🔴 [NO AR] SEGUNDA AULA LIBERADA: ESPECIALIZAÇÃO GRATUITA EM IA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

NEGÓCIOS ESTRATÉGICOS

Petrobras (PETR4) vai recomprar refinaria do Mubadala? Prates anuncia parceria estratégica com fundo árabe 

A petroleira e o Mubadala vão aumentar as discussões sobre uma parceria estratégica para a operação da Refinaria Landulpho Alves, na Bahia

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras (PETR4)
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras - Imagem: Léo Elger/Agência Petrobras

Se há dois meses, o presidente da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates, descartava uma possível recompra da Refinaria de Mataripe do Mubadala, fundo soberano de Abu Dhabi, agora o chefe da estatal prevê novas parcerias estratégicas com o grupo de investimentos árabe. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A petroleira e o Mubadala vão aumentar as discussões sobre uma parceria para a operação da Refinaria Landulpho Alves - Mataripe, segundo Prates, além de ampliar o negócio de biocombustíveis do grupo no Brasil. 

Segundo publicação do executivo no X, Prates se reuniu com o presidente executivo do Mubadala, Waleed Al Mokarrab Al Muhairi, em Abu Dhabi.

O encontro com Al Muhairi acontece meses após o início das discussões para “construir uma parceria que visa recuperar a operação da Refinaria Landulpho Alves” — e, segundo o chefe da petroleira, as negociações serão retomadas nos próximos dias. 

O executivo disse que foi acertado que a equipe da estatal intensificará os trabalhos logo após o retorno da folga de carnaval. 

Leia Também

BALANÇOS

Salesforce dobra lucro e ação dispara 14% em Nova York; Nvidia supera projeções, mas investidores castigam papéis

LISTA NÃO ACABA

Mais uma: dona do Habib’s, Ragazzo e Tendall Grill entra em recuperação judicial com dívida de R$ 265,2 milhões

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo, segundo Prates, é finalizar a nova configuração societária e operacional ainda neste primeiro semestre de 2024. "Demais detalhes e andamentos atuais serão mantidos sob confidencialidade até a finalização do processo."

PODCAST TOUROS E URSOS - O ano das guerras, Trump rumo à Casa Branca e China mais fraca: o impacto nos mercados

A venda da refinaria da Petrobras (PETR4)

A Refinaria Landulpho Alves foi vendida pela Petrobras para o Mubadala por US$ 1,65 bilhão em novembro de 2021, no governo de Jair Bolsonaro. 

Na época, o valor foi considerado abaixo do esperado por bancos de investimentos como o BTG Pactual e pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), que esperavam pelo menos o dobro pela venda.

A operação também foi criticada pelo governo do presidente Lula e pela atual gestão da estatal. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em novembro, no fim da apresentação do plano estratégico da Petrobras para o quinquênio 2024-2028, Prates indicou que a recompra era uma possibilidade. Mas, em meados de dezembro, afirmou que a Petrobras não iria recomprar a refinaria.

Dias depois, a petroleira informou que estava avaliando a proposta da Mubadala Capital de parceria para atuar no downstream no Brasil, em refino e biorefino, a partir de óleo vegetal oriundo de culturas nativas.

No início deste ano, Prates disse que a venda da refinaria está sob avaliação da estatal, em diálogo com os órgãos de controle. 

Segundo ele, há procedimento administrativo instaurado para avaliação do negócio, sob apreciação das áreas de integridade pertinentes à companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
oi fibra internet oibr3 oibr3 telecomunicações telecom v.tal 26 de agosto de 2026 - 9:15

CONTRATOS PÚBLICOS RELEVANTES

O que sobrou da Oi (OIBR3)? Serviços terão fase de transição até o fim definitivo

26 de agosto de 2026 - 9:15
25 de agosto de 2026 - 15:59
Gráfico de ações ao fundo e o símbolo da Vale no centro da imagem 25 de agosto de 2026 - 15:38
Em um fundo com moedas de 1 real, o logo da Viveo aparece em primeiro plano 24 de agosto de 2026 - 20:00
Braskem 24 de agosto de 2026 - 8:49
Escritório da Cosan (CSAN3). 21 de agosto de 2026 - 16:12
Celular com logo Nubank 21 de agosto de 2026 - 13:31
SÓ USO EDITORIAL shein ipo varejista asiática china chinesa blusinhas londres 21 de agosto de 2026 - 12:40
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar