubio, Secretário de Estado dos EUA, participou de uma coletiva de imprensa e destacou a relevância da Argentina para o mercado de minerais críticos

NEM HEISENBERG SALVA

Casa de Breaking Bad tem queda no preço e está à venda com ‘desconto’ de 90%

5 de fevereiro de 2026 - 9:25

Imóvel usado como casa de Walter White na série Breaking Bad foi colocado à venda por US$ 400 mil após encalhar com pedida milionária

PÉ NO ACELERADOR, OLHOS NO MAR

Adeus, Buffett! BTG retira Berkshire Hathaway da carteira e foca em IA e consumo; confira as 12 recomendações de BDRs para fevereiro 

4 de fevereiro de 2026 - 16:55

O banco mexeu na carteira do mês para tentar capturar a onda de crescimento da economia norte-americana, e uma das novidades é a Tesla de Elon Musk; entenda as teses de investimento

VAI AUMENTAR DE TAMANHO?

Acre 2.0? Território de país vizinho quer se tornar parte do Brasil — mas dessa vez, de graça

4 de fevereiro de 2026 - 15:27

Comunidade de Bellavista Callarú, na tríplice fronteira com o Brasil, cobra resposta do governo peruano e ameaça pedir anexação após relatar abandono, violência e falta de serviços básicos

CONTAGEM REGRESSIVA

Take-Two confirma lançamento de GTA 6 em 2026 e promete mídia física

4 de fevereiro de 2026 - 15:05

Depois de anos de silêncio, boatos e adiamentos, CEO da Take-Two confirma o lançamento de GTA 6 com edições físicas e digital

JÁ VALE

CNH brasileira já está valendo em Portugal; veja o que fazer para usar

4 de fevereiro de 2026 - 10:49

Decreto permite que residentes em Portugal dirijam com a carteira brasileira nas categorias de carro e moto sem precisar refazer o processo local

Tecnologia

Demitido na pandemia, ele entrou no TikTok e agora vendeu sua empresa por R$ 5 bilhões; conheça o influenciador que terá um ‘gêmeo digital de IA’

3 de fevereiro de 2026 - 9:27

O “tiktoker” Khaby Lame vendeu sua empresa em um acordo bilionário que envolve criar seu “gêmeo de IA”.

AO INFINITO E ALÉM

Tudo o que se sabe sobre a Artemis 2, a primeira missão tripulada da Nasa à Lua em mais de meio século

3 de fevereiro de 2026 - 9:10

Será a primeira missão com astronautas a bordo da cápsula Orion em um voo de cerca de dez 10 dias ao redor da lua

A VIDA IMITA A ARTE?

Kinea compara Trump ao Capitão América em Guerra Civil: o erro está em ignorar que o campo de batalha mudou

2 de fevereiro de 2026 - 19:14

Para a gestora, presidente dos EUA rompe com as instituições tradicionais para agir de forma mais rápida, porém menos previsível

EM EXTINÇÃO

Esse animal parece um bicho de pelúcia e dificilmente é avistado, mas talvez isso nunca mais aconteça

2 de fevereiro de 2026 - 11:34

Mamífero minúsculo que vive nas montanhas da China, o pika-de-Ili sofre com mudanças climáticas, perda de habitat e isolamento da população

Tecnologia

A estranha relação entre Warren Buffet, uma escada rolante, o ‘profeta’ da crise de 2008 e a bolha de inteligência artificial

2 de fevereiro de 2026 - 10:47

O ‘profeta’ da crise de 2008, Michael Burry, faz alerta sobre a bolha da inteligência artificial (IA) e justifica com história de Buffett

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar