Trump não vai demitir o presidente do Fed, e quem convenceu o republicano é o possível sucessor ao cargo
Scott Bessent alertou o presidente sobre os impactos negativos e os obstáculos políticos de uma possível substituição de Jerome Powell

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, expôs reservadamente ao presidente dos EUA, Donald Trump, as razões pelas quais acreditava que o republicano não deveria tentar demitir o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.
Fontes do The Wall Street Journal afirmaram que os motivos de Bessent para evitar convulsões nos próximos dez meses de Powell como presidente do Fed se concentraram em alguns temas:
- Possíveis efeitos na economia e nos mercados,
- Perspectiva de que o Fed já esteja considerando cortar as taxas de juros ainda este ano, e
- Prováveis obstáculos políticos e legais para a demissão.
Bessent disse que demitir Powell era desnecessário porque a economia dos EUA está indo bem e os mercados responderam positivamente às políticas do presidente, segundo as pessoas familiarizadas com o assunto.
O secretário também lembrou a Trump que as autoridades do Fed sinalizaram que poderiam cortar juros duas vezes antes do final do ano.
- VEJA TAMBÉM: Quanto seu dinheiro pode render investindo em uma previdência privada? Faça sua simulação GRATUITA aqui
Trump e a demissão de Powell
A possibilidade de o presidente tentar demitir Powell pairava no ar há meses, mas explodiu em público novamente nesta semana.
Trump reclamou repetidamente que o Fed deve cortar juros para reduzir as despesas da dívida federal.
Leia Também
Um alto funcionário da Casa Branca disse na quarta-feira (15) que o presidente havia indicado aos parlamentares republicanos que poderia propor em breve a demissão de Powell. Mais tarde, no mesmo dia, Trump disse a repórteres que não planejava fazê-lo.
O presidente dos EUA também foi questionado se Bessent seria uma opção para substituir Powell, cujo mandato termina em maio de 2026. "Ele é uma opção, e ele é muito bom", disse Trump aos repórteres.
*Com informações de Estadão Conteúdo.
SETOR DE TECNOLOGIA SOB PRESSÃO
Quem tem medo da IA? Ações de Amazon e Intel derretem após balanços do 3T26; entenda o que decepcionou
29 de outubro de 2026 - 19:12FED EM TRANSFORMAÇÃO
Adeus, Super Quarta? Warsh muda calendário do Fed e prepara mais novidades para 2027
29 de outubro de 2026 - 15:15DECEPCIONOU
Alphabet (GOGL34): dona do Google reduz investimentos, mas balanço decepciona e ações despencam mais de 10%
29 de outubro de 2026 - 11:22BALANÇOS
Foguete decola, streaming trava: SpaceX sobe e Netflix cai após resultados trimestrais; entenda os números
20 de outubro de 2026 - 20:09DE PARIS A MARSELHA
Ruas em chamas na França, mercados pegam fogo na Europa — e isso mexe com os investimentos
19 de outubro de 2026 - 14:29A ELEIÇÃO E O SEU BOLSO
EUA entre a espada e a espada: como guerras, inflação e eleições de meio de mandato pressionam Trump e mexem com a sua carteira
19 de outubro de 2026 - 7:14MAIS PERTO DO QUE PARECE?
De Marte para a sua carteira: o que muda se Elon Musk juntar Tesla e SpaceX
15 de outubro de 2026 - 19:45PERFIL
Avó piloto, formado pela Ferrari e agora na Fórmula 1: quem é Rafael Câmara, anunciado pela Haas para 2027
15 de outubro de 2026 - 13:39QUEM VÊ CLOSE, NÃO VÊ CORRE
Como a Apple deixou a desconfiança para trás e alcançou (de novo) a marca de US$ 5 trilhões em valor de mercado
14 de outubro de 2026 - 17:16PENALIDADE BILIONÁRIA
US$ 1,2 bilhão na conta: multa vira dor de cabeça no balanço deste gigante dos EUA; ações sentem o baque
14 de outubro de 2026 - 14:06RETORNO INCERTO?
Cassino da inteligência artificial? O alerta do presidente da Broadcom que fez tremer as ações de chips
13 de outubro de 2026 - 17:32HUB PARA CASA
E agora, Elon Musk? O lançamento da Apple que faz a ação subir para a terceira maior alta em Nova York
13 de outubro de 2026 - 13:31EM XEQUE
iPhone com os dias contados? Como a Starlink de Elon Musk pode acabar com o império da Apple
12 de outubro de 2026 - 18:45VENCEDORES DA TEMPORADA
Empresas do S&P 500 devem lucrar 31% mais no 3T26 — e esses dois setores devem largar na frente
12 de outubro de 2026 - 16:31BIBLIOTECA BÁSICA
A regra milenar de ‘A Arte da Guerra’ que Warren Buffett usa para evitar derrotas na bolsa
12 de outubro de 2026 - 11:57UM RISCO NEM TÃO ADMINISTRADO ASSIM
O Nobel de Economia que alertou para o risco e viu seu fundo perder 44% em um mês
10 de outubro de 2026 - 7:48A ÚLTIMA PERNADA
S&P 500 pode dar um sprint final até dezembro — mas investidor não deve ignorar uma pedra no caminho
9 de outubro de 2026 - 18:31PEGADINHA NORUEGUESA?
“Achei que fosse brincadeira”: quem é Navi Pillay, a vencedora do Nobel da Paz de 2026
9 de outubro de 2026 - 8:35OUSADIA PREMIADA
Canadense Anne Carson dá sopro de poesia ao Prêmio Nobel de Literatura
8 de outubro de 2026 - 8:49É SÓ O COMEÇO