Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
GUERRA EM QUATRO RODAS

Governo Biden quer proibir carros inteligentes com tecnologia da China nos EUA – e Rússia também entra na mira

Os Estados Unidos alegam que o uso de tecnologia da China e da Rússia ameaça a segurança nacional; mas rival enxerga protecionismo

Guerra comercial entre China e Estados Unidos
Imagem: Shutterstock

A disputa tecnológica entre Estados Unidos e China ganhou mais um capítulo – e a Rússia também entrou no meio. O Departamento de Comércio dos EUA propôs nesta segunda-feira (23) o banimento da venda e importação de carros inteligentes com softwares e hardwares chineses ou russos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o governo norte-americano, o uso da tecnologia de rivais no território ameaça a segurança nacional. Isso porque há preocupações em relação à coleta de dados dos motoristas e da infraestrutura dos Estados Unidos por meio das empresas chinesas e russas.

A proposta do Departamento de Comércio é voltada para os “veículos conectados”, ou seja, qualquer automóvel que use conexões de rede para assistência na estrada, para comunicações via satélite ou para outros recursos.

Dessa forma, a proibição se estende aos softwares e hardwares que permitam que um veículo se comunique com o mundo externo, como Bluetooth e WiFi.

“Veículos inteligentes da China poderiam coletar informações sensíveis sobre os cidadãos e sobre a infraestrutura e enviá-las para a China”, afirmou Joe Biden.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso a proposta seja aprovada, o banimento também impedirá a realização de testes de carros autônomos com tecnologia dos rivais nas estradas dos EUA.

Leia Também

STATUS DE RELACIONAMENTO

Trump e Xi Jinping renovam votos de “união estável”, mas Taiwan continua sendo o “ex” proibido

IRRITATOR

O dinossauro da discórdia: Brasil negocia retorno de fóssil contrabandeado há décadas para a Alemanha

De acordo com funcionários do governo em entrevista à CNN, haverá um período de 30 dias para consulta pública sobre a regra proposta. 

Além disso, o governo Biden também divulgará uma análise econômica dos custos esperados para montadoras e consumidores cumprirem a medida.

Risco à segurança? As justificativas dos EUA

O governo dos Estados Unidos vem levantando suspeitas de coleta de dados pela China através dos veículos inteligentes desde o início do ano. Em fevereiro, a Casa Branca ordenou uma investigação contra o Gigante Asiático.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a secretária de Comércio, Gina Raimondo, a análise demonstrou uma série de riscos à segurança do país, que inclui a possibilidade de sabotagem remota por hackers.

“Em situações extremas, um adversário estrangeiro poderia desligar ou assumir o controle de todos os seus veículos que operam nos Estados Unidos, todos ao mesmo tempo, causando acidentes ou bloqueando estradas”, afirmou.

Além disso, as autoridades norte-americanas também demonstram preocupação com postos de carregamento para automóveis elétricos que possuam hardware ou software da China.

“Já temos ampla evidência da China posicionando malware em nossa infraestrutura com o propósito de interrupção e sabotagem”, disse o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com ele, se milhões de carros inteligentes com tecnologia chinesa estiverem nas estradas dos EUA, “o risco de interrupção e sabotagem aumenta drasticamente”.

EUA vs. China: o que diz o Gigante Asiático?

Já o governo chinês vê a proposta de banimento como uma medida protecionista e negou as alegações dos EUA de que seus hackers se infiltraram na infraestrutura do país.

“A China se opõe à ampliação do conceito de segurança nacional pelos EUA e às ações discriminatórias tomadas contra empresas e produtos chineses”, disse Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

A embaixada chinesa em Washington também já havia criticado a medida no mês passado: "A China pede que os EUA cumpram seriamente os princípios de mercado e as regras de comércio internacional, e criem um campo de jogo nivelado para empresas de todos os países”, afirmou em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, respondeu que o anúncio não foi uma medida protecionista. “Não se trata de comércio ou vantagem econômica. Esta é uma ação estritamente de segurança nacional”, afirmou.

Vale ressaltar que não é a primeira vez que o governo norte-americano proíbe a comercialização de produtos estrangeiros considerados uma ameaça à segurança do país.

Em junho, o departamento proibiu a circulação de produtos e serviços feitos pela empresa russa de segurança cibernética Kaspersky Lab, cujo software de antivírus é utilizado amplamente por diversos países.

  • LEIA TAMBÉM: SD Select entrevista analista e libera carteira gratuita de ações americanas pra você buscar lucros dolarizados em 2024. Clique aqui e acesse.

Como vão ficar os veículos?

Caso a regra entre em vigor, ela não vai ser aplicada em carros que já circulam nas ruas dos Estados Unidos com tecnologia chinesa ou russa instalada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proibição sobre os softwares vai incidir sobre veículos de modelos do ano de 2027, enquanto o banimento de hardware será para automóveis de modelos dos anos de 2030 ou 2029, de acordo com o Departamento de Comércio.

Segundo um funcionário do governo, a proposta deve proibir os carros e caminhões leves chineses do mercado norte-americano. No entanto, a medida deve permitir que as montadoras busquem "autorizações específicas".

Além disso, há relativamente poucos veículos do tipo importados da China, de acordo com Raimondo.

Já a Alliance For Automotive Innovation, um grupo que representa as principais montadoras – incluindo a General Motors, Toyota, Volkswagen e Hyundai –, alerta que uma possível mudança no hardware e software levaria tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além dos EUA e China: disputa pela tecnologia e outros banimentos

A ação regulatória é mais um capítulo na corrida pela tecnologia. E não são só a China e os Estados Unidos que estão envolvidos.

O Gigante Asiático vem incomodando também a Europa. Isso porque há um forte investimento do governo da China no mercado de carros elétricos, que vem provocando uma inundação de veículos chineses na região e dificultando a venda de montadoras europeias.

Em julho, a União Europeia impôs tarifas adicionais sobre importações de veículos elétricos (EV) chineses.

Já nos Estados Unidos, o governo Biden ampliou as tarifas de importação sobre veículos elétricos, baterias de EV e minerais essenciais vindos da China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo chinês, por sua vez, está com a Tesla na mira. O Gigante Asiático vem indicando preocupações com coleta de dados pela montadora de Elon Musk. Algumas autoridades já proibiram os veículos da marca de entrarem em complexos do governo.

*Com informações da Reuters e CNN

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem traz pessoas formando o mapa mundi 10 de maio de 2026 - 11:11
Foto de jornal do presidente dos EUA, Donald Trump 3 de maio de 2026 - 11:30
Imagem mostra Jerome Powell como grande estrela do mercado financeiro 29 de abril de 2026 - 16:54
Representação de um astrolábio. 28 de abril de 2026 - 9:57
O presidente dos EUA, Donald Trump 26 de abril de 2026 - 17:49
Foto de jornal do presidente dos EUA, Donald Trump 26 de abril de 2026 - 11:29
jensen-huang-fundador-da-nvidia-divulgacao-nvidia-1 24 de abril de 2026 - 18:52
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia